Intrução ao SEO: O que é? Para que serve? Diferença entre SEO e SEM
Intrução ao SEO: O que é? Para que serve? Diferença entre SEO e SEM

SEO (Introdução): O que é? Para que serve? Diferenças entre SEO e SEM

SEO (Introdução): O que é? Para que serve? Diferenças entre SEO e SEM

Hoje em dia, a Internet está presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida, não é mesmo? Por isso, é bastante provável que você já tenha ouvido falar nessas três letrinhas tão importantes: SEO.

Mas, se você não sabe muito bem como funciona o mecanismo dos sites de buscas, esse pode ser um termo meio estranho. Não se preocupe, porque nós vamos explicar um pouquinho mais sobre essa ferramenta no post de hoje! 

SEO - Search Engine Optimization

Quando uma empresa investe em Marketing Digital, ela espera ser listada como um dos primeiros resultados nas ferramentas de busca. Afinal, 90% das pessoas só clicam nos resultados encontrados na primeira página do Google.

Estando em uma boa posição, você consegue mais cliques gratuitos e visitantes no seu site. Mas, afinal, como conseguir isso?

É aí que entra o SEO.

A palavra SEO significa Seach Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Já deu para entender um pouco, certo?

Então, o que o SEO faz?

O SEO realiza uma série de melhorias no seu site e no seu conteúdo, para que o seu site se torne um bom resultado para as ferramentas de busca.

Ou seja, o SEO é nada mais do que um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. E, como bem sabemos, sites otimizados geram mais tráfego e alcançam bons rankings orgânicos nas buscas.

Para que o SEO serve?

Como já dissemos, o SEO otimiza páginas da internet para buscas orgânicas. Para isso, você pode escrever textos que possuam uma leitura fluida e agradável, ou até mesmo criar URLs personalizadas.

Colocando em termos simples, para que uma página publicada na internet possa aparecer em mecanismos de buscas – como o Google ou Yahoo – ela precisa ser “lida” antes. Quem “lê” essas páginas são “robôs”, também conhecidos como crawlers.

O SEO serve como uma ferramenta para apresentar os dados do seu site, como o assunto que ele trata, para esses crawlers. Dessa forma, o seu site passa a ser exibido nas pesquisas.

Quanto mais otimizado, ou seja, quanto melhor o SEO, mais chances do seu site aparecer no topo das pesquisas orgânicas.

Para garantir que as páginas mais relevantes estejam sempre nos primeiros resultados, os “robôs” fazem essa leitura constantemente. Dessa forma, melhores resultados para pesquisa da palavra-chave estão sempre no topo.

É bom ressaltar também que as regras do SEO estão sempre mudando, então é sempre bom ficar de olho para que seu site mantenha a relevância sempre!

Para que o SEO serve?

Essa é uma grande pergunta, e não existe apenas uma resposta.

Por um lado, os links patrocinados são uma forma mais rápida e fácil de aparecer no topo dos resultados. Entretanto, também é uma estratégia muito mais cara do que o SEO.

Além disso, os links patrocinados possuem uma data de validade. Quando a sua campanha acaba, seu site desaparece da primeira página de buscas. Enquanto isso, o SEO possui um caráter mais permanente.

O SEO também parece de forma orgânica para os usuários, ou seja, não paga. Isso é muito importante, porque pesquisas mostram que os usuários das ferramentas de buscas preferem clicar em links não patrocinados, ou seja, que aparecem naturalmente em suas pesquisas.

Os links patrocinados, portanto, possuem uma maior chance de rejeição dos usuários, uma vez que podem aparecer em pesquisas que não interessam o usuário.

Já com os links otimizados com o SEO, o usuário tem mais chances de encontrar exatamente o que procura.

É possível que sejam gerados menos cliques do que com os links patrocinados, mas as conversões – que são realmente importantes para o seu site – aumentam.

Viu só como o SEO é algo relativamente simples, e que pode ajudar muito o seu negócio? Esperamos que tenha curtido e entendido um pouco mais sobre esse assunto tão relevante.

No nosso próximo post, iremos falar um pouco sobre dicas para implantar o SEO na sua empresa, então fique de olho!

Enquanto isso, você pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube. E se ainda rolou dúvidas assista nosso vídeo abaixo:

Viu só como o SEO é algo relativamente simples, e que pode ajudar muito o seu negócio? Esperamos que tenha curtido e entendido um pouco mais sobre esse assunto tão relevante.

No nosso próximo post, iremos falar um pouco sobre dicas para implantar o SEO na sua empresa, então fique de olho!

Enquanto isso, você pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube. E se ainda rolou dúvidas assista nosso vídeo abaixo:

Leia também os nossos posts anteriores para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
No mundo atual, as redes...

Marketing

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
A disputa por atenção...

Empreendedorismo

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...
Infoprodutos Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Infoprodutos: Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
No mundo atual, onde...

Ações Comerciais

Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
No universo do marketing...
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Uma marca é muito mais...

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Realizar um bom controle...
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas...

Ecommerce

Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Uma marca é muito mais...
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
Tomar decisões é uma...
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Inicialmente, nenhuma...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar

Marketing

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
235
Marketing de Saúde: Estratégias Inteligentes para Atrair e Fidelizar Pacientes com Ética e Eficiência

Empreendedorismo

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Infoprodutos Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Infoprodutos: Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca

Ações Comerciais

Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva

Ecommerce

Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.