Tudo que você precisa saber sobre o que é ROI e como usá-lo para que seus investimentos gerem retornos.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” custom_margin=”39px|||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Você já se perguntou o que é ROI? Se você é dono de um negócio, gerencia finanças ou tem curiosidade no tema, provavelmente já ouviu essa sigla. Afinal, esse é um termo comercial muito comum, que usamos para identificar retornos financeiros.
Ou seja, ROI é o retorno sobre o investimento. Logo ele é muito importante em um negócio. Já que é ele quem indica o sucesso de um empreendimento. Muitas vezes expresso como uma porcentagem, essa taxa pode descrever o resultado de diversas estratégias. Desde um retorno financeiro até a eficiência de um projeto.
Então, fica claro que ROI é coisa séria! Por isso, o Canal do Consultor trouxe tudo que você precisa saber sobre o que é ROI. Assim, você pode usá-lo para alcançar mais retorno em seus investimentos ou estratégias. Vamos lá?
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”39px||-2px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]O que é ROI?
ROI é uma sigla para Return On Investment, que significa retorno sobre o investimento, em português. Portanto, podemos resumir o que é ROI como: um índice financeiro usado para calcular o retorno de um investimento.
Podendo ser um retorno passado, ou seja, que já gerou lucros. Ou um retorno em potencial, que poderá gerar lucros.
Então, certamente, os resultados de qualquer gasto de uma empresa podem ser calculados com o ROI. Com exceção de algumas despesas básicas, como alimentos ou consertos na estrutura do seu negócio.
Por exemplo, contratar uma agência de criação de site para reformar a página da sua empresa. Essa ação pode ser considerada um tipo de retorno sobre o investimento. Porque ela irá gerar lucros no futuro.
De modo geral, usamos o ROI para calcular o valor de um investimento. Por exemplo, um investidor gostaria de saber o retorno potencial de um investimento antes de comprometer os fundos da empresa.
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/o-que-e-roi-2.jpg” alt=”o que é roi” title_text=”o que é roi” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” max_width=”50%” module_alignment=”center”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-16px|||||” custom_padding=”49px|||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Como calcular o ROI?
Existem várias formas de calcular esse índice. Geralmente, elas envolvem a divisão do lucro da empresa pelo valor do investimento. Ou lucro líquido dividido pelo custo de capital do investimento. Quanto maior a proporção, maior o benefício obtido.
Logo, os dois modos mais usados para calcular o que é ROI são:
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” custom_padding=”1px|||||”]ROI = lucro do investimento – custo do investimento / custo do investimento
ou
ROI = lucro líquido / base do investimento
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” custom_padding=”1px|||||”]Normalmente o ROI é expresso como uma porcentagem porque é mais fácil de entender. Para tanto, basta pegar a conta anterior e multiplicar por 100%.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font_size=”16px” link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” custom_padding=”1px|||||” border_radii=”on|2px|2px|2px|2px” border_width_all=”1px”]ROI = (lucro / custo) x 100%
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” custom_padding=”1px|||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Além disso, o cálculo do ROI inclui o retorno líquido porque ele pode ser positivo ou negativo. Quando temos um valor positivo, isso significa que os retornos líquidos estão no azul. E você obteve lucro.
Por outro lado, quando temos um valor negativo, isso significa que os retornos líquidos estão no vermelho. Já que os custos totais passaram os retornos totais. Em outras palavras, esse investimento produziu uma perda.
Assim, para calcular com precisão, os retornos totais e os custos totais devem ser considerados. Enquanto para uma comparação perfeita entre investimentos diferentes, o ROI anual deve ser considerado.
Resumindo, a maneira mais fácil de pensar sobre a fórmula do ROI é pegar o “retorno” e dividi-lo pelo “custo”.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”39px||1px|||”]Exemplo do cálculo do ROI
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”3px|||||” custom_padding=”||0px|||”]Vamos supor que você investiu R$ 500.000 na sua empresa. Após um ano, o seu caixa é de R$ 1.000.000. Para calcular o quanto você ganhou com esse investimento, em termos de porcentagem, basta fazer a conta:
ROI = (1.000.000 – 500.000) / (500.000) x 100 = 100%
Ou seja, nesse caso, o lucro que você obteria seria de 100%.
Porém, quando falamos de um investimento com prazo maior, o que é ROI muda. Isso porque, um retorno de 25% em 5 anos não é o mesmo que um de 25% em 5 dias. Durante esse período a economia muda e a moeda sofre alterações.
