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Tanto o Branded Content quanto o Marketing de Conteúdo são ferramentas essenciais para o maketing digital de hoje em dia. Você pode usar ambos simultaneamente. Mas é necessário entender e distinguir as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. Isso porque, só assim é possível saber e avaliar qual se encaixa melhor à necessidade da sua empresa.

Sem dúvidas, o marketing digital trouxe uma revolução na forma de atrair o público. Através de novos conceitos e estratégias. Entre eles estão os diferentes formatos de criar conteúdo. Certamente, embarcar nesse meio é uma excelente tática para aumentar suas vendas ou chamar mais atenção para o seu negócio.

Afinal, atualmente grande parte da população tem acesso aos meios digitais e vivem na internet. Assim, criar conteúdo para os usuários da internet acaba sendo inevitável. Neste cenário, o branded content e o marketing de conteúdo dominam a rede e são muito eficazes. Porém, ainda exitem muitas dúvidas acerca dessas ferramentas, como suas diferenças e finalidades.

Por isso, se você procura por marketing digital, é importante entender as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. Já que cada uma dessas estratégias gera resultados diferentes. Fora que, cada uma possui o seu próprio público-alvo. Portanto, confira quais são essas diferenças e se prepare para atender sua persona nas mídias digitais.

Branded content: o que é?

branded content

O termo branded content significa literalmente “conteúdo de marca”. Porém, essa não é uma estratégia tão generalizada como a expressão sugere. Certamente, não são todos os conteúdos de uma marca que entram no espectro do branded content.

Essa estratégia também é conhecida como branded entertainment, ou “entretenimento de marca”. Isso porque sua função principal é justamente divertir o consumidor. Por isso, esse tipo de conteúdo precisa ter qualidade e relevância para a sua persona.

Com esta forma de marketing, a dinâmica da divulgação da marca muda. Ela passa a ter uma associação com informação e diversão. O branded content também é muito flexível e adaptável. Por isso, a estratégia está uma intersecção do marketing. Envolvendo, assim, publicidade, informação e entretenimento.

O foco desta tática não é a venda direta, mas sim cativar e gerar uma conexão com o consumidor. Ele deve divertir e incitar o público a conversar espontaneamente sobre a marca. Portanto, podemos dizer que esse tipo de conteúdo possuí mais valor para o consumidor. Confira mais detalhes dessa estratégia no meu post sobre o assunto.

Marketing de Conteúdo: o que é?

marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é outra estratégia de Marketing que também serve para engajar o público-alvo. Nele são produzidos conteúdos para a persona do seu negócio. Entretanto, não pode ser qualquer tipo de conteúdo. Sem dúvidas, esse material deve auxiliar o cliente em todo processo de compra.

Além disso, ele deve atrair o consumidor para a sua marca ou produto de forma natural e espontânea. Por isso falamos que o Marketing de Conteúdo é o combustível central do Inbound Marketing. Isso porque esta ferramenta é um conjunto de estratégias atraentes que fazem os clientes irem voluntariamente ao site da empresa.

Assim, o Marketing de Conteúdo é conhecido por atrair potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Portanto, com ele é possível chamar a atenção do cliente e envolvê-lo de forma a agregar valor para o consumidor. Desse modo, você cria uma percepção positiva da sua marca, gerando possíveis negócios.

O objetivo é informar seu público para que futuramente ele compre de você. Isso acontece, pois o cliente passa a respeitar e ter a sua marca como referência. Ou seja, a intenção é preparar o terreno para a venda.

Além disso, outro diferencial desse tipo de marketing é fazer com que o possível cliente realize outra ação. Por exemplo, assinar um newsletter, baixar um material ou comprar um produto são alguns dos benefícios.

Diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

Branded Content e Marketing de Conteúdo

Para se adequar a realidade cada vez mais digital, tem se investido progressivamente em Branded Content de Marketing de Conteúdo. Isso porque, apesar de não gerar venda diretas, essas estratégias são muito benéficas. Afinal, elas são responsáveis por conquistar o engajamento do público e aumentar o reconhecimento das marcas.

Portanto, elas podem sim levar a uma venda posterior. Mas para tanto, você não pode deixar que essa intenção fique muito explícita, nem mostrar que esse é o objetivo. Pois, caso contrário, o público perceberá esse propósito e a estratégia não será eficaz.

Assim, embora similares, existem diferenças importantes entre essas estratégias. Sem dúvidas, essa distinção está no cerne de suas finalidades. Enquanto uma visa conquistar o público por meio de histórias, a outra foca em preparar o cliente para comprar.

AInda não ficou claro? Trouxemos uma tabela para o entendimento ficar mais fácil.

Branded Content X Marketing de Conteúdo

  • A produção de conteúdo se liga diretamente com marca e melhora seu posicionamento;
  • O conteúdo traz simultaneamente diversão e informação. Tudo de forma a deixar claro que a produção é da empresa;
  • A marca tem destaque no conteúdo;
  • É uma estratégia que visa reforçar o posicionamento que a marca tem ou pretende ter no mercado. Busca divertir o público para engajá-lo.
  • A produção de conteúdo nem sempre está diretamente relacionada à imagem da empresa;
  • O conteúdo envolve a solução de um problema do consumidor e não necessariamente precisa destacar a marca;
  • O destaque é a necessidade do consumidor;
  • É uma estratégia que visa conversão, possuindo ligação com a jornada do consumidor. Ou seja, ao processo de compra que faz o consumidor se identificar e comprar com a sua marca.
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Principais objetivos do Branded Content

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Entre as principais finalidades do Branded Content está a melhora do posicionamento da marca. Além de aprimorar o valor que a marca ou produto possui no mercado.

Outra característica importante, é promover o Marketing “boca a boca”. Ou seja, o conteúdo precisa ser tão interessante a ponto de virar um tema “em alta” na sociedade. Isso faz com que um cliente indique seu trabalho para outro e por aí vai.

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Principais objetivos do Marketing de Conteúdo

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Já nos principais propósitos do Marketing de Conteúdo está o intuito de transformar a marca em uma autoridade. Isso se dá por meio de tirar as dúvidas do consumidor sobre um produto ou serviço. Dessa forma, o público percebe a marca como especialista no mercado em que atua.

Além disso, melhorar alcance orgânico através dessas informações também é um objetivo dessa estratégia. Fora o aperfeiçoamento no atendimento ao cliente e o aumento de conversão. Uma vez que, após tirar suas dúvidas, o usuário tende a adquirir o produto considerando a solução para seu problema.

Conclusão

Enfim, essas são as principais diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. A chave para entender e distinguir as estratégias está no objetivo central de cada uma. Ao passo que a primeira cativa o público criando uma imagem interessante, a outra prepara a venda.

Agora basta pensar e refletir sobre essas diferenças para chegar na que melhor se encaixa com as suas necessidades. Se a sua marca busca reconhecimento no mercado a sugestão é usar o Branded Content. Já se o seu objetivo é criar um relacionamento com o consumidor, então a dica é o Marketing de Conteúdo.

Mas, vale lembrar que você pode utilizar ambas as estratégias na sua campanha de marketing digital. Contudo, se você quer uma orientação particular, entre em contato comigo. Será um prazer falar com você pelo Instagram ou LinkedIn.

Espero que esse artigo seja útil para você, em caso de dúvidas, acesse o Canal do Consultor no YouTube. Lembre-se de se inscrever para receber as próximas dicas do Consultor.

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