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O Nicho de Mercado faz você se destacar ao oferecer produtos ou serviços especiais. Assim, você garante uma vantagem competitiva que pode ser a chave para o seu sucesso!

Sem dúvidas, o Nicho de Mercado pode fazer com que você conquiste mais clientes. Não porque você oferece mais soluções, mas, sim, porque você oferece soluções específicas.

Assim, definir um Nicho de Mercado te ajuda a concentrar seus esforços no que tem mais chances de sucesso. Ainda mais se você está abrindo sua empresa agora. E não possui tanto capital para investir em grandes variedades de produtos ou serviços.

Afinal, é desse modo que todo mundo começa. Vendendo um só produto ou serviço especial e de boa qualidade. Ou seja, que se destaca da concorrência. Desse modo, essa estratégia oferece muitas vantagens. Contudo, na verdade, definir um Nicho de Mercado pode ser difícil sem saber algumas informações chaves.

Pensando nisso eu separei 6 dicas para você que quer segmentar seu negócio e ganhar destaque. Vamos lá?

Nicho de Mercado: O que é?

Nicho de Mercado é uma forma de se especializar em um produto ou serviço altamente específico. Portanto, essa é uma estratégia de venda que foca em um único público-alvo. Ao invés de oferecer suas soluções para todo mundo, você se concentra apenas em clientes ideais.

Em outras palavras, Nicho de Mercado é a identificação de um grupo menor dentro de outro grupo maior. Isto é, criar um nicho dentro de um setor do mercado. Esse pequeno grupo deve possuir necessidades e interesses únicos e específicos. Portanto, o Mercado de Nicho opera sob a máxima de menos é mais.

Inclusive, o Nicho de Mercado é ainda mais eficaz se não houverem outras opções no mercado. Pois, desse modo, não haverá concorrência e 100% do público recorrerá a você. Normalmente, é o que acontece quando você conta com boas estratégias de Marketing Digital para definir seu nicho.

nicho de mercado

Por que definir um Nicho de Mercado?

Achar seu Nicho de Mercado ajuda seu negócio a crescer em diversas formas. Isso porque abastecer um grupo pequeno do mercado faz com que você se especialize naquilo.

Desse modo, você consegue aumentar sua expertise e se diferenciar da concorrência. Ou seja, você se torna uma autoridade no assunto. Além de mostrar suas capacidades de uma maneira única e especial.

Fora que definir seu nicho, também permite que você obtenha muito retorno. Esse é o capital que irá construir seu caixa e permitir que você cresça. Pois, o Nicho de Mercado possibilita que você passe a ter retornos de acordo com o Princípio Pareto. Em outras palavras, a regra dos 80/20.

Ou seja, 80% do seu retorno virá de apenas 20% do que for feito. Para um pequeno negócio, essa é a melhor forma de obter sucesso.

Não acredita? Pode parecer mentira, mas um exemplo de estouro do nicho é a cultura pop. Há algumas décadas, esse tipo de entretenimento se reservava apenas a um grupo pequeno de fãs. Enquanto hoje em dia essa cultura movimenta centenas de bilhões de dólares. Com filmes como Harry Potter, Marvel e Star Wars.

mercado de nicho

Como definir seu Nicho de Mercado?

Para encontrar seu Nicho de Mercado, é preciso ter em mente que cada negócio é diferente. Portanto, não existe uma formula secreta ou receita de bolo para isso.

Mas você pode começar se questionando. Entre os tipos de clientes que você pode mirar, qual você escolheria? Quais produtos ou serviços você acha que podem render mais?

Com isso em mente, eu trouxe 6 dicas que podem te ajudar na busca pelo seu nicho:

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1) Reflita sobre o que você já oferece

o que é nicho de mercado

Certamente, fazer uma lista de todos os produtos e serviços que você já oferece é uma boa ideia. Mas, além disso, também reúna sua equipe e faça um brainstorm de variações e usos específicos para aquilo.