Para superar esse problema, existe a fórmula do ROI anual.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font_size=”16px” link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” custom_padding=”1px|||||” border_radii=”on|2px|2px|2px|2px” border_width_all=”1px”]ROI anual = [(Valor final / Valor inicial) ^ (1 / # de anos)] – 1
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”3px||23px|||” custom_padding=”||0px|||”]Onde: # de anos = (data de término – data de início) / 365
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/o-que-e-roi-3.jpg” alt=”o que é roi” title_text=”o que é roi” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_margin=”|auto|11px|auto||” custom_padding=”0px||0px|||”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.4″ max_width=”85%” module_alignment=”center” min_height=”31px” custom_margin=”2px||2px|||” custom_padding=”|34px|0px|||”]Por exemplo
Você compra uma ação em 1º de janeiro de 2017 por R$ 12,50. E a vende em 24 de agosto de 2017 por R$ 15,20. Qual é o retorno do investimento regular e anual?
Regular = ($ 15,20 – $ 12,50) / $ 12,50 = 21,6%
Anual = [($ 15,20 / $ 12,50) ^ (1 / ((24 de agosto – 1º de janeiro) / 365))] -1 = 35,5%
[/et_pb_blurb][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” custom_padding=”||31px|||”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” max_width=”89%” module_alignment=”center” custom_margin=”30px||51px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Por que o ROI é importante para o seu negócio?
Empresas inteligentes, que gastam com sabedoria e monitoram seus retornso, conseguem crescer mais no mercado. Além de permanecer relevantes por mais tempo. Isso porque a aplicação do ROI é simples.
Se você não vê um retorno ideal em seus empreendimentos, pare de gastar dinheiro nisso. O melhor é descartar esse projeto. Afinal, continuar a gastando com causas perdidas significa esgotar seu caixa. E até mesmo conduzir o seu negócio para o fracasso.
Então, essa taxa é importante para a sua empresa porque ela permite que você veja os resultados do seu investimento. Ou a falta dele. E isso é indispensável para estar sempre sob controle do seu negócio.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”30px||0px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]O que é um bom ROI?
Tudo depende do investimento. Por exemplo, quando você gasta com uma ferramenta ou equipamento, por exemplo, o retorno é direto. Já gastos com marketing requerem que você faça o cálculo sobre as vendas.
Logo, o ROI que você deve esperar da sua campanha no Google Ads é um. Enquanto o retorno que você deve esperar de um investimento em uma nova fábrica será outro.
Ou seja, dependendo da estratégia, o retorno será diferente. Mas, podemos simplificar dizendo que um ótimo ROI geralmente possui dois dígitos. Portanto, quando você identificar um ROI de alta porcentagem, tente descobrir como aumentar ainda mais esses resultados.
Da mesma forma, observe suas taxas de retorno antes de assinar contratos e gastar dinheiro. Tenha cuidado e não faça grandes compras imediatamente.
Resumindo, fique atento sobre onde você investe seu dinheiro. Considere se isso aumentará os lucros dos seus empreendimentos. Assim, entender o que é ROI permitirá que você alcance um retorno saudável e cada vez mais alto.
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/o-que-e-roi.jpg” alt=”o que é roi” title_text=”o que é roi” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” max_width=”30%” module_alignment=”center”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default” custom_padding=”9px|||||”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” link_text_color=”#e09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Entendendo o que é ROI
Calcular o ROI nem sempre será um método 100% preciso. Mas é uma ótima forma de aproximar o quanto você está conseguindo de lucro na sua empresa. Desse modo, compreender o que é ROI em um projeto ou investimento te ajuda a identificar práticas de sucesso.
Sem dúvida, você pode usar essa taxa para identificar métodos de marketing e publicidade que geram o maior retorno. Você pode até usar campanhas que fizeram sucesso no passado. Dessa forma, esse índice pode te dar uma estimativa para os próximos meses.
Logo, ele te ajuda não só a medir o passado, mas também a tomar decisões para o futuro. Certamente, o cálculo do ROI é útil porque analisa o progresso do seu negócio. Além de poder impactar e melhorar as decisões que você toma para sua empresa.
Essas informações foram úteis? Espero que sim! Mas se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Ou fale comigo pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn, onde você confere mais conteúdo que te ajuda a evoluir.
Siga também o Canal do Consultor no YouTube. Lá eu falo dos temas aqui do blog de uma forma ainda mais simples e prática. Até a próxima!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default”]