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Apesar de parecer a mesma coisa Omnichannel, Multichannel e Crosschannel são estratégias diferentes. E saber o que as distingue pode ser muito vantajoso para o seu negócio na hora de aplicá-las. Por isso, descubra quais são essas diferenças!

Os temas das últimas semanas do blog geraram dúvidas. Por isso, o artigo de hoje vem com a missão de esclarecer as diferenças entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel. Primeiramente, é importante entender que o mundo do marketing mudou muito nas últimas décadas.

Para alcançar os avanços tecnológicos, as estratégias de contato com o cliente também evoluíram. Isso com o objetivo de chegar até os diversos aparelhos que usamos para nos comunicar atualmente. Desse modo, uma estratégia de marketing moderna usa vários canais para se comunicar e vender para os seus clientes.

Afinal, só para você ter ideia, no Brasil existem 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Incluindo computadores, notebooks, tablets e smartphones. Esse número representa o dobro da população brasileira, que hoje chega a 212 milhões.

Então, como solução o marketing criou três estratégias que abraçam todos esses aparelhos. Com elas o seu negócio pode crescer, já que para vender, você precisa estar onde seu cliente está. E ninguém faz isso melhor do que essas estratégias.

Elas são: Omnichannel, Multichannel e Crosschannel. Apesar se serem similares, essas estratégias possuem diferenças. E, para saber qual funciona melhor no seu negócio é preciso entender o que distingue cada uma. Pensando nisso, o Canal do Consultor esclarece essas características. Pronto para saber?

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O que é Omnichannel?

omnichannel

Antes de entrar nas diferenças, vamos entender o que é cada estratégia separadamente? Caso você não tenha acompanhado os últimos artigos do Canal, não se preocupe, pois eu explico de novo. Mas se você quiser se aprofundar sobre alguma dessas estratégia, já sabe onde procurar!

Bom, Omnichannel é uma estratégia que busca integrar canais. Por exemplo, você vende seus produtos ou serviços em diversos canais, como marketplaces, site próprio, redes sociais e loja física? Se sim, parabéns! Significa que você já deu o primeiro passo para aplicar o Omnichannel no seu negócio.

Mas o que é essa estratégia exatamente? A resposta está no sentido do termo: “omni” vem do latim e significa presente em todos os lugares. Enquanto “channel” é um termo do inglês que quer dizer canal. Portanto, Omnichannel significa, literalmente, estar presente em todos os canais.

Contudo, essa estratégia é muito mais do que simplesmente estar em diversas plataformas. Ela também oferece uma ótima experiência ao consumidor. Ou seja, Omnichannel é um método de vendas que foca na experiência do cliente em diferentes canais. Seja pela loja virtual, redes sociais ou estabelecimento físico.

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O que é Multichannel?

omnichannel e multichannel

A ação Multichannel também é muito ampla e, certamente, possui várias definições. Mas vamos começar pelo significado do termo. “Multi” quer dizer muitos ou vários. E “channel”, como vimos, significa canal. Portanto, podemos traduzir Multichannel para multicanal. Assim, fica mais fácil entender seu conceito.

Em termos simples, o marketing Multichannel é a implementação de uma única estratégia em vários canais ou plataformas. Tudo isso com o objetivo de maximizar as oportunidades de interagir com clientes em potencial.

Desse modo, um canal pode ser, por exemplo, os do meio digital. Como e-mail, sites, aplicativos, redes sociais e mensagens SMS

Além disso, o Multichannel também inclui os canais físicos do marketing convencional. Por exemplo, um anúncio impresso, um local de varejo, um evento promocional, ou o famoso boca a boca.

Assim, o cliente pode comprar usando o canal de sua escolha. Ou seja, em termos mais simples, o marketing Multichannel é uma questão de escolha.

 

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O que é Crosschannel?

omnichannel e crosschannel

O Crosschannel, ou Marketing Cross Channel, como as outras é uma técnica do marketing digital. Muitas marcas ao redor do mundo utilizam essa estratégia para focar no cliente. Isso porque ela fornece ao público uma experiência agradável e consistente ao interagir com sua marca em vários meios digitais.

