Escolha uma Página

O primeiro passo para começarmos a entender o que significa, devemos conhecer o conceito de Marketing, pois se trata de uma palavra da língua inglesa, mas que hoje pertence a todas as línguas, ou seja, tornou-se uma cultura mundial.

Para traduzirmos e utilizarmos da etimologia, dizemos que:

“Market significa mercado e a palavra completa marketing, poderia ser traduzido como mercadologia”

Ou seja, é um estudo dos mercado, das causas, dos objetivos e principalmente, dos resultados. Entretanto, não podemos esquecer que ele tem como seu agente principal o cliente (consumidor).

O que é marketing?

É uma ciência humana e não exata como a maioria das pessoas pensam. Pois não existem fórmulas mágicas que sirvam para todas empresas, cada empresa, momento e perfil de cliente utilizam estratégias diferentes umas das outras, sem contar que nem sempre os resultados se repetem.

Philip Kotler é um dos maiores pensadores de Marketing, e diz:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Já a American Marketing Association, tem como definição que:

“É uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Resumindo podemos dizer que o Marketing é uma série de ações estratégias, técnicas e práticas que tem como objetivo agregar valor as marcas ou produtos. Tudo isso a fim de atribuir uma importância para um determinado público-alvo, os seus consumidores.

Se engana quem acredita que o seu único objetivo é vender algo. Marketing não é somente vendas e sim também todo os processos de relacionamento entre uma marca e um cliente.

Costumo dizer que os objetivos se baseiam em 3 pilares, sendo eles:

  • Gerar desejo ou seja atrair clientes;
  • Gerar valor ao produto ou marca e encantar seu cliente;
  • Fidelizar e tornar seu principal patrimônio.

Dúvidas? Veja o vídeo abaixo e tente sana-las, caso ainda reste nos deixe uma mensagem que responderemos.

Confira também o nosso Facebook e Instagram!

Outros textos que você pode gostar:

O que é forecast e budget?

O que é inbound marketing?