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O marketing de serviços possui características distintas do marketing tradicional. A diferença está nos 7 P’s que compõem essa estratégia. Conheça essas características e comece a atrair mais clientes!

Sem dúvida, contar com uma estratégia sólida de marketing pode ser um divisor de águas para sua empresa. Ou seja, ela pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio. E com o marketing de serviços não é diferente.

Na verdade, o que diferencia o marketing de serviços são características conhecidas por P’s. Isso porque o marketing convencional consiste em 4 P’s que são Praça, Preço, Produto e Promoção. Enquanto o marketing de serviços conta com 7 P’s: Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Palpabilidade.

Logo, os 3 P’s adicionais, Processos, Pessoas e Palpabilidade, são exclusivos do marketing de serviço. Além disso, esse tipo de marketing também é chamado de composto de marketing, mix de marketing ou marketing mix. Em outras palavras, todos esses termos se referem aos 7 P’s.

Mas, afinal, o que são os 7 P’s do marketing de serviços? Por que eles são importantes? E como usá-los em favor do seu negócio? Essas são as informações que o Canal do Consultor separou para você no artigo dessa semana. Siga a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre os 7 P’s do marketing de serviços.

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1) Produto

O primeiro P consiste naquilo que será vendido. Porém no marketing de serviços o produto não é um bem material. Mas sim a oferta de um serviço feita por uma empresa. Seu objetivo deve ser satisfazer os desejos e as necessidades dos clientes. Ou seja, é algo vai gerar valor para o cliente.

Por isso, você deve pensar em cada característica do “produto” visando essa finalidade. Desde a gama de serviços oferecidos até a qualidade e a identidade visual do que você oferece. Tudo isso com atenção redobrada para o atendimento ao cliente.

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2) Preço

Contar com uma boa estratégia na hora de definir preços é crucial para o sucesso de qualquer empresa de serviços. Nesse sentido é preciso levar em consideração os preços padrões e os preços com desconto. Além de pesquisar os preços mais comuns no mercado e as condições de pagamento. 

Fora que o preço de um produto ou serviço também estará sempre relacionado ao posicionamento da marca no mercado. Mas, sobretudo, o preço representa o custo de um serviço junto com outros fatores como competitividade. E ainda poder aquisitivo dos clientes e a qualidade do serviço. 

Logo, essa é uma característica muito importante do marketing de serviços. Portanto, você deve ter muita atenção em todos os fatores que eu mencionei acima na hora de definir o preço do seu serviço.

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3) Praça

Os locais de serviços e de venda de produtos, ou seja, a praça, são os mesmos. Mas os serviços dão ao local uma utilidade maior que, normalmente, faz essa praça ser parte da prestação de serviço. Portanto, onde os serviços são prestados é um fator muito importante para o cliente. 

Assim, para ter sucesso você precisa cuidar muito bem do “lugar” onde fornece seus serviços. Nesse sentido, a localização geográfica de alguns serviços influencia muito no retorno sobre o investimento dos negócios. 

Por exemplo, restaurantes, hotéis e serviços de transporte precisam de uma localização estratégica. Mas essa é uma máxima do marketing de serviços que vale para todos os tipos de serviços. 

 

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4) Promoção

Certamente, a promoção ou divulgação dos serviços é crucial para se diferenciar da concorrência. Digamos que você seja proprietário de um hotel e alguém resolve abrir outro hotel do lado do seu. Se os dois estão localizados lado a lado, como o público pode diferenciar os serviços de cada um? 

É aí que a promoção, publicidade e propaganda entram. Ou seja, para mostrar ao público o porquê seu serviço é melhor e porque ele deve escolher o seu negócio. Da mesma forma, a promoção também cria a imagem da marca.

E ainda faz com que você fique mais próximo do cliente, seja pelos meios tradicionais ou digitais. Isto é, através da internet com uma presença forte na web e nas redes sociais. Assim, essa é outra característica essencial do marketing de serviços, que ganhou espaço entre os 7 P’s.

 

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5) Processos

Os processos é o P do marketing de serviços que remete às atividades realizadas para entregar os serviços ao cliente. Assim, ele inclui toda a organização por trás de um serviço que tem como objetivo satisfazer as necessidades do público. 

Portanto, essa é uma característica dupla do marketing de serviços. Isso porque ele se concentra em como o serviço é prestado pela empresa. Bem como as formas com que o cliente participa no processo de entrega do serviço.

Em outras palavras, a produção e o consumo de serviços são processos que ocorrem juntos. Dessa forma, a qualidade do seu serviço dependerá da forma como você oferece ele. E não exatamente do que você está oferecendo. 

Por isso, fique de olho nesses processos e certifique-se de que eles estão oferecendo a melhor experiência para o cliente.

 

 

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6) Pessoas

Esse P do marketing de serviços é um dos mais importantes. Porque a maioria dos serviços são definidos pelas pessoas que os fornecem. Sem dúvida, serviço e provedor são inseparáveis. Ou seja, se não houver pessoas trabalhando, o serviço simplesmente não acontece. 

Sem dúvida, as pessoas em instituições como escolas, bancos e restaurantes são o fator mais importante do serviço. Ao contrário de lugares como supermercados onde já existem cabines de autoatendimento. Ou seja, que dispensam totalmente o auxílio de outra pessoa durante a compra.

Portanto, para ser um prestador de serviço de excelência você precisa desenvolver um bom relacionamento com o cliente. Ser um mestre em aprimorar a experiência do cliente é o que faz com que ele continue voltando. Fazendo com que ele utilize cada vez mais seu serviço. 

 

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7) Palpabilidade

Certamente, é uma tendência natural do ser humano ser mais impactado por uma imagem do que por palavras. Não é à toa que existe o velho ditado: uma imagem vale mais que mil palavras.

No marketing de serviços não é diferente. Ou seja, o cliente buscará uma pista física, ou seja, uma palpabilidade dentro do seu serviço. Logo, você precisa fornecer essas evidências físicas para o seu público.

Isso pode ser feito através, por exemplo, de uma demonstração do seu serviço. Pode ser uma demonstração audiovisual de como o que você oferece funciona. Isso motivará o cliente em potencial a comprar o seu serviço. Ou seja, essa demonstração funciona como um incentivo.

Mas você também pode aplicar a palpabilidade como um adicional à compra do serviço. Por exemplo, um e-mail de agradecimento pela compra quando o serviço é através do e-commerce. Ou um sistema de rastreamento quando o serviço é de entrega ou transporte.

 

Considerações finais

Quando se trata de criar um marketing estratégico e sólido, é importante entender os 7 P’s do marketing de serviços. Com esse conjunto de orientações, tenho certeza que você será capaz de traçar ações mais assertivas. Além de conseguir atrair e reter mais clientes valiosos. 

Mas não deixe de seguir essa lista que o Canal do Consultor preparou para você. Espero que as dicas deste post tenham ajudado você e o seu negócio. Mas se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo e eu entrarei em contato.

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