o-que-e-marketing
o-que-e-marketing

O que é Marketing?

O que é Marketing?

O primeiro passo para começarmos a entender o que significa, devemos conhecer o conceito de Marketing, pois se trata de uma palavra da língua inglesa, mas que hoje pertence a todas as línguas, ou seja, tornou-se uma cultura mundial.

Para traduzirmos e utilizarmos da etimologia, dizemos que:

“Market significa mercado e a palavra completa marketing, poderia ser traduzido como mercadologia”

Ou seja, é um estudo dos mercado, das causas, dos objetivos e principalmente, dos resultados. Entretanto, não podemos esquecer que ele tem como seu agente principal o cliente (consumidor).

O que é marketing?

É uma ciência humana e não exata como a maioria das pessoas pensam. Pois não existem fórmulas mágicas que sirvam para todas empresas, cada empresa, momento e perfil de cliente utilizam estratégias diferentes umas das outras, sem contar que nem sempre os resultados se repetem.

Philip Kotler é um dos maiores pensadores de Marketing, e diz:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Já a American Marketing Association, tem como definição que:

“É uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Resumindo podemos dizer que o Marketing é uma série de ações estratégias, técnicas e práticas que tem como objetivo agregar valor as marcas ou produtos. Tudo isso a fim de atribuir uma importância para um determinado público-alvo, os seus consumidores.

Se engana quem acredita que o seu único objetivo é vender algo. Marketing não é somente vendas e sim também todo os processos de relacionamento entre uma marca e um cliente.

Costumo dizer que os objetivos se baseiam em 3 pilares, sendo eles:

  • Gerar desejo ou seja atrair clientes;
  • Gerar valor ao produto ou marca e encantar seu cliente;
  • Fidelizar e tornar seu principal patrimônio.

Dúvidas? Veja o vídeo abaixo e tente sana-las, caso ainda reste nos deixe uma mensagem que responderemos.

Confira também o nosso Facebook e Instagram!

Outros textos que você pode gostar:

O que é forecast e budget?

O que é inbound marketing?

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...

Marketing

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...

Empreendedorismo

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo
É comum ver conta de...

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Em um mercado pet que...

Administração

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Como a opinião do consumidor...
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo
É comum ver conta de...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar

Marketing

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas

Empreendedorismo

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público

Administração

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo
Como estruturar um funil de vendas eficiente e levar sua empresa a outro nível
Como estruturar um funil de vendas eficiente e levar sua empresa a outro nível
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.