técnicas de persuasão

Técnicas de Persuasão: Como vender mais convencendo pessoas

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Elas podem fazer seu negócio vender muito mais através do convencimento. Por isso, confira como usar 7 Técnicas de Persuasão práticas e eficazes. 

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Porque nós compramos certos produtos? O que nos faz tomar essas decisões? Sem dúvida, existe um processo de convencimento até efetuarmos uma compra. É aí que entram as Técnicas de Persuasão.

Certamente, elas são as principais ferramentas para quem procura se destacar em meio a concorrência. Isso porque o convencimento acaba sendo a chave para o sucesso de um negócio. Pois são as Técnicas de Persuasão que levam o cliente a realizar uma ação.

Mas, afinal de contas, o que é exatamente a persuasão? Como aplicá-la nos negócios e influenciar as pessoas a sua volta? O Canal do Consultor separou para você as 7 principais Técnicas de Persuasão. Assim você aprende de verdade como vender mais convencendo pessoas. Vamos lá?

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O que são as Técnicas de Persuasão?

De fato, as Técnicas de Persuasão possuem grande ligação com os Gatilhos Mentais. Mas vale ressaltar, primeiramente, que persuasão é diferente de manipulação. Persuadir alguém é fazer a pessoa entender que certa decisão é a melhor para ela.

Portanto, persuadir é buscar que alguém concorde com algo que já queria anteriormente. Mas ainda não havia feito a decisão concreta. Ao contrário disso, a manipulação é inserir uma ideia oposta ao que a pessoa deseja.

Então, podemos definir as Técnicas de Persuasão como estratégias de comunicação. Nesse sentido, são táticas que usam recursos lógico racionais ou simbólicos para convencer alguém. Desse modo, a pessoa aceita mais facilmente uma ideia, atitude ou a realização de uma ação.

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Técnicas de Persuasão na prática

Sem dúvida, o especialista em persuasão mais famoso do mundo é o Dr. Robert B. Cialdini. Em seu best sellerAs Armas da Persuasão”, o psicólogo explica o porquê as Técnicas de Persuasão são tão eficazes.

Bom, o motivo se dá pelo fato de que a maioria das nossas decisões são feitas primeiro no inconsciente. Só depois elas vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.

Mas se agora você está preocupado sobre tomar decisões inconscientemente, fique tranquilo! Na verdade, essa é uma estratégia do cérebro para se manter ativo e economizar energia. Ou seja, é algo bom que o corpo realiza para se preservar.

Afinal, o número de decisões que fazemos por dia é muito alto, cerca de 35 mil. Logo, ficaríamos exaustos se pensássemos em cada um detalhadamente.

Desse modo, as Técnicas de Persuasão são atalhos que ativam as decisões em nosso inconsciente. Mas como exatamente isso funciona? Confira as 7 principais técnicas que vão te garantir resultados, caso as pratique corretamente.

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1) Conheça os motivadores da compra

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Começamos pela técnica mais fácil, e também uma das mais eficazes. É a prática de procurar descobrir quais são os motivos pelo qual seu cliente deseja realizar a compra. Pode parecer muito simples, mas ela, com certeza, te trará bons resultados.

Isso porque, sem entender qual é a dor do seu cliente, você não pode ajudá-lo. Portanto, basta perguntar no início da compra o porquê ele quer tal produto ou serviço.

Certamente, quem compra tem uma razão para isso. Sem dúvida, essa motivação pode ser muito diversa. Existem pessoas que compram por necessidade, outras querem presentear alguém e por aí vai.

Assim, caso seu atendimento vá em direção aos motivadores do cliente, as chances de sucesso são muito maiores. Afinal, você estará dando os motivos certos para ele comprar. E persuasão é fazer a pessoa entender que certa decisão é a melhor para ela.

Além disso, essa é uma Técnica de Persuasão tão eficiente, pois é muito fácil praticá-la. Você não precisa de uma grande preparação para usar essa técnica. Basta fazer a pergunta “Qual é o motiva da compra?” e pronto!

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2) Faça elogios

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Parece batido, mas fazer elogios aos clientes é uma ótima Técnica de Persuasão que muitos vendedores esquecem. Isso porque os seres humanos precisam de aceitação e elogios.

Mas é importante destacar que os elogios não podem ser falsos. Certamente, elogiar as pessoas de forma autêntica é muito mais poderoso. Portanto, procure os pontos que são verdadeiramente positivos em seus clientes e os use a seu favor.

Elogios falsos são fáceis de detectar e podem ter o efeito contrário. Por isso, pratique elogios com empatia. Lembre-se que a empatia é a palavra e o sentimento da vez. Ela é o exercício de se colocar no lugar do outro. Portanto, pense, você gostaria de receber um elogio falso? Pelo que você gostaria de ser elogiado?

Fora que a empatia é fundamental para compreender quais são as expectativas do público em relação ao produto. Então, seja empático e atencioso com seus clientes.

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3) Pratique a reciprocidade

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A reciprocidade é uma tendência natural do ser humano e, portanto, uma das melhores Técnicas de Persuasão. Além disso, ela é a principal base do Inbound Marketing. Pois a reciprocidade trata-se de oferecer um favor e ganhar uma retribuição.

Portanto, a frase “gentileza gera gentileza” é inteiramente verdadeira, mesmo no mundo dos negócios. Ainda mais se o favor agregar valor ou uma boa experiência. Afinal, quem nunca se sentiu na obrigação de retribuir um presente?

Mas, para que a reciprocidade funcione, o cliente precisa perceber o favor como um ato espontâneo. Por isso, suas ações devem realmente ter o objetivo de melhorar a vida das pessoas.

