o que é ROI
o que é ROI

O que é ROI? Saiba tudo do retorno sobre investimento

O que é ROI? Saiba tudo do retorno sobre investimento

Tudo que você precisa saber sobre o que é ROI e como usá-lo para que seus investimentos gerem retornos.

Você já se perguntou o que é ROI? Se você é dono de um negócio, gerencia finanças ou tem curiosidade no tema, provavelmente já ouviu essa sigla. Afinal, esse é um termo comercial muito comum, que usamos para identificar retornos financeiros.

Ou seja, ROI é o retorno sobre o investimento. Logo ele é muito importante em um negócio. Já que é ele quem indica o sucesso de um empreendimento. Muitas vezes expresso como uma porcentagem, essa taxa pode descrever o resultado de diversas estratégias. Desde um retorno financeiro até a eficiência de um projeto.

Então, fica claro que ROI é coisa séria! Por isso, o Canal do Consultor trouxe tudo que você precisa saber sobre o que é ROI. Assim, você pode usá-lo para alcançar mais retorno em seus investimentos ou estratégias. Vamos lá?

O que é ROI?

ROI é uma sigla para Return On Investment, que significa retorno sobre o investimento, em português. Portanto, podemos resumir o que é ROI como: um índice financeiro usado para calcular o retorno de um investimento.

Podendo ser um retorno passado, ou seja, que já gerou lucros. Ou um retorno em potencial, que poderá gerar lucros.

Então, certamente, os resultados de qualquer gasto de uma empresa podem ser calculados com o ROI. Com exceção de algumas despesas básicas, como alimentos ou consertos na estrutura do seu negócio.

Por exemplo, contratar uma agência de criação de site para reformar a página da sua empresa. Essa ação pode ser considerada um tipo de retorno sobre o investimento. Porque ela irá gerar lucros no futuro.

De modo geral, usamos o ROI para calcular o valor de um investimento. Por exemplo, um investidor gostaria de saber o retorno potencial de um investimento antes de comprometer os fundos da empresa.

Como calcular o ROI?

Existem várias formas de calcular esse índice. Geralmente, elas envolvem a divisão do lucro da empresa pelo valor do investimento. Ou lucro líquido dividido pelo custo de capital do investimento. Quanto maior a proporção, maior o benefício obtido.

Logo, os dois modos mais usados para calcular o que é ROI são:

ROI = lucro do investimento – custo do investimento / custo do investimento

ou

ROI = lucro líquido / base do investimento

Normalmente o ROI é expresso como uma porcentagem porque é mais fácil de entender. Para tanto, basta pegar a conta anterior e multiplicar por 100%.

ROI = (lucro / custo) x 100%

Além disso, o cálculo do ROI inclui o retorno líquido porque ele pode ser positivo ou negativo. Quando temos um valor positivo, isso significa que os retornos líquidos estão no azul. E você obteve lucro.

Por outro lado, quando temos um valor negativo, isso significa que os retornos líquidos estão no vermelho. Já que os custos totais passaram os retornos totais. Em outras palavras, esse investimento produziu uma perda.

Assim, para calcular com precisão, os retornos totais e os custos totais devem ser considerados. Enquanto para uma comparação perfeita entre investimentos diferentes, o ROI anual deve ser considerado.

Resumindo, a maneira mais fácil de pensar sobre a fórmula do ROI é pegar o “retorno” e dividi-lo pelo “custo”.

Exemplo do cálculo do ROI

Vamos supor que você investiu R$ 500.000 na sua empresa. Após um ano, o seu caixa é de R$ 1.000.000. Para calcular o quanto você ganhou com esse investimento, em termos de porcentagem, basta fazer a conta:

ROI = (1.000.000 – 500.000) / (500.000) x 100 = 100%

Ou seja, nesse caso, o lucro que você obteria seria de 100%.

Porém, quando falamos de um investimento com prazo maior, o que é ROI muda. Isso porque, um retorno de 25% em 5 anos não é o mesmo que um de 25% em 5 dias. Durante esse período a economia muda e a moeda sofre alterações.

Para superar esse problema, existe a fórmula do ROI anual.

ROI anual = [(Valor final / Valor inicial) ^ (1 / # de anos)] – 1

Onde: # de anos = (data de término – data de início) / 365

Por exemplo

Você compra uma ação em 1º de janeiro de 2017 por R$ 12,50. E a vende em 24 de agosto de 2017 por R$ 15,20. Qual é o retorno do investimento regular e anual?

Regular = ($ 15,20 – $ 12,50) / $ 12,50 = 21,6%

Anual = [($ 15,20 / $ 12,50) ^ (1 / ((24 de agosto – 1º de janeiro) / 365))] -1 = 35,5%

Por que o ROI é importante para o seu negócio?

Empresas inteligentes, que gastam com sabedoria e monitoram seus retornso, conseguem crescer mais no mercado. Além de permanecer relevantes por mais tempo. Isso porque a aplicação do ROI é simples.

Se você não vê um retorno ideal em seus empreendimentos, pare de gastar dinheiro nisso. O melhor é descartar esse projeto. Afinal, continuar a gastando com causas perdidas significa esgotar seu caixa. E até mesmo conduzir o seu negócio para o fracasso.

Então, essa taxa é importante para a sua empresa porque ela permite que você veja os resultados do seu investimento. Ou a falta dele. E isso é indispensável para estar sempre sob controle do seu negócio.

O que é um bom ROI?

Tudo depende do investimento. Por exemplo, quando você gasta com uma ferramenta ou equipamento, por exemplo, o retorno é direto. Já gastos com marketing requerem que você faça o cálculo sobre as vendas.

Logo, o ROI que você deve esperar da sua campanha no Google Ads é um. Enquanto o retorno que você deve esperar de um investimento em uma nova fábrica será outro.

Ou seja, dependendo da estratégia, o retorno será diferente. Mas, podemos simplificar dizendo que um ótimo ROI geralmente possui dois dígitos. Portanto, quando você identificar um ROI de alta porcentagem, tente descobrir como aumentar ainda mais esses resultados.

Da mesma forma, observe suas taxas de retorno antes de assinar contratos e gastar dinheiro. Tenha cuidado e não faça grandes compras imediatamente.

Resumindo, fique atento sobre onde você investe seu dinheiro. Considere se isso aumentará os lucros dos seus empreendimentos. Assim, entender o que é ROI permitirá que você alcance um retorno saudável e cada vez mais alto.

Entendendo o que é ROI

Calcular o ROI nem sempre será um método 100% preciso. Mas é uma ótima forma de aproximar o quanto você está conseguindo de lucro na sua empresa. Desse modo, compreender o que é ROI em um projeto ou investimento te ajuda a identificar práticas de sucesso.

Sem dúvida, você pode usar essa taxa para identificar métodos de marketing e publicidade que geram o maior retorno. Você pode até usar campanhas que fizeram sucesso no passado. Dessa forma, esse índice pode te dar uma estimativa para os próximos meses.

Logo, ele te ajuda não só a medir o passado, mas também a tomar decisões para o futuro. Certamente, o cálculo do ROI é útil porque analisa o progresso do seu negócio. Além de poder impactar e melhorar as decisões que você toma para sua empresa.

Essas informações foram úteis? Espero que sim! Mas se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Ou fale comigo pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn, onde você confere mais conteúdo que te ajuda a evoluir.

Siga também o Canal do Consultor no YouTube. Lá eu falo dos temas aqui do blog de uma forma ainda mais simples e prática. Até a próxima!

Canal do Consultor no YouTube:

Leia também:

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
No mundo atual, as redes...

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
Entender o comportamento...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Como a opinião do consumidor...
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Saber como compactar...
Site para empresas Por que seu negócio precisa de um
Site para empresas: Por que seu negócio precisa de um?
Você já se perguntou...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Site para empresas Por que seu negócio precisa de um
Site para empresas: Por que seu negócio precisa de um?
Práticas Essenciais para uma Gestão Eficaz de Equipes
Práticas Essenciais para uma Gestão Eficaz de Equipes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.