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Sejam bem-vindos a mais um artigo da nossa série de Dicas do Consultor. As orientações de hoje são para atender ao pedido da nossa querida seguidora Débora. Ela tem um restaurante e neste momento de pandemia está sendo difícil fazer vendas somente através do delivery. Assim, ela nos fez uma pergunta: Como gerar Relacionamento vendendo por Delivery?
Portanto, hoje a minha missão é responder esta pergunta e ajudar você a vencer a crise. Sem dúvidas, as dicas que preparei para hoje podem ser um auxílio para quem vende por delivery. Mas também para quem possui um e-commerce, ou alguma outra forma de comércio que permite pouco contato com o cliente.
Então, vem comigo, siga a leitura e descubra formas incríveis de se posicionar à frente da concorrência durante a crise. Assim você terá sucesso ao oferecer um bom atendimento e gerar um relacionamento vendendo por delivery, ou à distância.
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Dicas para gerar relacionamento vendendo por Delivery
Certamente, é muito importante se relacionar com os clientes e parceiros em todos os formatos de venda ou comércio. Com o delivery não é diferente. Mesmo através da entrega em casa, seu negócio deve igualmente ter um cuidado com o consumidor.
Em um restaurante físico que se destaca dos outros, os clientes são atendidos na porta com muito carinho e empatia. Fora que outro diferencial é no momento de pagar a conta. Na saída o atendente pergunta, de forma delicada, sobre quais foram os pontos fortes e os pontos fracos do serviço. Essa despedida também é uma boa oportunidade para oferecer um brinde de presente.
Tudo isso é essencial para criar engajamento e fidelizar o cliente. Ou seja, fazer com que ele volte a consumir o seu serviço, se tornando um parceiro fiel do seu negócio. Mas como criar esse relacionamento vendendo por delivery?
É um pouco mais difícil criar uma relação direta com o consumidor quando o serviço é feito à distância. Seja através de um serviço próprio de entregas, ou por aplicativos como, por exemplo, o iFood ou Rappi. Mesmo assim, ainda temos soluções para se aproximar e fidelizar o cliente por delivery. Confira as dicas do Consultor:
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1) Escreva recados personalizados
Primeiramente, para aumentar sua relação com os consumidores, que tal mandar recadinhos exclusivos feitos a mão? Com certeza, escrever algo personalizado aproxima o cliente do restaurante, pois ele se sente mais acolhido.
Acima de tudo, é preciso ser empático, afinal a palavra do momento é empatia. Aliás, essa palavra significa se colocar no lugar do outro e compreendê-lo emocionalmente, de forma afetiva. Ou seja, demonstrar empatia faz com que o consumidor entenda que sua empresa dá valor à preferência dele. Portanto, isso cria uma proximidade, mesmo à distância, e gera um relacionamento por delivery.
Além disso, as mensagens por escrito são práticas e fáceis, não demandam muito tempo nem dinheiro do caixa. Então, aplique essa técnica no seu restaurante e você terá um diferencial enorme se comparado aos concorrentes. Por exemplo, você pode escrever recados como:
“Obrigado por fazer o seu pedido com a gente! Espero que essa refeição alimente e seja prazerosa.”
Por fim, conclua a mensagem com um coração, ou uma carinha feliz. Se lembre: o importante é ser empático e mostrar o cuidado que você tem com o cliente.
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2) Envie brindes com os pedidos
Em segundo lugar, uma ótima ideia é enviar um brinde junto com o pedido que o cliente fez. Por exemplo, se o pedido for uma refeição, por que não incluir um docinho como sobremesa? Esse presentinho, certamente, é uma forma de demonstrar ao seu público que ele é especial para você.
Sem dúvidas, existem muitas opções, como um brigadeiro, ou um mini-churros. Da mesma forma, uma bala, ou um chiclete, também podem cumprir a função, sendo opções mais baratas. O mais importante é apresentar um diferencial. Em outras palavras, fazer algo que o concorrente não faz.
Assim você sai na frente, pois todo mundo gosta de receber um presentinho e se sentir especial, não é verdade? E os brindes são uma boa forma de sentir essa exclusividade e privilégio na hora da compra. Logo, deixe a sua marca com um docinho de brinde e melhore o seu relacionamento vendendo por delivery.
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3) Utilize embalagens seguras
Não tem nada pior do que quando o seu pedido chega bagunçado, não é mesmo? Quando abrimos uma embalagem e a comida está com um aspecto ruim não dá nem vontade de comer. Fica ainda pior quando um líquido vaza, e você perde parte da refeição. Entretanto, a solução para que isso não aconteça é simples: utilizar embalagens seguras!