Assim, você pode presentear seus clientes com uma amostra grátis, brindes, ou frete grátis. Desse modo, a pessoa se sensibiliza e tem a sensação de dever um favor. Logo, ela se sentirá compelida a retribuir de alguma forma. Pode ser através de uma compra, ou então um cadastro na loja.

Outra forma de reciprocidade é produzir e oferecer um material de valor. Por exemplo, posts para blog, e-books, podcasts, webinars, newsletters. Mas se lembre de manter o foco em ajudar seu público a resolver problemas reais e os ofereça gratuitamente.

Desta forma, você gera um valor significativo ao seu negócio. Assim, é inevitável que o público tenha o impulso de retribuir.

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4) Demonstre seu conhecimento

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Outra Técnica de Persuasão é demonstrar sua expertise. Comprove sua autoridade mostrando todos seus títulos e conhecimento. Sem dúvida, quando você se mostra um especialista, as pessoas não têm medo de te seguir. Ou seja, elas ficarão mais abertas a ouvir o que você diz e concordar com você.

Assim, você conquista a confiança do cliente e consegue influenciar essas pessoas. Mas para tanto, você precisa se posicionar como uma autoridade. Nesse sentido, você pode indicar conteúdos que produziu ou estudou. Por exemplo, palestras que ministrou ou assistiu, vídeos e trabalhos que você elaborou.

Na hora da venda, exponha seu conhecimento, mas com cuidado para não parecer arrogante. Se lembre de agir com empatia. Outra forma de influenciar através da autoridade é mostrando que mais especialistas concordam com você. Portanto, fique livre para trazer a opinião de terceiros.

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5) Utilize a linguagem corporal

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Certamente, a linguagem corporal é fundamental para transmitir confiança e, consequentemente, convencer melhor. Por isso, invista na linguagem corporal para reforçar suas ideias e aumentar sua credibilidade.

Sempre sorria, seja confiança, evite gestos que demonstrem nervosismo ou inquietação. Converse na mesma linguagem que o cliente. Além disso, esteja atento aos sinais de que ele transmite. Por exemplo, se demonstra interesse, se dá atenção para o que você diz, entre outros.

De fato, existem gestos que, segundo especialistas, são infalíveis na hora de persuadir. A primeira é mostrar a palma das mãos enquanto fala. Isso demonstra que você está aberto para as pessoas e possui boas intenções.

Outra forma de usar a linguagem corporal ao seu favor, é se portar como um professor. De fato, a chave do convencimento está em gestos simples e didáticos. Então, faça movimentos que facilitem a visualização das ideias e consigam prender a atenção do público.

Além disso, também se lembre de estabelecer contato visual mantendo os olhos paralelos com o cliente. Assim, você transmitirá profissionalismo, seriedade e credibilidade. Mas cuidado para não parecer intimidador. Nunca se esqueça da empatia!

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6) Provoque o comprometimento

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Sem dúvida, o comprometimento é uma das mais poderosas Técnicas de Persuasão. Porque o compromisso tem a função de gerar no outro a necessidade de realizar algo. Ou seja, para convencer alguém, é importante fazer com que a pessoa se comprometa com o tema.

Na verdade, não precisa ser um comprometimento com o produto ou serviço final. Você pode começar com coisas pequenas e depois elevar para algo mais importante. Assim, as chances de ela concordar com o segundo termo são muito maiores por causa do sentimento de comprometimento.

Decerto, existem muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, marcando uma reunião com data e hora certas. Assim, o cliente não terá muita margem de desistência. Então, quando chegar o momento, é provável que ele feche negócio com você.

Afinal, as pessoas gostam de se sentirem coerentes. Isso significa que se elas dificilmente abandonam a linha de uma decisão.

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7) Mostre que possui aprovação social

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Por fim, mostrar que você tem a aprovação de um grande número de pessoas é uma técnica poderosa. Essa é a famosa prova social que se relaciona à sensação de pertencimento. Somos seres sociais e muitas das nossas atitudes seguem o que as outras pessoas já fizeram ou esperam de nós.

Além disso, também temos a necessidade de pertencer a grupos. Por isso, quanto mais pessoas indicarem um produto, mais ele atrairá novos consumidores. Fora que as pessoas seguem as outras, pois não querem se decepcionar. Ou seja, normalmente pensamos que muita gente compra um mesmo produto porque ele é bom.

Nesse sentido, você pode fazer seu cliente se sentir parte do grupo de pessoas que compram de você. Portanto, não tenha medo de mostrar que eles não estão sozinhos. Escolha os consumidores mais satisfeitos, com seu serviço e mostre seus depoimentos no site da empresa.

Em uma loja física faça o que puder para chamar a atenção do público e manter a casa cheia. Isso porque uma loja cheia atrai mais compradores do que uma vazia. Já que entendemos que se o lugar está cheio é porque o serviço ou produtos são bons.

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Considerações finais

Sem dúvidas, aplicar essas Técnicas de Persuasão no seu negócio irá trazer resultados incríveis. Mas, para ainda mais sucesso, é preciso empregar todas as técnicas em conjunto. Portanto, não se esqueça de nenhuma e as use todos os dias.

Espero que este artigo seja útil e ajude você a crescer. Caso tenha alguma dúvida escreva nos comentários aqui embaixo. Eu sempre respondo todos com muita alegria. Ou, se preferir, me mande mensagem pelo chat do Instagram ou LinkedIn. Aproveite e me siga lá para conferir mais conteúdos poderosos.

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