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Acompanhar as tendências do mercado é essencial para o seu negócio se manter à frente da concorrência.

Certamente, prever que algo se tornará tendência não é um trabalho fácil, mas é muito importante. Para identificar o tsunami antes da onda é preciso se manter informado e atualizado a todo momento. Além de, é claro, manter a postura de liderança. Afinal, são líderes que iniciam tendências.

Nesse sentido, como 2020 foi um ano atípico, ainda é difícil definir tudo que irá bombar no próximo ano. Entretanto, é possível identificar 8 mudanças que, com certeza, estarão muito presente em 2021.

Já começamos a visualizar um futuro pós-pandemia, com novas oportunidades e ganhos. Assim, entramos em uma nova fase de investimentos e empreendedorismo. Por isso, para te ajudar a se manter no caminho certo, eu trouxe as 8 tendências do mercado para 2021. Desse modo, fica muito mais fácil empreender e aprimorar seu negócio no próximo ano!

Tendências do mercado: o que esperar de 2021?

Sem dúvida, 2021 será um ano em que muitas coisas que vinham avançando lentamente irão se consolidar. Agora, muitas mudanças que deram as caras em 2020 serão a nossa realidade. Isso porque nós transformamos e adaptamos nosso comportamento e a forma como fazemos negócios.

Portanto, aquelas mudanças que realmente se mostraram vantajosas durante o ano da pandemia devem permanecer. Elas serão as novas tendências, enquanto outras soluções temporárias devem desaparecer.

Mas fique tranquilo, pois as mudanças são boas. Sem dúvidas, elas são características naturais do ser humano. Uma forma de nos mantermos sempre aperfeiçoando a maneira como vivemos.

Além disso, é importante entender cada novidade porque elas conversam diretamente com as necessidades do consumidor. Logo, ser o primeiro a saber o que oferecer te coloca à frente da concorrência. Então, vamos lá?

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1) Permanência do Home Office

Tendências 2021

Certamente, os efeitos de 2020 ainda devem alimentar a tendência do trabalho remoto em 2021. Isso porque, durante a pandemia, descobrimos muitas vantagens no novo modelo. Por exemplo, equipes remotas são mais baratas e rápidas, principalmente, para as pequenas e médias empresas.

Além disso, o home office também é melhor para os colaboradores. Entre as vantagens está o aumento da autonomia e flexibilidade com o horário. Além de melhoria na qualidade de vida e economia com deslocamento. Por isso, 74% das empresas no Brasil já afirmaram que irão manter definitivamente o trabalho de casa.

Fora que a permanência do home office possibilita uma série de outras tendências. Por exemplo, uma novidade que pode ganhar mais força em 2021 são os resort offices. Ou seja, hotéis que permitem que o hóspede trabalhe confortavelmente, ao lado de sua família durante uma viagem.

Outra tendência é o fortalecimento de empresas que desenvolvem dispositivos para o home office. Além de ferramentas que facilitam a gestão à distância de pessoas.

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2) Mais videoconferências e lives

tendências do mercado

As reuniões online e videoconferências continuarão ocorrendo, por conta da sua praticidade. Agora nós já acostumamos a ver o outro pela tela do computador ou celular. Portanto, a tendência é que esse tipo de encontro continue acontecendo. Inclusive, as ações da Zoom, por exemplo, aumentaram 775% ao longo de 2020.

Da mesma forma, as transmissões ao vivo de eventos de grande ou pequeno porte vieram para ficar. Assim, não só as lives, mas também os canais de streaming para nichos devem continuar fazendo parte da nossa rotina.

Outra característica das transmissões ao vivo que deve ficar em alta é o live commerce. Um tipo de shopstreaming, ou seja, vendas online que acontecem durante lives. Essa é, sem dúvida, a maneira que o comércio encontrou para fidelizar clientes durante o distanciamento social. Porém, mesmo após a pandemia essa moda deve pegar.

Inclusive, a expectativa é que surjam mais formas de streaming e transmissões. Afinal, estamos na era dos vídeos, eles estão em todos os lugares e fazem cada vez mais sucesso.

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3) Aumento de parcerias

tendências do mercado para 2021

Muitas empresas tiveram que correr para achar uma solução de crescimento durante a pandemia. Assim, juntar forças com alguém de fora se mostrou uma ótima maneira de inovar e fortalecer os negócios. Além de ser uma solução para a sobrevivência de companhias que sofreram mais durante a crise.

Por isso, fusões e parcerias com startups e outras empresas cresceram muito no final de 2020.  Assim, essas junções abrem um leque maior de possibilidades e tornam o Brasil um bom lugar para fazer negócios.

Logo, uma das tendências do mercado para 2021 é que iniciativas e inovações abertas ganhem cada vez mais espaço. Afinal, juntos ficamos mais fortes e quem souber seguir as novas tendências se destaca.