Portanto, o Crosschannel promove uma experiência contínua ao consumidor, através da ligação de diversos canais. Então, podemos dizer que o Crosschannel tem tudo a ver com a experiência do usuário.

Nesse sentido, empresas que adotam os métodos Cross, os usam de forma a ligar todo o sistema. Assim elas complementam e ampliam seu impacto geral.

Por exemplo, pense no significado do termo: Cross significa “cruzar”. Logo, Crosschannel quer dizer, literalmente, cruzar canais. Essa conexão é uma maneira poderosa de prospectar clientes envolvendo vários canais.

Então, qual é a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel?

Ainda ficou confuso? Calma que eu explico exatamente quais são as diferenças entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel. Vamos começar pela diferença entre Multi e Cross:

Multichannel VS Crosschannel

Multichannel significa comunicar-se com os clientes em vários canais diferentes. A principal diferença, no entanto, é que os canais são separados. Eles funcionam de forma independente, sem nenhuma conexão entre eles. Isso significa que os clientes não podem pular facilmente de um canal para outro durante a mesma jornada.

Já o Crosschannel é semelhante ao Multichannel, pois envolve a comunicação por meio de diferentes canais. Mas, nesse caso, também envolve a transmissão de dados entre os canais para criar uma experiência perfeita para o cliente. Assim, os usuários podem “cruzar” entre os canais.

Na verdade, o Multichannel e o Crosschannel não se opõe um ao outro. Afinal, o Cross é um conjunto de canais Multi. Em outras palavras, uma campanha Multichannel pode não ser Cross. Mas uma campanha Crosschannel possui o Multichannel em sua essência.

Crosschannel Vs Omnichannel

Enquanto isso, a estratégia Omnichannel é a versão mais avançada do Crosschannel. Por isso, entendemos o Omni como a alternativa mais sofisticada entre as estratégias Channel. Já que o Omnhichannel coloca o consumidor como centro de todo o planejamento.

Mas o que isso significa para você? Quando a sua empresa é Omnichannel, significa estar em todos os canais, sem nenhuma exceção. Ou seja, incluindo canais que ficaram de fora do Crosschannel.

Em outras palavras, na estratégia Omnichannel você não só cruza alguns canais. Mas você faz com que todos os canais interajam simultaneamente entre si. Dessa forma, eles trocam informações sobre o cliente em tempo real.

Além disso, o Ominichannel faz com que os canais funcionem perfeitamente juntos para criar uma experiência única. Ou seja, essa é a estratégia ideal para quebrar barreiras entre canais online e offline.

Multichannel

Significa estar presente em mais de um meio de comunicação.

Crosschannel

Promove uma experiência contínua, cruzando diversos canais.

Omnichannel

Interliga todos os canais para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Omnichannel, Multichannel e Crosschannel

Omnichannel, Multichannel e Crosschannel: Qual escolher?

Resumindo, Omnichannel, Multichannel e Crosschannel são estratégias de marketing eficazes. Mas cada uma serve para atender a uma necessidade especifica. Então, qual escolher para o meu negócio?

Voltando às definições, o Multichannel utiliza mais de um canal, entre físicos e digitais, como meio de comunicação. Logo, a razão para escolhê-lo, é simples: você precisa estar onde seus clientes estão!

Já o Crosschannel promove o cruzamento entre os diferentes canais de comunicação que você escolheu estar. Assim, essa é a estratégia ideal para quem quer alcançar o público. E, ao mesmo tempo, oferecer uma boa experiência ao cliente.

Por fim o Omnichannel otimiza todos os canais de comunicação para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Portanto, fica claro que, de todas, essa é a melhor estratégia. Com o Omnichannel o público consegue te achar em todos os links que ele usar para a pesquisa.

Desse modo, você está presente em toda a experiência de compra do cliente. Logo, é mais provável que você conquiste novos públicos, e fidelize o cliente com uma experiência perfeita. Mas é preciso pensar sobre o assunto, pois aplicar o Omnichannel envolve um orçamento maior do que as outras estratégias.

Contudo, uma coisa é certa: aplicar uma dessas três ações é essencial para garantir o crescimento da sua empresa. Ficou com mais alguma dúvida? Comente aqui em baixo ou entre em contato comigo pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn.

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