Fórmula CMV: Como calcular o Custo da Mercadoria Vendida?

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Saber como calcular a fórmula CMV é muito importante para analisar os lucros do seu negócio. Entenda tudo sobre o Custo da Mercadoria Vendida com o Canal do Consultor!

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Você finalmente abriu o seu negócio e as vendas estão aumentando. Chegando ao fim do mês você provavelmente está ansioso para calcular os lucros, certo? Mas, então, aparece uma dúvida. Afinal de contas, qual foi o custo que o seu negócio teve com aqueles produtos ou serviços?

Para isso existe a fórmula CMV, ou melhor, fórmula do Custo da Mercadoria Vendida. E para deixar esse cálculo mais fácil, o Canal do Consultor separou tudo que você precisa saber sobre o CMV.

Incluindo o que é CMV, como calcular a fórmula CMV, exemplos de como aplicar esse cálculo. E também a importância e benefícios de saber como lidar com a fórmula CMV. Vem comigo e confira uma explicação sem mistérios!

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O que é Custo da Mercadoria Vendida e Fórmula CMV?

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O custo da mercadoria vendida também é conhecido como custo das vendas ou custo dos serviços. Nesse sentido, a fórmula CMV é o cálculo de quanto custa para produzir os produtos ou serviços da sua empresa.

Assim, a fórmula CMV deve incluir gastos com mão de obra e materiais usados na fabricação do material. Portanto, o custo da mercadoria vendida inclui apenas as despesas que vão para a produção de cada produto ou serviço. Por exemplo, madeira, parafusos, tinta, serviços, etc.

Logo, ao aplicar a fórmula CMV você não precisa incluir gastos posteriores à fabricação do produto. Ou seja, o custo da mercadoria vendida exclui custos indiretos como, por exemplo, despesas com a distribuição, marketing ou taxas. Resumindo, o CMV inclui apenas os custos de produção.

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Fórmula CMV X Custos Operacionais

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Como proprietário de uma empresa, você provavelmente já ouviu falar em custos operacionais em algum momento. Mas qual é a diferença entre a fórmula CMV e as despesas operacionais?

Os custos operacionais são gastos que as empresas têm com as operações do dia a dia de um negócio. Em outras palavras, são as despesas que uma organização tem para manter a empresa em funcionamento.

Por isso, os custos operacionais são quase o oposto do CMV. Já que eles incluem despesas com vendas, gastos gerais e administrativos. Assim, quando uma despesa não está inclusa na fórmula CMV, ela provavelmente estará dentro dos custos operacionais.

Esses custos operacionais podem ser gastos com, por exemplo, aluguel e equipamento. Além de despesas com estratégias de marketing e divulgação. Salários e pagamentos para os colaboradores. Seguro e material de escritório. Contas de água e energia, entre outras possíveis despesas.

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Fórmula CMV: Como calcular?

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Calcular a fórmula CMV é muito simples. Para descobrir o custo das mercadorias vendidas, basta usar a seguinte fórmula:

CMV = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final

Mas você ainda não sabe como obter as informações acima para inserir na fórmula? Não se preocupe, eu explico o que é cada uma dessas variantes.

  • Estoque inicial: é a quantidade de estoque com o qual você começa um período, por exemplo, mês ou trimestre.
  • Compras: são os gastos com os materiais ou mão de obra que você comprou durante o período contábil.
  • Estoque final: é todo o estoque restante no final de um período. Ou seja, o estoque que você não vendeu ou que foi devolvido.

Então, após de reunir as informações acima, você pode começar a calcular o custo da mercadoria vendida. Dependendo do seu negócio e dos seus objetivos, você pode calcular o CMV semanal. Bem como mensal, trimestral ou anual. Tudo depende de você e do nicho da sua empresa.

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1) Identifique os objetivos do cliente

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Exemplo de cálculo da Fórmula CMV

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Digamos que você queira saber o custo dos produtos vendidos no mês. Então, você registra o estoque inicial em 1º de janeiro e o estoque final em 31 de janeiro.