Sem dúvida, quando o pedido não chega do modo que o cliente esperava, isso cria imagem negativa para o restaurante. Desse modo, é provável que o consumidor não volte a comprar com você. Por outro lado, usando embalagens que protegem e preservam o formato da comida você consegue ter muitas vantagens.
Isso porque, primeiro nós comemos com os olhos. Ou seja, uma comida bonita é mais prazerosa. Então invista em embalagens que mantenham o aspecto atraente da refeição. Mesmo que, para isso, você precise aumentar o preço do produto. Outra dica é usar embrulhos que conservam o layout bonito do alimento.
Quanto mais carinho e segurança você demonstrar na embalagem, mais confiança o cliente terá no seu restaurante. Dessa forma, as chances dele comprar novamente com você aumentam muito. Lembre-se: a embalagem deve ser condizente com a qualidade do seu produto. Assim o cliente percebe mais valor no que adquiriu.
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4) Responda as avaliações
Responder as avaliações online é um modo de manter contato e gerar relacionamento vendendo por delivery. Então, responda sempre que o cliente mandar uma avaliação positiva. Fale com ele mantendo um carinho e simpatia inigualáveis.
Com certeza, é importante responder mesmo que seja uma reclamação ou avaliação negativa. Nesses casos, você deve ser ainda mais carismático. Agradeça por esse cliente ter entrado em contato e prometa fazer o possível para melhorar a relação.
Esse retorno é essencial, pois, certamente, é melhor um cliente que conversa com você do que um cliente calado. Isso porque o cliente que não vai atrás, simplesmente recorre aos concorrentes, sem dar uma segunda chance. Então, sempre responda com muito carinho e atenção, ainda que seja uma crítica. Afinal, ser grosseiro cria uma imagem muito negativa para a empresa.
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5) Treine seus entregadores
Treinar os entregadores para serem carinhosos e atenciosos também é uma dica valiosa para gerar um relacionamento vendendo por delivery. Portanto, se você conta com o próprio entregador, não deixe de seguir essa sugestão.
Por exemplo, instrua o funcionário a subir no prédio quando for o caso do cliente morar em apartamento. Isso é um grande diferencial, principalmente hoje em dia que muitos entregadores são funcionários de outra empresa. Assim, ele demonstra o mesmo carinho que você exprime no restaurante físico.
Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais importantes, pois o entregador é quem representa o restaurante. Ele é o seu cartão de visita no momento da entrega. Logo, treinar ele a ser mais empático e carinhoso também mostra o diferencial do seu produto. Isso faz com que fique evidente o amor que o restaurante tem pelo cliente.
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6) Faça pós-venda
Inegavelmente, manter uma relação de pós-venda ajuda a fidelizar o cliente. Assim, essa é uma estratégia eficiente para gerar um relacionamento vendendo por delivery. Então, após a entrega do pedido, espere cerca de 1 hora e envie uma mensagem ao consumidor. Pergunte como foi a experiência dele e procure saber o que ele achou do serviço.
Outra maneira de fortalecer esse pós-venda é enviar um cupom de desconto para a próxima compra. Da mesma forma, mande as promoções que surgiram, sendo sempre muito simpático e carinhoso.
Dessa forma, você mantém um relacionamento com esses clientes, mesmo à distância. Assim como as outras dicas, esta também mostra a importância que a sua empresa dá aos consumidores. O objetivo principal é manter a satisfação deles por meio da transmissão de confiança.
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Considerações finais
Através dessas dicas práticas, com certeza, você conseguirá estreitar as relações com o seu público. Em um momento como é o da pandemia, infelizmente não é possível fazer muito mais, devido às barreiras sanitárias. Mas, certamente, essa crise não será mais um problema para você.
Então, recados, embalagens, brindes, e um contato personalizado, seja pelo entregador, ou pelas redes sociais, são elementos que fazem sucesso. Sem dúvida, ao adotar essas medidas você se coloca à frente da concorrência. Já que boa parte só pensa no preço do produto, considerar a experiência do cliente é um diferencial e tanto.
Tenho certeza de que com essas sugestões você fará muito sucesso, mesmo após a crise. Espero que tenham gostado das Dicas de hoje, e não deixem de enviar suas dúvidas nos comentários. Ou, então, me siga no Instagram, Facebook e LinkedIn para falar diretamente comigo. E se você tiver alguma pergunta diferente, envie para mim, assim como a Débora fez.
Além disso, se inscreva no meu Canal no YouTube para ver as novidades do Consultor em primeira mão. Inclusive, o que acha assistir ao vídeo em que falo sobre todas essas dicas de uma forma mais prática ainda?
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