Escolha uma Página

Personas são personagens fictícios que ajudam você a entender melhor seu consumidor e, consequentemente, vender mais.

Você já deve ter ouvido falar de persona, sempre em ligação com o público-alvo. Mas sabia que existem diferenças? Certamente, esses dois elementos não são a mesma coisa. E saber diferenciá-los pode ser muito vantajoso para o seu negócio.

Isso porque a persona é uma grande estratégia na hora de melhorar a experiência do usuário. Já que ela é uma representação fictícia do seu cliente. Mas o que exatamente são as personas? Como definir uma, ou mais, para o meu negócio?

O Canal do Consultor responde! Trouxemos informações valiosas para você entender melhor quem são os seus clientes e usuários através da persona. Siga a leitura e confira.

Persona: O que é?

Muito comum no Marketing e na Publicidade, persona significa pessoa + atividades. Elas são personagens que inventamos com base em uma pesquisa muito profunda sobre o público. Assim, as personas representam diferentes tipos de pessoas que usam seu serviço, compram seu produto ou acessam seu site.

Portanto, criar uma persona ajuda você a entender seu público. Entre algumas características deles como dores, necessidades, experiências, comportamentos, gostos e metas. Assim, a experiência do consumidor obtém resultados melhores depois de definir as personas.

Mas, para isso, é necessário um estudo preciso e uma análise extensa do público. Afinal, o objetivo aqui é construir personas consistentes e realistas, que representam sua audiência chave. Ou seja, o grupo que mais compra seus produtos ou serviços e podem virar fãs da marca.

Esse personagem deve proporcionar uma imagem clara das expectativas do seu público. Além de evidenciar a chance de ele clicar em seu site ou seguir suas redes sociais. Mesmo que fictícia, a persona descreve pessoas reais, com problemas, valores, medos e costumes reais.

persona

Tipos de Persona

Certamente, existem mais de um tipo de persona. Cada uma reflete e foca mais em certas características do público-alvo. Por exemplo, hábitos, padrões, atitudes, habilidades e motivações para a pessoa adquirir seu produto ou serviço. Entre as diferentes personas, existem:

a) Buyer Persona

Buyer significa comprador, portanto esse tipo de persona possui ligação direta com a compra. Logo, ela é uma das personas mais comuns e que mais usamos para entender o cliente.

Para desenvolver essa personagem, é preciso analisar comportamentos e preferências do público. Mas tudo isso, com foco no momento da compra. Desse modo você descobre o que o seu público gosta e espera encontrar no seu serviço ou produto.

b) Audience Persona

Ao contrário da Buyer, a persona de audiência representa usuários que consomem seu conteúdo online. Ou seja, pessoas que acessam seu site e redes sociais. Então, esse tipo de personagem é o ideal para quem quer aumentar a visibilidade digital.

Assim, você entende o que sua audiência na internet procura quando visita seu blog, ou canal do YouTube. Dessa forma, é possível criar um conteúdo mais relevante e interessante para quem acessa suas plataformas.

c) Proto Persona

Esse tipo de representação é um modelo inicial que antecede a Buyer Persona. Isso pois, ela não é o resultado de um estudo profundo de dados dos clientes. Mas, sim, de um brainstorming dentro da própria empresa.

Logo, ela não é tão certeira e não produz os mesmos resultados das outras personas. Ela serve apenas para ter uma ideia de como seu negócio é visto pelos consumidores. Assim, você pode começar a desenvolver melhores estratégias.

d) Brand Persona

Ao contrário das outras, essa é uma persona que não se trata do público, mas, sim, de você! Isso mesmo, a Brand Persona é uma representação da sua empresa. Ela ajuda seu negócio a ter uma visão mais humana e próxima dos clientes.

