o que é S&OP

O que é S&OP? Como colocar em prática?

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Saber o que é S&OP é muito importante para garantir vantagem competitiva no mercado de hoje em dia. Confira o que é e como aplicar essa ação na sua empresa.

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Muito tem se falado sobre S&OP nos últimos meses. Ele vem ganhando destaque, pois cada vez mais empresas fazem uso dessa prática no mercado. São principalmente as organizações com foco na cadeia de suprimentos que mais usam o S&OP.

Isso porque o S&OP é um ótimo aliado das empresas na hora de desenvolver um plano de negócios completo. Tudo isso com o objetivo final de melhorar o desempenho geral dos negócios. Logo, entender o que é S&OP permite que a sua empresa tenha um gerenciamento mais assertivo. Além de garantir resultados otimizados.

Mas, afinal, o que é S&OP? Como colocar essa ação em prática no meu negócio? Essas e outras características o Canal do Consultor reuniu aqui e explica para você! Continue a leitura e não se esqueça de deixar seu comentário no final.

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O que é S&OP?

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S&OP é uma sigla que significa Sales & Operations Planning, ou planejamento de vendas e operações, em português. Então, o que é S&OP na prática? Esse é um processo de gerenciamento de negócios integrado.

Ou seja, ele reúne e integra o planejamento de todos os aspectos de um negócio. Incluindo vendas, marketing, gerenciamento da demanda de clientes, produção, desenvolvimento, fornecimento, financeiro, gerenciamento de estoque e introdução de novos produtos.

Assim, o S&OP ajuda você a se concentrar nos principais impulsionadores da sua cadeia de suprimentos. Em outras palavras, o que é S&OP se resume a um processo que te permite tomar decisões mais assertivas.

Nesse sentido, essas decisões são mais exatas por terem como base as informações do funcionamento de toda a empresa. Já que com o S&OP você consegue fazer uma conexão dinâmica de todos os planos e estratégias da organização.

Desse modo, quando aplicado mensalmente, o S&OP permite que você gerencie a cadeia de suprimentos. Além de concentrar todos os recursos da sua empresa em fornecer o que seus clientes precisam. Logo, o objetivo final do S&OP é aumentar os lucros do seu negócio.

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Como aplicar o S&OP na sua empresa?

Certamente, a aplicação do S&OP deve ser feita em etapas. Caso seu negócio tenha mais de uma unidade, você pode começar pela menor e ir subindo de nível. Mas vale ressaltar que você deve caminhar para implantar o S&OP em todas as unidades e setores do seu negócio.

Sem dúvida, hoje existem diversos cursos e especializações que você pode fazer para aprimorar esse processo na sua empresa. Mas, para você está começando e quer entender melhor o que é S&OP, eu explico as 6 etapas do processo.

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As 6 etapas do S&OP

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1) Revisão do produto

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Primeiramente, sua equipe de planejadores de pesquisa e desenvolvimento de produtos devem analisar a relevância dos produtos no mercado. Além dos pipelines. Assim, vocês poderão tomar decisões precisas sobre o planejamento do produto.

Essas decisões podem definir datas para nova produção ou encerramento de um projeto. Desse modo, sua empresa pode priorizar outro projeto e reorganizar os recursos.

Outro tema que você deve discutir nesta fase do S&OP é o impacto de um novo produto sobre os existentes. Ou seja, se acontecerá uma substituição ou, em outras palavras, se é o caso de canibalismo corporativo.

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2) Revisão de demanda

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O objetivo desta fase é prever e planejar a necessidade de demanda dos produtos. Nesse sentido, os fatores que podem influenciar a demanda incluem o marketing e a introdução de novos produtos. Além de tendências do mercado, mudanças na preferência da sua persona e a disponibilidade de peças na fábrica.

Portanto, essa etapa do S&OP se baseia em uma união de planos de vendas, marketing e produtos. Assim, a previsão de demanda reúne dados de clientes e planos de marketing. Tudo isso com o objetivo de estimar, refinar e chegar a um planejamento sólido.

Logo, o faturamento dos últimos meses deve ser incorporado ao plano para fazer comparações. E, por fim, o plano de demanda será comparado aos resultados da revisão financeira. Desse modo, você consegue encontrar quaisquer lacunas de recurso ou demanda que estiver faltando.

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3) Revisão de fornecimento

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Já no planejamento de fornecimento a ideia é criar um plano sincronizado ao planejamento de demanda. Isso porque, o ideal é que esses dois planos funcionem em harmonia, como se fossem um só.

É importante que o plano de fornecimento do seu S&OP equilibre o atendimento ao cliente e minimize o estoque. Além de ter em vista a redução dos custos operacionais. Ou seja, o plano de produção e o plano de capacidade devem ser desenvolvidos juntamente com o plano de fornecimento. E ainda levar em consideração a capacidade e demanda.

Os cenários hipotéticos desempenham um papel fundamental nesta fase do processo. Por isso é essencial ter uma ferramenta que auxilie a tomada de decisões. Como os softwares de BI e Data Science além das soluções focadas em S&OP.

Certamente, eles te ajudarão a responder questões como: o que vai acontecer se…? Tudo com o objetivo de reduzir os riscos de uma decisão e compreender os lados positivos e negativos dos ajustes. Naturalmente, conforme você desenvolver esses cenários, você deve conectá-los ao aspecto financeiro.

Por exemplo, um cenário que você deve procurar responder é sobre uma alteração no inventário ou na força de trabalho. Além de prever como seria a integração de um novo fornecedor, ou novas formas de estoque.

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4) Análise Financeira

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Há um debate em torno da posição desta fase no processo de S&OP. Alguns dizem que ela deve ser feita após a conclusão das três primeiras fases. Enquanto outros pregam que ela deve estar ligada em todas as fases do processo. Portanto, você pode testar dos dois jeitos e analisar qual é a melhor maneira para a sua empresa.

De qualquer forma, essa é uma etapa muito importante. Pois é o momento em que você determinará se as outras etapas precisarão de ajustes. Tudo isso com base no desempenho financeiro do mês anterior. Visando fornecer dados para a análise do ciclo de S&OP do mês atual.

Logo, os aspectos financeiros que devem ser analisados podem incluir diferentes categorias. Como, por exemplo, geografia, clientes e canais que a sua empresa utiliza. Os custos reais devem ser comparados às previsões para analisar a precisão delas.

Certamente, não importa onde você encaixe esta etapa do processo. Mas é importante que ela seja feita antes das que estão por vir. Porque ela desempenhará um papel fundamental nas próximas fases do S&OP.

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5) Pré S&OP

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Chegou a hora de você reunir sua equipe para conectar todos os planejamentos anteriores. No pré S&OP o objetivo é identificar as principais lacunas e desequilíbrios entre cada plano. Assim, você poderá criar estratégias para lidar com essas questões.

Portanto, você e sua equipe devem comparar os dados reais com as previsões. Sempre mantendo em mente as metas e orçamento do seu negócio. Então você pode avaliar métricas como, por exemplo, lucros e produtos em estoque. Desse modo, você consegue entender melhor as implicações financeiras e operacionais das decisões.

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6) S&OP na prática

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Finalmente chegamos à fase final do S&OP. Nessa etapa você deve reunir todos os planos e dados em uma única plataforma. Dessa forma ficará mais fácil compartilhar informações e decisões com o resto da equipe.

Então, os cenários hipotéticos que você criou e os riscos que previu devem ser revisados. Assim, você pode firmar as decisões. E encarregar cada membro da equipe com as ações necessárias para colocar essas mudanças em prática.

Por fim, revise tudo que ficou pendente durante os planejamentos anteriores. E defina prazos para a conclusão de cada ação.

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Entendendo o que é S&OP e colocando ele em prática

Espero que tenha ficado claro o que é S&OP e que você consiga aplicá-lo na sua empresa. Lembrando que S&OP é um processo de gerenciamento de negócios em que você integra planejamento de diferentes áreas de empresa.

Ele é essencial para se destacar no mercado atual, pois oferece uma série de vantagens ao seu negócio. Além de melhorar o desempenho financeiro e geral da empresa, ele também te ajuda a entender cada aspecto dela. Oferece mais visibilidade para a cadeia de suprimentos, permitindo decisões assertivas e uma solução mais rápida para os problemas.

E ainda aprimora a comunicação da equipe, o que também melhora os resultados que cada membro promove. Aplicar o S&OP, certamente, renderá benefícios financeiros, internos e vantagens para o seu cliente. Já que ele também te ajuda a melhorar os seus produtos de acordo com a preferência do comprador.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui embaixo, ou fale comigo pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Aproveite e me siga por lá para e acompanhar as dicas e informações que eu trago semanalmente. Confira também o Canal do Consultor no YouTube. Lá você tem acesso a todos os temas do blog de uma forma ainda mais fácil e prática. Até a próxima!

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