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Você já ouviu falar em Cash and Carry? E em atacarejo? Conheça mais do modelo de vendas que está cada vez mais ganhando Brasil!

O formato Cash and Carry é um fenômeno importante do varejo, principalmente quando pensando nos canais de distribuição. Desde sua origem, há mais de 50 anos na Alemanha, esse modelo de varejo tem ganhado espaço. Ele se espalhou rapidamente por toda a Europa até chegar à América do Sul. 

Finalmente o Cash and Carry chegou ao Brasil, fazendo um enorme sucesso nos últimos anos. Tanto que chamamos esse modelo de um nome que provavelmente você já deve ter ouvido, é o atacarejo! 

O motivo para esse modelo ter ganhado os corações do brasileiro é porque essa é uma alternativa mais barata. Se você já foi a algum atacado, provavelmente você já sabe que a conta sai muito mais econômica. Ainda mais se você precisa comprar em grandes quantidades.  

Mas você sabe exatamente como esse formato de varejo funciona? E por que o Cash and Carry é mais barato do que as outras opções do mercado? Este é o tema do Canal do Consultor de hoje, siga a leitura e conheça um pouco mais sobre o atacarejo.

O que é Cash and Carry? 

O princípio básico do Cash and Carry é que o consumidor seja o responsável pela escolha dos produtos. Ou seja, ele escolhe o que vai comprar diretamente das prateleiras do atacado, que também funciona como um depósito.  

Por ser uma compra direta e que dispensa a figura do vendedor, é possível evitar custos intermediários na venda. Portanto, os atacarejos não têm tantas despesas com transporte, distribuição e equipe de vendas. Já que a compra acontece diretamente em seu armazém. 

Assim, geralmente as lojas que seguem o modelo Cash and Carry ficam mais afastadas do centro das cidades. Isso porque elas costumam ser pontos de venda gigantescos para poder abrigar tanto depósito, quanto a circulação de clientes. 

Fora que uma das características mais específicas do atacarejo é oferecer grandes volumes de produtos em massa. Isso tudo a um preço mais barato. Logo, os preços mais baixos são possíveis graças a benefícios como grande volume de vendas. Além da eliminação de custos logísticos e simplificação do processo de compra. 

Quais são as vantagens do Cash and Carry? 

Além de ser mais econômico, esse tipo de negócio apresenta muitas vantagens em comparação com outros tipos de lojas. Entre elas estão:

1) Alta variedade de produtos

No atacarejo são oferecidos uma gama enorme de diferentes tipos de produtos. Tudo isso em um mesmo ponto de venda. Por exemplo, pequenos empreendedores podem encontrar uma grande variedade de produtos do seu nicho. Assim, eles podem comprar por um preço menor e revender em suas próprias lojas. 

Da mesma forma que o dono de um restaurante pode encontrar todos os alimentos que precisa. Por um valor mais em conta se comparado a supermercados, por exemplo. Da mesma forma, uma família também pode encontrar tudo o que precisa para abastecer sua casa. As opções são imensas e o depósito é o limite.

2) Simplifica a escolha de fornecedores

Sem dúvida, um dos pontos mais complicados que todo empreendedor tem de enfrentar é a escolha dos fornecedores. Geralmente, o processo acaba sendo longo e caro. É preciso encontrar fornecedores que ofereçam os produtos que a empresa precisa. Seguir com a negociação, além de acompanhar e renovar o contrato firmado. 

Ou seja, são etapas demoradas que consomem tempo, esforços e dinheiro. Portanto, o fato da maioria dos produtos estarem no mesmo espaço facilita essas tarefas longas e pesadas. Assim, o empreendedor pode simplesmente ir ao Cash and Carry, e ainda ter mais tempo para focar no seu negócio.

3) Funciona como armazém

Outro benefício importante do Cash and Carry para empresas é que ele funciona como depósito. Isso porque, a maioria dos negócios exigem grandes espaços para guardar todo o material necessário para a produção. Além de precisar de outro local para guardar todos os produtos acabados que ainda não foram comercializados.  

Assim, graças ao atacarejo, o custo com esses espaços é consideravelmente reduzido ou, em alguns casos, até desaparece. Afinal, a empresa não precisará de grandes espaços para guardar o que necessita. Já que a qualquer momento, se faltar algum produto, é só passar no atacarejo e comprá-lo imediatamente. 

4) Permite que o cliente veja o produto antes de comprá-lo

Em uma relação normal com um fornecedor, a empresa geralmente não consegue ver o produto que comprou. Pelo menos não até que ele chegue à empresa. Só então você poderá verificar a qualidade dos itens. E se eles realmente atendem às suas necessidades e às suas demandas. 

Fora que, em caso de qualquer tipo de problema ou imprevisto, você deve avisar o fornecedor. Nesse sentido, existe todo o processo de relatar o erro, devolver o produto. E, por fim, aguardar até que haja um novo fornecimento.  

Todo esse processo também pode gerar conflitos com o fornecedor. Por outro lado, no modo Cash and Carry, o varejista pode ver o produto antes de comprá-lo. Assim é possível se certificar, antes do uso, de que os itens atendem ao que você procurava.

Quais são as desvantagens do Cash and Carry? 

Por outro lado, um atacarejo também tem as seguintes desvantagens: 

1) Tem público limitado

Certamente, não é todo mundo que está disposto a se deslocar para os limites da cidade. Por isso, se você está pensando em gerir um negócio desse tipo, saiba que o leque de clientes será menor. Mas, claro, sempre existem formas de atrair mais consumidores e fidelizar a clientela para que eles continuem voltando. 

2) O volume de vendas não é tão grande quanto o desejado

O Cash and Carry pode funcionar como armazém e está disponível a qualquer momento. Logo, o volume de compras por cliente normalmente não é tão grande quanto os atacarejos gostariam. Por isso, você pode acabar conseguindo um negócio mais vantajoso com fornecedores privados.

3) Não permite muito diferencial

Certamente, em um Cash and Carry estão todos os produtos que um varejista precisa. Portanto, qualquer pessoa pode ir e adquirir os mesmos produtos utilizados pela concorrência.  

E para se diferenciar no mercado, é preciso oferecer inovação. Ou seja, algo que a concorrência não tem. Portanto, no atacarejo você não encontrará aquele elemento único que lhe permitirá obter essa vantagem competitiva.

Cash and Carry no Brasil

O modelo Cash and Carry veio para o Brasil através da Makro, em 1972. Aqui, o atacarejo trava uma luta de gigantes com as principais marcas de hipermercados. Por exemplo, Carrefour, Wall Mart e Pão de Açúcar são alguns concorrentes mais famosos que possuem sua bandeira no atacarejo. 

O Carrefour com o respectivo Atacadão, o Wall Mart com o Maxxi e o Pão de Açúcar com o Assai. E, segundo dados, esse modelo só tende a crescer no Brasil. Um levantamento da Nielsen de 2020 mostrou que o aumento das vendas dos supermercados do país foi de 8%. Enquanto os atacarejos registraram um crescimento de 32,2%. 

 

Então, tirou todas as suas dúvidas sobre o modelo Cash and Carry? Como o nome em português sugere, o atacarejo é a união entre a compra em atacado e varejo. Ou seja, compra em grandes quantidades e compra para consumo próprio. Tudo isso em um só lugar. 

E você? Já fez compras em um Cash and Carry? Conta pra mim nos comentários e não esqueça de conferir mais conteúdo exclusivo nas minhas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Acompanhe também o Canal do Consultor no YouTube para conferir os temas aqui do blog de uma forma mais prática. Até a próxima!

Assista ao vídeo: