O que é o Outbound Marketing?

De maneira contrária ao Inbound Marketing, que se empenha em atrair clientes, mas sem ir atrás deles ativamente, despertando apenas o interesse que os levem até a empresa. Portanto, o Outbound Marketing é uma prospecção ativa de leads.

Desta maneira, Outbound Marketing pode ser definido também como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.

Em suma, esta ferramenta investe nos formatos de publicidade que “interferem” no dia a dia de possíveis clientes. Como: pop-ups, anúncios antes e durante os vídeos no Youtube. Podem ser considerados, igualmente, Outbound Marketing: telemarketing, internet e links patrocinados, entre outros.

 

Quais as vantagens de fazer Outbound Marketing?

Através da nossa experiência, sabemos que é possível conseguir resultados incríveis ao iniciar o Outbound Marketing. Dentre as diversas vantagens, as principais são:

  • Fácil mensuração

A mensuração de dados do Outbound é muito mais concisa e em tempo real. Se você, por exemplo, trabalha com informações de forma sazonal de compra e comportamento do cliente o Outbound Marketing é a ferramenta ideal.

Ao seguir os dados, a tendência é que suas taxas de conversão atinjam níveis ainda melhores, possibilitando um melhor direcionamento de suas estratégias.

Além disso, a velocidade com que são gerados resultados, adquire uma amostra para análise em menos tempo. Logo, suas ideias iniciais podem ser validadas e você já consegue tomar decisões baseadas em dados quantitativos e qualitativos.

  • Contato mais assertivo

No Outbound Marketing, você escolhe objetivamente com quem vai falar. Esta personalização do contato em vendas, aumenta a conversão final, uma vez que o comprador está em contato direto com outra pessoa.

Para um cenário de vendas complexas, o Outbound é ideal. Pois pesquisas apontam que as pessoas estão mais propensas a comprar se o processo for realizado de maneira consultiva.

  • ROI mais rápido

Enquanto o Inbound Marketing demanda tempo para gerar resultados. O Outbound consegue atingir seu público a partir do momento em que a empresa inicia a prospecção.

A medida em que o Inbound luta para trazer visitantes para o seu site, o Outbound, dependendo do seu ciclo de vendas, consegue trazer clientes em apenas uma semana. Portanto, o seu retorno sobre o investimento (ROI) se dá de forma mais rápida.

  • Ideias validadas mais rapidamente

Com o Outbound Marketing, se você entrar em contato com mil leads em apenas um mês, em suma já haverá uma amostragem grande o suficiente para validar se suas personas, discurso e comunicação estão adequados com seu público.

Desta forma, concluímos que até mesmo para validar suas estratégias de prospecção, passiva ou ativa, é necessário ir ao mercado ativamente. Desta maneira, economiza-se tempo e esforços do seu time. Afinal, sabemos que nada é mais chato e trabalhoso do que alterar o posicionamento da sua empresa/marca.

 

Outbound Marketing: como fazer?

Dentro do Outbound Marketing, engloba-se as técnicas mais tradicionais de marketing e comunicação, sendo elas:

  • Telemarketing

Uma prospecção ativa de clientes através de ligações telefônicas e a criação de roteiros para essas conversas, que são então tarefas para este tipo de estratégia.

  • Links patrocinados

A criação de anúncios para buscadores para trazer tráfego ao seu site ou fanpage. É uma estratégia de Outbound Marketing.

  • E-mail marketing

O disparo de e-mails marketing tradicionais, com ofertas de produtos e serviços é considerado uma das principais técnicas de Outbound na internet.

  • Anúncios em mídias sociais

Da mesma forma que os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais são considerados também uma prospecção ativa de leads.

 

Conclusão

No artigo acima, como resultado, podemos ver o que é Outbound Marketing. E que somado ao Inbound Marketing, pode agregar muito ao seu negócio.

 

Fique por dentro de como funciona o Inbound Marketing x Outbound Marketing nesse nosso artigo.

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo ou então assista ao nosso vídeo no canal do youtube!

Comentários

Comentários