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4) Preferência pela sustentabilidade

tendências do mercado

Cada vez mais se investe em empresas que seguem práticas ambientais sustentáveis. Assim, a sigla ESG (Environmental, Social and corporate Governance) está em alta. Trata-se de um critério para indicar empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Desse modo, o ESG determina o desempenho financeiro futuro de um negócio sustentável e vem crescendo muito atualmente. Mais do que uma estratégia de boa imagem, a sustentabilidade é uma preocupação real do mercado. Ou seja, ela veio para ficar.

Tanto que muitos investidores aplicam seu capital apenas se a empresa seguir as normas do ESG. Inclusive, nos EUA, o valor investido em companhias desse tipo quadruplicou e já representa 20% do total.

Enquanto isso, no Brasil a tendência deve ganhar mais força em 2021. Nesse sentido, os especialistas brasileiros avaliam que as empresas que não se adequarem ao ESG podem não sobreviver.

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5) Soluções mais completas

tendências para 2021

Nos últimos anos vimos crescer empresas especialistas em uma etapa específica do seu ramo. Tanto que muitas companhias que cumpriam vários papéis perderam espaço. Enquanto isso, negócios que focaram em um serviço único aumentaram.

Por exemplo, a Nubank oferecia apenas o serviço de cartão de crédito e rapidamente conquistou sucesso. Nesse sentido, grandes bancos perderam espaço para o roxinho.

Entretanto, agora as necessidades do mercado mudaram. Atualmente o consumidor tende a optar cada vez mais por plataformas completas. Tanto que, seguindo o exemplo anterior, a Nubank já aumentou a gama de serviços.

Nessa lógica, as soluções mais completas podem surgir pela ampliação dos serviços de uma empresa. Ou, então, por meio de aquisições e fusões. Como é o caso da Magazine Luiza que expandiu para uma plataforma enorme em 2020.

Portanto, tenha em mente que no momento a procura por serviços mais amplos está em alta. Assim, uma das tendências do mercado é que o consumidor prefira empresas oferecem mais soluções. Além de procurarem por serviços que cumprem todos os papéis de seu nicho.

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6) Mais serviços por assinatura

tendências dos negócios

Não precisamos mais comprar um produto para usá-lo. Agora, basta fazer uma assinatura ou pagar quando utilizar. No universo da tecnologia, essa realidade ganhou espaço faz tempo. Um exemplo é o dos softwares, que antes possuíam licenças caras. Enquanto isso, atualmente podemos assinar um aluguel mensal ou anual para utilizar o serviço.

Assim, chamamos esse modelo de Software as a Service. Seu sucesso foi tanto que hoje temos o Everything as a Service, ou XaaS. Isto é, tudo como um serviço, em tradução livre.

Por exemplo, atualmente não é necessário possuir um carro para se deslocar confortavelmente. É só chamar um Uber e logo você chegará ao seu destino. Na área do entretenimento a competição é ainda mais acirrada com a Netflix, Amazon Prime e muito mais.

Um dos motivos para o boom do XaaS é a mudança de comportamento das novas gerações. Inclusive, a transformação é tão grande que os especialistas preveem um crescimento enorme até 2023. A estimativa é de que até lá, 80% das soluções serão em formato de serviços.

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7) Agilidade em todos os processos

tendências 2021

A agilidade já estava presente em equipes que trabalham com tecnologia. Agora, uma das tendências do mercado é que metodologias ágeis se espalhem por todas as áreas de uma empresa. Entre essas etapas não podem faltar as áreas do marketing, gestão de pessoas e planejamento.

Isso acontece porque com as mudanças rápidas no cenário global, o mercado percebeu que precisa ser ágil. Assim, agilizar todos os processos e áreas do seu negócio não é só uma forma de otimizar o tempo. Mas também uma maneira de melhorar o jeito que trabalhamos e se preparar para as próximas mudanças.

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8) Atualização na formação profissional

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Já não é novidade que para se posicionar à frente da concorrência é preciso se informar. Afinal, novos desafios pedem novos conhecimentos. Nesse sentido, outra das tendências do mercado para 2021 são os cursos profissionalizantes. Junto a eles, outras formas de capacitação também devem ganhar mais espaço.

Isso porque se as mudanças são rápidas, nosso aprendizado também deve seguir essa velocidade. Nesse sentido, entra o conceito de aprendizagem contínua, o Lifelong Learning.

Em 2020 tivemos um crescimento da ideia, mas ela deve se desenvolver mais em 2021. Portanto, a expectativa é de que, no futuro, cada profissional deverá investir em formações que atendam às necessidades do momento. Além de serem úteis a longo prazo e manterem as pessoas informadas.

Conclusão

Por mais incerto que o futuro pareça, seguir essas tendências pode te ajudar a se posicionar bem no mercado. Combinando elas com determinação e criatividade, tenho certeza que seu negócio estará no caminho do sucesso.

Se lembre, seja ágil, respeite a natureza, ofereça soluções completas, se possível por assinatura. Além disso, use os vídeos como seu aliado, fique de olho em informações novas e não tenha medo de parcerias. Assim, você garante um bom saldo em 2021.

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