O que é Inbound Marketing? Como fazer? Veja seu conceito e vantagens.

O que é Inbound Marketing? Como fazer? Veja seu conceito e vantagens.

O que é Inbound Marketing? Trata-se de é um conjunto de estratégias atraentes que fazer os clientes voluntariamente ao site da empresa.

Você se pergunta como?

Simples, eles encontram empresas através do conteúdo que ela proporciona, seja por sites de buscas, redes sociais e newsletters.

Isto nasceu em 2008/2009 com o livro Inbound Marketing do Brian Halligan. Mas, no Brasil, se tornou mais atuante em 2014, com algumas agências aderindo a esta estratégia no planejamento de trabalhos.

Vamos traduzir?

Inbound Marketing, na tradução direta, seria Marketing de entrada. Uma vez que isso não faz muito sentido na tradução literal, o termo mais correto seria Marketing de atração. Isso porque quem te procura pelo conteúdo que disponibiliza, e não pelas publicidades ou ações comerciais, é o cliente.

Vantagens do Inbound Marketing

Essa estratégia tem várias vantagens. Dentre elas, destaquei alguma delas abaixo:

Aumento da visibilidade de sua empresa ou produto

Uma vez que traz o cliente pelo o conteúdo, automaticamente aumenta sua visibilidade com o mercado. Conseqüentemente, você não precisa investir em publicidades.

Diminuir o custo de aquisição dos seus clientes

Como disse acima, por conta de trazer voluntariamente o cliente, diminui-se o investimento do CPC (custo-por-clique) ou da divulgação. Portanto, você terá apenas o custo do planejamento e do trabalho de criação de conteúdo.

Atrair os clientes que tem potencial

Como o cliente é atraído pela busca pelo seu conteúdo, naturalmente o mesmo é filtrado e com isso torna-se mais assertivo a aquisição do mesmo. Assim, evita aparecer para quem não tem interesse no seus produtos ou serviços.

Apresentar conteúdos que demonstrem todo o seu Know-how

Quando você assume essa estratégia, além de atrair o cliente você demonstra todo o seu conhecimento para ele e o mercado, aumentando o valor agregado da sua empresa.

Diferenças sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

A diferença com o Marketing de conteúdo é que o Inbound Marketing tem o foco mais estratégico na conversão de leads, cadastros e vendas. Dessa forma, o Marketing de Conteúdo é mais focado no posicionamento da marca.

Um exemplo de Inbound Marketing são os vários e-books que estão disponíveis para baixar gratuitamente. Mas com o foco de lhe vender um curso, um serviço e até um produto.

Já no Marketing de Conteúdo o exemplo seria a Sadia (não sei se eles realmente fazem, mas ajuda a explicar), porque ela pode divulgar em seu site, blogs, influenciadores ou redes sociais:

  • Receitas;
  • Dicas;
  • Explicações técnicas dos produtos;
  • E várias informações estratégias da marca em geral.

Isso não seria apenas para um produto exclusivo, pois o intuito nesta ação seria você optar sempre pelo mix de produtos deles na hora de efetuar compras no supermercado.

Quer saber aproveitar e conhecer mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e veja nossa matéria sobre esse tema.

Espero que tenha conseguido entender o que é Inbound Marketing, caso não, assista o vídeo abaixo e se gostar curta-o, e se inscreva no Canal do Consultor no YouTube ativando o sininho para ser notificado sobre novos vídeos.

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...

Marketing

Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
O Dia dos Namorados é...
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...

Empreendedorismo

Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca
Hoje, criar anúncios...
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Em um mercado pet que...

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Realizar um bom controle...
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas...

Ecommerce

10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia
Brasil é líder no e-commerce...
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Como a opinião do consumidor...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

branding
Como o branding transforma a odontologia moderna
Ter uma comunicação saudável...
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
O Dia dos Namorados é...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?

Marketing

Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Empreendedorismo

Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva

Ecommerce

10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

branding
Como o branding transforma a odontologia moderna
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Venda Direta ao Consumidor Como o Modelo D2C Está Redefinindo o Varejo
Venda Direta ao Consumidor: Como o Modelo D2C Está Redefinindo o Varejo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.