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Você já ouviu falar na Estratégia Kernel? Ela nasceu como um método para guiar o planejamento de uma empresa, de forma que nada fique para trás.

Por conta das mudanças constantes no mundo atual, alguns equívocos podem ocorrer na hora de definir as ações de marketing. Isso acontece principalmente em relação às metas e estratégias. Pois, muitas vezes, as pessoas as confundem como uma só coisa.

Assim, muitos empresários acreditam que definir somente as metas da empresa seja o suficiente para alcançá-las. Mas, sem dúvidas, é fundamental elaborar e propor estratégias eficazes para realizar esses objetivos. Caso contrário, as ações do seu negócio simplesmente não vão dar bons resultados.

Por isso, recorrer à Estratégia Kernel é uma ótima ideia. Ela ajuda a executar as ações que você define. Além de organizar todo o processo para garantir o alcance das metas. Mas o que é exatamente a tal da Estratégia Kernel? Como posso aplicar no meu negócio e obter resultados efetivos? Para descobrir isso e muito mais, continue a leitura e confira as dicas do Canal do Consultor.

O que é Estratégia Kernel?

Estratégia Kernel

A Estratégia Kernel é uma metodologia de criação por Richard Rumelt, no livro “Estratégia Boa, Estratégia Ruim”. O autor propõe um modelo de estratégia sistemático para aumentar a eficiência do planejamento e da execução de uma empresa. Mas, claro, essas ações dizem respeito às atividades da área de marketing.

Assim, essa estratégia possui três etapas: diagnóstico, política orientadora e conjunto de ações. Ou seja, primeiramente, você deve diagnosticar a situação do seu negócio. Então, é preciso usar essa análise para criar uma boa estratégia de marketing. Finalmente, com essas duas informações você seleciona as melhores táticas e os canais mais adequado para a sua estratégia.

A ideia é que esse passo a passo assegure o cumprimento de um plano de marketing poderoso. Tudo isso através de um planejamento e execução milimetricamente concebido. Confira os detalhes de cada uma dessas fases:

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1) Diagnóstico

A etapa do diagnóstico se trata, simplesmente, de entender a situação atual da sua empresa. Para isso, basta se perguntar, qual o estado atual do seu negócio? O que está acontecendo? O que está bom e o que está ruim? Aliás, o que está causando os aspectos ruins e por que não estou alcançando meus objetivos?

Pense em tudo isso com um olhar crítico e seja o mais preciso possível. Assim, você simplifica no papel uma situação que parece muito complexa à primeira vista. Inclusive, o objetivo é esse, ou seja, descomplicar para ficar mais fácil de entender a real situação da empresa.

Estratégia Kernel diagnóstico

a) Faça uma análise do cenário

Nesta primeira fase, um exemplo da pesquisa que pode ser feita é estudar o segmento no qual sua empresa atua. Estude seus concorrentes e os compare com a situação do seu negócio neste contexto. Certamente, entender como ela está posicionada em relação aos outros irá auxiliar no diagnóstico.

b) Procure saber o que há de novo

Inovações são necessárias para se manter à frente da concorrência, não é verdade? Por isso você precisa saber o que há de novo nas tendências do marketing. Assim, é possível saber se a sua empresa não está ficando para trás por não inovar. Além de entender se os métodos usados agora já não estão ultrapassados.

c) Entenda como está mercado

As pesquisas de mercado, assim como a busca por inovações, ajudam seu negócio a se manter atualizado. Sem dúvida, entender qual é a realidade atual do mercado é essencial para qualquer tipo de empresa. Por isso, descubra mais sobre os hábitos de consumo, dados comportamentais e tendências. Desse modo, você se posiciona melhor e entende em que passo seu negócio está.

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2) Política Orientadora

Nesta etapa é a hora de definir os novos objetivos a serem atingidos e a abordagem geral a ser utilizada. Isto é, as novas metas pelas quais o seu negócio deve ser orientado. Tudo isso deve ser feito, claro, com o embasamento do diagnóstico realizado.

Segundo Rumelt, a política “orientadora” deve guiar as ações em certas direções. Entretanto, as ações propriamente ditas, ainda não devem ser definidas, uma vez que isso será finalizado no último passo.

política orientadora

a) Defina suas metas

Qual objetivo você quer alcançar? Quantos resultados você quer ter por dia? Essas metas devem ser bem claras para que não ocorra equívocos no próximo passo. Vale ressaltar também que essas finalidades devem ser realistas, pois de nada adianta traçar um objetivo impossível de alcançar.

b) Determine suas estratégias

Como falamos no início, metas e estratégias são coisas diferentes. Portanto, pense nas estratégias só após concluir a definição dos objetivos que a sua empresa procura alcançar. Ou seja, só depois de pensar no que deve melhorar que nós devemos pensar nas formas de como fazer isso. Se lembre que estratégia é aquilo que provocará a mudança desejada.

c) Estude o que é viável

Apontar estratégias é uma coisa, mas e se elas simplesmente não forem acessíveis para a sua empresa? Por exemplo, você determinou que usar o Google Ads é a melhor estratégia para o seu negócio. Entretanto, quando vai executar, descobre que a ferramenta é mais cara do que o orçamento. Neste caso você terá gasto tempo e esforços em vão.

Por isso, é melhor pesquisar se as estratégias definidas são realmente possíveis de serem postas em ação.

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3) Plano de ações

Por fim, chega o momento de pensar em ações práticas que sejam coerentes com suas reais necessidades e objetivos. Como estes já foram definidos previamente, fica mais fácil chegar em um plano de ações verdadeiramente eficaz. Afinal, esse planejamento deverá determinar como a política orientadora será entregue.

Portanto, essa é a hora de decidir em quais redes sociais estar presente, e quais canais de comunicação usar. O melhor é que tudo isso é feito baseado na pesquisa anterior, assim as chances de sucesso são muito maiores.

plano de ações

a) Faça o planejamento

Com o entendimento do cenário, metas e estratégias definidas, chega a hora de planejar ações. Certamente, essas práticas devem ser implementadas para que a estratégia funcione, portanto, atenção ao passo anterior. Faça esse plano de ações pensando no cumprimento dos prazos, na melhora do gerenciamento e na otimização do projeto.

b) Briefing

Após passar por esses passos, você terá tudo pronto para criar um briefing eficaz. Lembrando que o briefing, basicamente, serve para orientar os trabalhos que serão feitos para sua empresa. Além de ajudar a manter a equipe em sintonia, cumprindo os prazos e atingindo as metas.

Mas se você ainda não sabe o que é  briefing, confira o meu post: O que é briefing? Uma explicação sem mistérios!

Estratégia Kernel

Conclusão

A Estratégia Kernel, sem dúvidas, é uma maneira poderosa de criar estratégias melhores e mais eficientes para a sua empresa. Ela deve ser usada sempre que você procurar traçar novos planos para o seu negócio, seja uma ideia ou levantamento. Isso porque se a ação não incluir um diagnóstico, orientação e planejamento, ela não pode ser chamada de estratégica.

Pelo menos era nisso que acreditava Richard Rumelt quando escreveu seu livro e abordou a Estratégia Kernel. Bom, certamente, nem todo mundo deve concordar com Rumelt. Mas, não tenha dúvidas de que a Estratégia Kernel pode ajudar o seu negócio a se planejar. Por que você não tenta aplicar na sua empresa e depois conta pra gente se deu certo?

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