Para tanto, basta reunir seu time e pensar: Se a empresa fosse um ser humano, como ela seria? Como eu gostaria que as pessoas a enxergassem? Assim, você cria estratégias para deixar essa “pessoa” mais atrativa para o cliente.

persona no marketing

Diferença entre Persona e Público-Alvo

Como falamos acima, personas são personagens que inventamos com base em dados dos clientes. Enquanto isso, o público-alvo é um grupo de pessoas que tem mais chances se tornar consumidores da sua marca. Por exemplo, no caso de uma loja de vídeo games:

Público-Alvo

Homens (70%) e mulheres (30%) que gostam de tecnologia e possuem formação acadêmica. Possuem renda média mensal de R$ 2.500 e gostam de jogar vídeo games.

Persona

João, 25 anos, é solteiro e trabalha com TI em uma grande empresa, com salário de R$ 2.500. Mora em São Paulo e procura se atualizar sempre sobre as novidades tecnológicas. Frequenta bares e restaurantes, e gosta de filmes e séries de super-heróis. Também lê livros e quadrinhos, mas seu hobby preferido é jogar vídeo games e assistir lives na Twitch.

Identificou as diferenças? Com esse exemplo fica claro como as personas são frutos de uma estudo profundo e detalhado. Com elas fica muito mais prático criar estratégias para divulgar sua marca onde seu cliente está. Além de tornar seu negócio mais interessante para o consumidor.

buyer persona

Como definir uma Persona?

Sem dúvida, é preciso estudar muito bem os consumidores para definir personas. Fora que você deve se perguntar diversas questões até chegar em um perfil consistente. Para isso, siga esses 5 passos:

9

1) Pesquisa

Colete o máximo de informações sobre seus clientes e usuários. Se possível, faça entrevistas e disponibilize questionários para eles responderem. Veja nas redes sociais do que eles falam, como se comportam, do que gostam e do que reclamam. Tente praticar a empatia, ou seja, se coloque no lugar deles.

9

2) Hipótese

Pensando na pesquisa inicial, você vai começar a formar uma ideia genérica da persona. Inclusive, nesse momento, lembre o que difere um cliente do outro. Praticando a empatia, se pergunte o que essa pessoa gosta? Quais são as dificuldades que ela enfrenta? Reúna sua equipe e discuta até chegar em uma hipótese segura.

9

3) Descrever

Junto com o seu time, comece a descrever a persona. Mas se lembre que o objetivo de fazer isso é desenvolver soluções e estratégias que te aproximem do consumidor. Então, certifique-se de descrever as necessidades e objetivos desse personagem.

Nesse sentindo, inclua detalhes como formação, lifestyle, interesses, valores, metas, dores, desejos e atitudes. Aliás, algumas características como o nome da persona a deixam mais realista.

9

4) Cenários

Agora, pense em cenários que ofereçam soluções à sua persona. Descreva situações em que essa pessoa pode usar seus produtos ou serviços. A maneira mais fácil de fazer isso é imaginar o personagem em um contexto especifico. Nesse cenário, adicione um problema que a pessoa deseja resolver e que seu produto oferece a solução.

9

5) Ajustes

Após receber a aprovação da sua equipe, chegou a hora de finalizar a persona. Ou seja, fazer os ajustes que a tornem mais realista e eficaz. Depois é só começar a pensar em novas estratégias que combinem com as personas que você definiu.

como criar personas

Criando Personas

Certamente, a parte mais trabalhosa de criar personas é a análise dos dados dos seus clientes. Mas, depois que você passa desse estudo inicial, é só reunir a equipe e começar o brainstorm.

Tenho certeza que, após criar suas personas, vai ficar muito mais fácil compreender seu público. Além de descomplicar sua abordagem com a audiência e te guiar no desenvolvimento de estratégias. Assim você alcança seu objetivo de uma forma muito mais prática e eficaz.

Espero que esse artigo te ajude a continuar crescendo e evoluindo. Se gostou, ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ou me chame nas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Lá você confere mais conteúdo exclusivo e que agrega. E siga o Canal no YouTube, onde eu explico os artigos do blog de forma simples e prática.

Canal do Consultor no YouTube: