Afinal, o que é lead e lead qualificado?

Afinal, o que é lead e lead qualificado?

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Você já deve ter ouvido falar em lead, lead qualificado e em geração de leads. Mas o que esses termos significam na prática? Tire suas dúvidas de uma vez por todas com o Canal do Consultor!

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A geração de lead qualificado é algo que 68% das empresas têm dificuldades em enfrentar. No entanto, essa ação é muito importante. Afinal, ela é a força vital de qualquer organização, não importa o seu nicho

Tanto que atrair novos leads é um dos objetivos principais de todas as empresas. Fora que geralmente dedicamos uma grande quantidade de investimentos para essa área. Pois um ROI alto sempre é garantido.

Então, para sobreviver e ter sucesso, seu negócio precisa de pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Mas como você pode garantir que mais pessoas conheçam e se interessem pelo seu negócio? A resposta gira em torno de lead qualificado

Continue lendo e descubra o que esse termo que todo mundo está falando significa!

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O que é lead?

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Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Eles forneceram pelo menos alguma informação sugerindo potencial interesse em comprar de você. Por exemplo, eles podem ter compartilhado ou salvado suas informações de contato. 

Mas como as pessoas têm preferências e necessidades diferentes, nem todos os leads se tornam clientes de verdade. Da mesma forma, nem todos os leads com potencial serão clientes imediatos. Por exemplo, de acordo com pesquisas, cerca de 96% dos visitantes de um site não estão prontos para comprar.

Então, onde entra o lead qualificado nessa história?

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O que é lead qualificado?

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Certamente, um lead qualificado é um lead que indicou maior interesse na sua marca. Ou que tem mais probabilidade de se tornar um cliente do que os outros leads. Isso com base em dados que você obteve em suas campanhas de marketing e esforços da equipe de vendas. 

Por isso, falamos que um lead qualificado geralmente é aquele que interagiu intencionalmente com sua marca. Realizando ações como, por exemplo, enviar voluntariamente suas informações de contato em um formulário. 

Mas também podem ser pessoas que adicionaram itens no carrinho de compras. Sem, de fato, completar a compra. Ou então visitantes que baixaram seu ebook ou que sempre visitam o seu site.

Esses são leads promissores que estão curiosos e estão considerando comprar de você. Mas que ainda não deram o primeiro passo para uma conversa de vendas. No entanto, eles são mais propensos a serem receptivos a um discurso de vendas do que um lead normal. 

Assim, um lead qualificado está preparado para que você inicie a negociação sem ser intrusivo. Afinal, esse lead já deu sinais de que quer se tornar um cliente e está pronto para receber contatos adicionais. 

Resumindo, lead qualificado são leads que estão mais inclinados a se tornarem clientes.

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Como gerar um lead qualificado?

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Sem dúvida, a geração de leads é muito importante para o seu negócio. Já que ela ajuda a alcançar um crescimento sólido e alcançar o sucesso. Tanto que, normalmente, gerar leads é a primeira etapa do processo de vendas. Nesse sentido, ela envolve atrair, nutrir e convencer esse lead qualificado a comprar de você.

Já um prospect, por outro lado, é um cliente em potencial que demonstrou interesse real pelo seu negócio. Ou seja, ele já passou pelas etapas de atrair e nutrir, só falta mesmo fechar a compra. Então, os prospects estão acima do lead qualificado quando o assunto é a chance de efetuar uma compra.

Mas, então, como convencer esse lead qualificado e gerar mais prospects que se tornarão clientes? Em primeiro lugar, para alcançar uma boa geração de leads vários métodos podem ser usados. Incluindo marketing de conteúdo, o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Esses tipos de ações incluem postagens em blog e distribuição de ebooks. Além de vídeos informativos e posts em redes sociais. E ainda ações do Email Marketing como, por exemplo, o envio de boletins informativos e promoções por e-mail.

Outros métodos de gerar um lead qualificado também incluem falar diretamente com os clientes potenciais. Por exemplo, em sorteios e anúncios pagos que são ainda mais eficazes com uma boa estratégia de SEO. Com mais mercados migrando para o digital, todas essas estratégias se tornaram mais importantes.

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Como classificar um lead qualificado?

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Afinal, como localizar o lead qualificado ou o prospect em meio a todas as estratégias de geração de leads? É para isso que existe o funil de vendas! Entender em qual etapa da jornada do consumidor o seu lead está é crucial para uma estratégia de venda eficaz.

Nesse sentido, existem 3 classificações que são mais importantes na hora de localizar seu cliente em potencial:

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1) Topo do funil

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Aqui, o que importa é construir um conhecimento em torno da sua marca. Afinal, essa será a sua primeira interação com o cliente em potencial. Portanto, o objetivo é estabelecer uma relação de confiança. E educar o lead para que ele entenda os benefícios de comprar de você.

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2) Meio do funil

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Nesse estágio, o lead qualificado percebeu que você tem as soluções paras as dores ou preferências dele. Assim, para incentivar a venda, você pode oferecer a solução mais adequada. Ou então fornecer algum diferencial para movê-los em direção à conversão. Como, por exemplo, uma promoção ou um cupom de desconto.

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3) Fundo do funil

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Quando um lead chega a esse ponto, você pode chamá-lo de prospect. Aqui, eles já estão considerando de verdade realizar uma compra. Isso significa que seu foco deve ser inteiramente a venda. 

Sem dúvida, você pode facilitar esse processo enviando demonstrações, cases de sucesso e comparações de preços. O objetivo é fazer com que eles tenham certeza de que você é a escolha certa. Por isso, é a hora de arrasar no seu pitch de vendas.

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Tipos de geração de lead qualificado

A geração de leads também pode ser dividida em duas. Ou seja, geração de leads de entrada (Inbound) e geração de leads de saída (Outbound).

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a) Geração de leads de Inbound

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Essa estratégia tem como objetivo central criar engajamento com as pessoas que procuram o que você oferece. Assim, o cliente em potencial é quem inicia o contato com a sua empresa. Por isso, são conhecidos como leads de entrada.

Fornecer conteúdo valioso é a chave para isso, tanto que o marketing de conteúdo é o coração dessa ação. A ideia é capturar o interesse de um lead ou lead qualificado e alimentá-lo por meio do funil. Assim, o resultado final é uma compra.

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b) Geração de leads de Outbound

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Aqui, em vez de o cliente vir até você, você vai até ele. Ou seja, é uma abordagem proativa. Por exemplo, você dá o primeiro passo enviando um e-mail promocional. Ou então você liga para alguém que você acredita ter potencial para ser um lead qualificado.

Logo, essa estratégia é o oposto dos leads de Inbound. Mas para que ambas deem certo sem serem intrusivas, você precisa seguir algumas etapas essenciais do marketing. Em primeiro lugar, você precisa definir suas personas e os objetivos do seu negócio.

Depois, é preciso escolher os canais de comunicação certos e que combinam mais com seu público. E, então, é só criar um banco de dados e esperar que os contatos comecem a aparecer. Assim você só precisa identificá-los na etapa correta do funil.

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Conclusão

Atrair novos clientes é um desafio que todas as empresas enfrentam. E não para por aí. Em seguida, você precisa qualificar as pessoas que demonstraram interesse em sua empresa. Identificando lead, lead qualificado e prospect.

Nesse sentido, o funil de vendas ajuda a controlar o processo. E os leads podem ser gerados por meio de estratégias de marketing. Certamente, existem muitas dessas ações disponíveis para você. E então, a sua empresa está pronta para começar a gerar mais leads?

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Assista ao vídeo:

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