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Saber como dar um up no tráfego do seu site pode trazer novos clientes para o seu negócio. Descubra o que é, qual sua importância e como aumentar o seu tráfego.

Já parou para pensar em como novos compradores chegam até você? Se o número de visitantes no seu site não está nessa lista, saiba que alguma coisa está errada. Isso porque, ter um bom tráfego na sua página é uma das formas mais eficazes de atrair mais clientes.

Mas, afinal, o que é exatamente o tráfego na web? Por que esse aspecto do seu site é tão importante? E, mais importante, como aumentar o número de usuários que acessam sua página usando os diferentes tipos de tráfego?

O Canal do Consultor trouxe as respostas para essas perguntas e muito mais. Basta seguir e leitura e descobrir. Vamos lá?

O que é tráfego na web?

O tráfego na web é um conjunto de métricas que se referem ao volume de usuários que visitam seu site. Mas, a quantidade de pessoas que visitam essa página depende de vários fatores. Como, por exemplo, o propósito do site, os objetivos dos próprios visitantes e a maneira como eles descobriram o site.

Assim, os servidores monitoram a atividade do site e registram sempre que sua página recebe um clique. Chamamos essa visita a um site de sessão. Desse modo, a sessão pode envolver, ou não, a navegação em diversas páginas internas e ações dentro do site.

Portanto o tráfego indica a popularidade da sua marca. Além de apontar os resultados das suas ações online. Logo, essa métrica é essencial para qualquer negócio que deseja crescer. Bem como, para qualquer pessoa que queira atrair mais leitores para o seu blog.

Por que é importante medir seu tráfego na web?

Medir o tráfego que seu site gera te ajuda a desbloquear insights valiosos na hora de desenvolver uma estratégia. Desse modo, você consegue descobrir o que funciona e o que não funciona com o seu público.

Assim, você pode fazer alterações até que sua página ofereça uma experiência melhor ao usuário. Para, então, gerar mais conversões de vendas.

Isso porque, monitorar seu tráfego na web te ajuda a mapear seus visitantes. E conhecer melhor o comportamento do seu público. Dessa forma, você pode tomar decisões assertivas para otimizar seu site, aumentando seu engajamento e ganhando novos clientes.

Logo, entender e criar soluções para aumentar seu tráfego na web é fundamental para alcançar seus objetivos na internet. Mas, como fazer isso?

Tipos de tráfego

Sem dúvidas, não basta apenas saber quantas pessoas visitam seu site. Você também precisa saber de onde elas vêm. E elas podem vir de diversos lugares diferentes.

Assim, identificar as diferentes fontes de tráfego na web permite que você entenda melhor o seu site. Desse modo, você pode segmentar seu público. Além de entender melhor quais ações estão funcionando e quais precisam de melhorias.

Para analisar de forma adequada o número de visitas, você deve ser capaz de distinguir esses usuários. Como, por exemplo, se são visitantes frequentes ou se essa é a primeira vez que eles entram na sua página. Qual foi a duração dessa visita? O que levou a pessoa a clicar na sua página? Entre as formas de tráfego estão:

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1) Tráfego orgânico

tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o número de visitantes que entram no seu site depois de fazerem uma pesquisa no Google. Ou em outros mecanismos de pesquisa. Assim, o usuário clica no link da sua página, pois ele apareceu nos resultados da busca.

Ou seja, o tráfego orgânico é aquele que atrai visitantes sem que você precise pagar por anúncios. Isso porque, quando você faz uma pesquisa no Google ele mostra milhões de resultados que considera relevantes. Alguns resultados são anúncios, mas a grande maioria são resultados orgânicos.

Esse tipo de tráfego é o mais importante, pois é o que pode dar mais retorno para o seu site. Fora que, ele mantém o número de visitas consistente sem que você precise gastar constantemente tempo e dinheiro.

Logo, o tráfego orgânico é responsável por uma porcentagem muito significativa de visitas a longo prazo. Mas como aplicá-lo no seu site?

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Como melhorar seu tráfego orgânico?

Para obter mais tráfego orgânico, é necessário aplicar técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa. Ou seja, as técnicas de SEO. Isso significa pesquisar as palavras-chave que seu público usa para achar seus produtos, serviços ou marca. E aplicá-las no seu site.

Além disso, você também precisa otimizar o design da página para que o usuário tenha uma boa experiência nela. E ainda desenvolver uma estratégia de marketing digital bem pensada.

É costume dizer que o tráfego orgânico é gratuito. Mas, como você já deve ter percebido, isso não é totalmente verdade. Embora você não precise pagar diretamente por cada clique, aplicar o SEO envolve um investimento inicial de tempo e recursos.

Felizmente, essa não é a única maneira de conseguir tráfego!

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2) Tráfego direto

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Como o nome sugere, o tráfego direto acontece quando os usuários vão diretamente para o seu site. Ou seja, sem fazer uma pesquisa no Google, ou clicar no link de outra forma. Geralmente, são usuários que digitam o URL diretamente no navegador ou têm seu site salvo nos favoritos.

Normalmente essas visitas ocorrem por meio de usuários e clientes que já te conhecem e são recorrentes em seu site. Afinal, para saber o seu URL, o usuário provavelmente já visitou seu site antes.

Mas também é possível que novos usuários cheguem até você pelo tráfego direto. Eles podem, por exemplo, copiar e colar o link que viu em uma mensagem ou em um arquivo de texto.

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Como melhorar seu tráfego direto?

Não existe atalho ou método definitivo quando o assunto é melhorar o tráfego direto. Mas algumas ações ajudam. Por exemplo, ter um site que proporciona uma experiência agradável ao usuário é um incentivo para que ele volte.

Sem dúvida, isso engloba vários fatores, desde a qualidade dos serviços e produtos que você oferece. Até o relacionamento que você mantém com seus clientes, e a atendimento da marca.

Ou seja, quanto melhor for seu serviço ou produto e a sua comunicação com o cliente, mais pessoas retornarão.

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3) Tráfego de referência

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O tráfego de referência é quando os usuários são direcionados ao seu site por meio de links externos. Em outras palavras, são as visitas que acontecem por meio de links que não são do seu próprio site.

Esse tipo de tráfego é extremamente valioso, pois mostra ao Google que as pessoas gostam do seu conteúdo. Ou seja, ele indica que os usuários veem benefícios na sua página. Tanto que desejam compartilhá-los com outras pessoas.

Você, por exemplo, tem uma loja de produtos de beleza. Como parte de sua estratégia online, você tem um blog em que você dá dicas de cuidados com a aparência. Assim, algum blogueiro encontra seu site enquanto pesquisa conteúdo para o seu próprio blog.

Então, ele decide incluir o link da sua postagem em um de seus artigos. Desse modo, ele direciona mais visitantes para o seu site através da referência. Isso aumenta a sua autoridade online e informa ao Google que seu site é confiável. E o Google recompensa sites confiáveis ​​com um ranking maior nas pesquisas!

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Como aumentar o seu tráfego de referência?

Certamente, existem várias maneiras de incentivar referências ao seu site. Usar o Inbound Marketing para oferecer conteúdo relevante e de qualidade é uma delas.

Mas você também pode aumentar a sua atividade online em fóruns para criar uma rede de links. Da mesma forma, você pode deixar comentários em outros blogs. E ainda formar parceria com os influenciadores digitais.

No fim, aumentar o tráfego de referência se resume a duas coisas. Em primeiro lugar, criar um bom conteúdo. E, em segundo lugar, torná-lo conhecido.

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4) Tráfego Social

tráfego social

Já o tráfego social é aquele que acontece por meio das redes sociais. Logo, links do Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Twitter e mais contam para esse tipo de visita.

Cada vez que alguém clica em um link que você colocou nas mídias sociais, seu tráfego social aumenta. Assim, saber quantas visitas desse tipo seu site recebe é um dado valioso. Principalmente para entender como está indo sua estratégia em cada rede social.

Quando você tem um bom alcance nesses canais, sem dúvida, é possível receber muitas visitas extras no seu site. Por isso, é uma estratégia que vale a pena explorar.

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Como melhorar seu tráfego social?

O aumento do seu tráfego social dependerá das redes sociais que você está usando. E também da forma como você se comunica em cada uma delas. Nesse sentido, é preciso manter uma comunicação consistente em todas as redes.

Para tanto, a dica é publicar conteúdo relevante. Além de investir em CTA’s e outras formas de encorajar os usuários a clicarem no link do seu site.

Se tornar viral também um objetivo para você considerar. Aqui no Canal eu já dei dicas de como usar memes. Dependendo do perfil da sua marca, eles são ótimas ferramentas para viralizar.