Por exemplo, se você trabalha com fotografia, as variações incluem fotografar festas. Ou então fazer ensaios fotográficos, particulares ou para empresas. Seu foco seria fotografar pessoas, objetivos, cenários ou animais? Pense em tudo isso direcionando para o seu setor.

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2) Descubra qual é o seu cliente ideal

nicho de mercado

Em segundo lugar, procure se concentrar no que você espera do seu consumidor. Pode ser os clientes do seu próprio negócio, ou o público-alvo do seu setor em geral.

Quais desses consumidores mais interessa a você? Desses clientes, quais você geralmente evita? Deles, quais somam mais benefícios e praticidade na hora da venda? E, por fim, quais você acha que estão dispostos a pagar mais dinheiro por suas soluções?

Refletir sobre essas perguntas é importante. Pois assim você encontra seu nicho a partir de algo que você e sua equipe gostam. Além de ser algo que você tem mais facilidade para lidar. Portanto, você naturalmente será melhor nesse segmento.

Fora que compartilhar interesses com esses clientes fará com que você se conecte melhor a eles. Isso será de extrema necessidade, já que você estará entrando em território novo.

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3) Liste os seus pontos mais fortes

mercado de nicho

Definir seu Mercado de Nicho a partir de seus pontos mais fortes é uma ótima solução. Por exemplo, se você possui um armazém onde o estoque que mais oferece retorno é o de alimentos. Então o seu nicho pode ser a armazenagem de comida.

Assim, você terá um negócio que reflete o que você tem de melhor. Ou seja, aquilo que te faz ser especial. Então, mesmo que você encontre alguns concorrentes você ainda irá se destacar. Pois seu negócio será realmente bom no que faz.

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4) Confira se há concorrência

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Fazer uma análise competitiva do setor é essencial para encontrar seu Nicho de Mercado. Desse modo, você sabe se o setor já está cheio de opções iguais a que você deseja oferecer.

Assim, você pode decidir investir em um mercado saturado ou partir para uma opção mais inovadora. Com essa análise você também descobre a qualidade do que já existe no mercado. Portanto, é possível oferecer um produto ou serviço melhor.

Além de descobrir lacunas que você pode preencher com as suas soluções. Dessa forma você faz o seu nicho a partir das brechas que a concorrência deixou.

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5) Pesquise as necessidades do público

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Sem dúvidas, você pode aprender com o seu próprio público. Durante a pesquisa de concorrência, vejas os reviews dos clientes. Procure saber o que quem compra do seu concorrente acha desse produto ou serviço.

Além disso, você também pode perguntar aos seus próprios clientes o que eles mais precisam. Deixe um formulário disponível na sua página, ou pergunte em uma conversa pessoal.

Fazer essa atividade, com certeza, resultará em vantagens para o seu negócio. Pois, além de te ajudar a achar seu Nicho de Mercado, ainda melhora outras estratégias. Como, por exemplo, ter mais engajamento nas redes sociais.

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6) Escolha, teste e ajuste sua estratégia

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Como a maior parte das estratégias de mercado, é preciso testar seus resultados. Por isso, escolha uma campanha de nicho e comece a testar o feedback. Então é só ir ajustando até encontrar o nicho mais ideal.

Talvez a sua primeira ideia não saia como você desejou. Mas uma mudança simples pode acertar o alvo e atrair um público grande. Logo, essa é uma ideia que você pode explorar mais.

Definindo seu Nicho de Mercado

Se você ainda não definiu seu Nicho de Mercado, mas deseja conquistar cliente fiéis, a hora é agora. Certamente, existe uma infinidade de nichos que você pode tentar. E se concentrando em um grupo menor de consumidores, você pode se conectar melhor com o seu público.

Assim, você monta uma cartela de clientes que sempre comprarão de você. Além de dominar uma área do seu setor. Espero que as dicas do Consultor te ajudem nessa jornada de sucesso.

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