Vamos supor que sua empresa teve um estoque inicial de R$ 10.000. As compras que você realizou com material e mão de obra totalizaram R$ 3.000 no mês. E no seu estoque final sobrou R$ 2.000.

Assim, para descobrir o custo da mercadoria vendida, basta aplicar a fórmula CMV.

CMV = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final

CMV= R$ 10.000 + R$ 3.000 – R$ 2.000

Logo, o custo da mercadoria vendida no seu mês é de R$ 11.000.

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1) Identifique os objetivos do cliente

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E os lucros?

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Depois de calcular o CMV você deve estar se perguntando sobre os números mais importantes. E os lucros que minha empresa obteve durante esse mês?

O lucro bruto é toda a receita que sobra depois que você subtrai os custos da mercadoria vendida. Por isso e outros motivos a fórmula CMV é tão importante. Para calcular o lucro bruto, basta aplicar a seguinte fórmula:

Lucro Bruto = Receita – CMV

Então, digamos que você tenha obtido uma receita de R$ 30.000 no mês. Tirando o CMV desse período, você terá o seguinte cálculo:

Lucro bruto = R$ 30.000 – R$ 11.000

Logo, seu lucro bruto no mês foi de $ 19.000.

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1) Identifique os objetivos do cliente

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Importância da Fórmula CMV para o seu negócio

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Então, por que o custo da mercadoria vendida e a fórmula CMV são tão importantes para o seu negócio? Para começar, seu CMV pode fornecer muitas informações valiosas.

Incluindo o valor dos seus lucros em certo período financeiro. Além de oferecer insights que te ajudam a decidir se você precisa alterar os preços dos seus produtos ou serviços. E ainda aponta se você está gastando muito com despesas para produzir o material ou serviço.

Mas, certamente, o principal benefício da fórmula CMV é usá-la para descobrir o custo bruto dos produtos vendidos. Isso porque, quando você conhece seu lucro bruto, você pode calcular seu lucro líquido. Ou seja, o real valor que sua empresa ganhou, subtraindo os custos operacionais.

Saber o lucro líquido da sua empresa pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais assertivas. E te ajuda a descobrir se você precisa fazer ajustes na sua empresa.

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1) Identifique os objetivos do cliente

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Fórmula CMV e Markup

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Sem dúvida, o preço de seus produtos e serviços é uma das maiores responsabilidades que você tem como empresário. Portanto, você precisa encontrar o preço certo para seus produtos ou serviços. Caso contrário, você pode acabar perdendo dinheiro, concorda?

Isso porque, se você definir o preço de seus produtos muito alto, poderá ocorrer uma diminuição nas vendas. E se o preço de seus produtos for muito baixo, você não terá lucro suficiente. Para isso existe o índice markup.

O markup te ajuda a encontrar o ponto ideal quando se trata de preços. Mas como a fórmula CMV entra nessa história? Quanto você conhece o seu CMV, você consegue definir preços que deixam uma margem de lucro mais saudável. Além de poder determinar quando os preços de um certo produto precisam aumentar.

Por exemplo, digamos que seu custo da mercadoria vendida para o Produto A seja de R$ 10. Então você precisa definir o preço do produto acima de R$ 10 para obter lucro. Se o preço for inferior a R$ 10, você não terá nenhum ganho.

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Considerações finais

Certamente o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) são os gastos diretos na produção de quaisquer bens ou serviços. Logo, a fórmula CMV Inclui o custo do material e o custo da mão de obra direta.

Basta somar os custos do estoque inicial com as compras daquele período e subtrair o custo do estoque restante. Pronto, você terá o custo da mercadoria vendida! Ainda ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo, ou fale comigo pelas redes sociais. Eu estou no Instagram e no LinkedIn.

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Assista ao vídeo:

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