Além disso, monitorar quais postagens têm mais engajamento é essencial. Pois é uma forma de sempre estar por dentro do que seus seguidores mais gostam e querem ver nas redes.

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5) Tráfego de e-mail marketing

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Como estratégia para gerar mais tráfego, você também pode fazer campanhas de e-mail marketing. Assim, você consegue ter mais visitas no seu site que são impulsionadas pelo tráfego de e-mail marketing.

Essa é uma forma de aumentar a quantidade de pessoas que visitam seu site. E ainda medir o sucesso da sua campanha de e-mail. Basta rastrear quantos usuário chegam ao seu site por meio de suas mensagens.

Nesse sentido, existem diversos programas de gerenciamento de e-mail marketing. Eles fornecem muitas informações sobre o que acontece com cada e-mail que você dispara.

Como, por exemplo, a taxa de entrega, taxa de abertura, cliques em links, total de cliques, cliques únicos, entre outros.

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Como aumentar seu tráfego de e-mail marketing?

Para melhorar seu tráfego de e-mail marketing, é preciso criar uma boa estratégia de e-mail marketing. Afinal, se o seu e-mail for convincente, maior será a chance de o leitor clicar no link do seu site.

Você pode começar fazendo testes com diferentes variantes do mesmo e-mail. Assim, você aprende a otimizar fatores como o assunto, o snippet e a criatividade da mensagem. Além de entender mais sobre o tempo de envio.

Uma dica valiosa é usar soluções de automação de e-mail marketing. Porque, dessa forma, você consegue gerenciar todo o processo de um jeito mais fácil e eficiente.

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6) Tráfego pago

tráfego pago

Por fim, existe o tráfego pago. Esta categoria inclui os usuários que chegam ao seu site depois de clicar em um anúncio do Google Ads. Bem como outras variantes de anúncios em ferramentas de pesquisa, tal qual o Bing Ads.

Lembra que quando falamos do tráfego orgânico, dissemos que alguns resultados de busca do Google são anúncios? Nesse sentido, os anúncios são sempre os primeiros resultados a aparecer. E a primeira página do Google consegue 71% de todo o tráfego na web. Por isso, essa é uma estratégia que garante visitas para o seu site.

Uma coisa boa sobre o tráfego pago é que você pode obter visitas segmentadas por região geográfica. Ou seja, é vantajoso caso seu serviço ou produto se restrinja à sua cidade ou estado. Pois, assim, você tem total controle sobre qual público e qual parte do país exibir seus anúncios.

Outro benefício é o custo por clique. Isto é, você paga pelo anúncio de acordo com os cliques que receber.

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Como aumentar seu tráfego pago?

Além dos anúncios de pesquisa, você também pode criar outras formas de divulgar seu site com o Google. Por exemplo, você pode anunciar na rede de display, aqueles anúncios que aparecem em páginas da web. Fora os anúncios no YouTube, em aplicativos e no Google Shopping.

Sem dúvida, os anúncios em mecanismos de pesquisa são uma forma muito eficaz de obter tráfego rapidamente. Além disso, eles também podem ser um complemento para o posicionamento orgânico e estratégias de SEO. Porque você pode aprender com o anúncio o que funciona também no orgânico.

Então, para otimizar os resultados do seu tráfego pago, preste muita atenção às palavras-chave da sua campanha. Verifique se elas realmente estão sendo procuradas pelo seu público.

Além disso, também estude bem o local de destino dos seus anúncios. Será que seu público realmente está na região que você escolheu? Por último, dedique algum tempo à manutenção e otimização de sua campanha. Veja o que está dando certo e o que precisa de alteração para ter um desempenho melhor.

Aumentando seu tráfego na web

Embora existam vários tipos de tráfego na web, a verdade é que seu site precisa de todos. Isso porque, quanto mais tráfego sua página tiver, maior serão os seus resultados.

Portanto, invista em tráfego orgânico, direto, de referência, de e-mail, social e pago. Uma dica é focar na otimização de conteúdo. Pois ao oferecer um conteúdo de qualidade para os seus usuários, todos esses tipos de tráfegos podem ser melhorados.

Espero que essas informações tenham sido úteis e que você consiga dar aquele up nas visitas do seu site. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, manda pra mim no Instagram ou LinkedIn. Aproveite para seguir e não perder as dicas que eu dou por lá.

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