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O Trade Marketing é uma estratégia que valoriza o comércio e foca no ponto de venda. Confira a definição, exemplos e benefícios dessa prática.

Já ouviu falar em Trade Marketing? Essa é uma estratégia de marketing que existe há muitas décadas. Entretanto, muitas empresas ainda se confundem na hora de aplicar as ações dessa prática. Uma vez que o Trade Marketing é muito importante para a economia, se torna essencial esclarecer essas dúvidas.

Pensando nisso, reuni aqui a definição do Trade Marketing. Além das diferenças entre o Trade e o marketing convencional, incluindo exemplos de ações. E ainda os motivos pelos quais essa estratégia é tão importante, tanto para pequenos quanto grandes negócios. Vem comigo que eu explico!

O que é Trade Marketing?

O marketing convencional desempenha um papel crucial na divulgação do seu produto aos clientes. Ele ajuda a gerar interesse, criar demanda e também impulsionar as vendas. Mas e se seu cliente não for o consumidor final? E se, em vez disso, for o varejista? É para isso que existe o Trade Marketing.

Inclusive, muitos o chamam de marketing B2B por se tratar de um acordo com outra empresa. Logo, são os fabricantes que mais utilizam esse tipo de marketing para vender seus produtos aos varejistas.

Por exemplo, um comerciante local já te convenceu a comprar algo de uma marca específica? Qual poderia ser a razão por trás disso? A resposta é simples, o vendedor deve obter mais benefícios do fabricante dessa marca do que de seus concorrentes. Isso acontece por causa do Trade Marketing.

Devido à forte concorrência no mercado, os fabricantes são obrigados a promover seus produtos para intermediários, como varejistas, e distribuidores. Desse modo, o empresário gera lucro comprando o produto de um fabricante com desconto e vendendo aos consumidores no mercado. Isso é Trade Marketing.

Só para você ter ideia, Trade significa troca ou negociação, isso no contexto do comércio. Logo, Trade Marketing não é nada mais do que uma troca ou negociação entre empresas.

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Exemplos de Trade Marketing

Então, Trade Marketing é uma estratégia de marketing que se concentra principalmente na venda para outras empresas. Assim, os produtos são comercializados para varejistas, atacadistas e distribuidores. Desse modo, eles conseguem vender esses itens aos consumidores finais.

Um bom exemplo de Trade é a bebida Coca-Cola. Não importa se você vai para uma cidade metropolitana ou para uma pequena área rural do Brasil. Você sempre encontra facilmente uma garrafa de Coca em ambos os lugares.

Isso é possível devido ao excelente Trade Marketing da marca Coca-Cola. Existem muitos exemplos de marcas populares, como a Coca-Cola, que também investem em métodos de Trade.

Outro case muito famoso foi o Trade Marketing entre a Sony e a Budweiser. Durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, as marcas fizeram uma parceria. Elas distribuíram prêmios aos seus clientes. As condições eram: assistir aos jogos em bares de São Paulo, e apostar em um site específico.

Assim, quem acertava o resultado dos jogos ganhava produtos dos dois patrocinadores. Além dessa divulgação, as duas marcas investiram na criação de um ambiente nos bares que gerasse expectativa nos participantes.

A Sony entrou com os aparelhos eletrônicos, como televisores para assistir aos jogos. E a Budweiser com a bebida. Assim, empresas que aparentemente não possuem relação alguma, conseguiram fazer uma troca de sucesso. O resultado foi enorme e rendeu até um prêmio de Melhor Campanha de Trade Marketing.

Importância do Trade Marketing

O Trade Marketing existe há muito tempo e tem sido a escolha favorita das empresas no ramo B2B. Isso porque, essa é uma estratégia que, certamente, oferece vários benefícios.

Afinal, como vimos, o Trade Marketing é fundamental para o sucesso dos fabricantes. Porquê? Se os fabricantes não conseguirem vender para os varejistas e distribuidores, eles dependerão apenas da venda direta aos consumidores. E essa não é uma opção tão prática.

Por isso, essa estratégia é muito importante para o funcionamento da economia e do seu negócio. Entre outros motivos pelos quais o Trade Marketing é tão importante, estão:

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1) Aumenta a sua presença no mercado

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A principal vantagem do Trade Marketing é a maior presença do seu produto no mercado. Isso porque, quando você comercializa seus produtos usando essa estratégia, você os vende para lojistas, varejistas e atacadistas locais.

Esses estabelecimentos têm clientes regulares que não fazem compras online. Fora que são consumidores que também não vão a um grande complexo de compras. Ou seja, esses clientes confiam na loja local onde compram há anos.

Assim, sem dúvida eles confiariam mais na sugestão do vendedor local e de confiança do que em anúncios na televisão. Portanto, ao aplicar ações de Trade Marketing, você alcança consumidores que nunca conheceriam seu produto de outra forma.

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2) Promove uma vantagem competitiva

Usando o método de Trade Marketing na sua gestão, você sai à frente da concorrência. Isso porque, se você fornecer os benefícios certos ao vendedor, ele escolherá comercializar os seus produtos. E não os de outros concorrentes.

Você também pode pedir aos vendedores que exibam seus produtos em um local de destaque da loja. Assim, eles podem ser vistos pelos consumidores de forma mais fácil e rápida. Tendo a vantagem sobre o concorrente.

Além disso, você ainda pode fornecer material de marketing promocional aos vendedores. Desse modo, eles podem exibir em suas lojas e entregar materiais como flyers aos consumidores. Tudo isso faz parte do Trade Marketing.

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3) Futuro garantido para o seu negócio

marketing b2b

Através do Trade Marketing, você constrói um relacionamento com vendedores. Esses varejistas estão no mercado há muitos anos e provavelmente continuarão no mercado por muito mais tempo.

Portanto, ao construir um forte relacionamento com esses vendedores, você garante um futuro seguro para o seu negócio. Pois, assim, é possível que a sua parceria permaneça firme por um longo período de tempo.

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4) Retorno consistente

O Trade Marketing garante um retorno sobre o investimento contínuo para o seu negócio. Assim, essa é a estratégia perfeita para empresas que não têm uma ideia clara de quem são seus clientes finais.

Isso porque ele foca nas vendas business to business. Então, você pode focar em estratégias de vendas para o lojista. E ele, que tem mais contato com o cliente final, fará a venda para o consumidor final.

Mas, ainda assim, é importante não perder de vista o cliente final. Pois se ele não gostar do seu produto e parar de comprá-lo, isso afetará o lojista. Logo, esse varejista deixará de comprar de você.

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5) Bom para pequenos e grandes negócios

A estratégia de Trade Marketing é uma ótima opção de marketing para as novas empresas. Isso porque, essa solução cai como uma luva para negócios que estão nos primeiros anos de funcionamento. Ou seja, que ainda não estão obtendo grandes lucros.

Fazendo uma parceria com os varejistas seu produto tem um lugar de destaque no ponto de venda. Esse é um reconhecimento que as grandes marcas já possuem. Mas mesmo elas podem se beneficiar com o Trade Marketing.

Afinal, usando esse método, você pode aumentar ainda mais a acessibilidade do seu produto. Além de garantir que o fornecimento sempre atenda à demanda.

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Aplicando o Trade Marketing

Adotar o Trade Marketing na sua estratégia é muito importante. Principalmente se o seu negócio realiza vendas B2B. Isso porque ele aumenta sua presencia no mercado de forma significativa. Mas é fundamental ressaltar que é preciso fazer acordos estratégicos com as lojas que oferecerem mais benefícios ao seu negócio.

O planejamento também é crucial para ter uma boa vantagem competitiva. Afinal, não basta divulgar seu produto à frente do concorrente se o material de divulgação não for bom. O mesmo vale para a garantia do futuro e um retorno consistente.

De nada adianta aplicar o Trade Marketing sem saber como construir uma boa relação com os lojistas. Além disso, investir no lugar errado pode colocar em risco o seu retorno. Por isso, planeje suas ações de Trade pensando em todos esses fatores.

Com quais lojistas você tem uma boa relação? Quais vendem mais os seus produtos, promovendo mais lucro para o seu negócio? Existe algum comerciante para o qual você ainda não vende, mas gostaria? E quanto às marcas, seria interessante negociar com alguma? Talvez agora seja a hora de propor um acordo.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Mas, caso reste alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ou então me mande uma mensagem pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Lá você confere mais dicas de negócios e empreendedorismo.

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