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Black Hat SEO pode parecer um atalho para melhorar seu rank no Google e ter mais visibilidade. Mas pense duas vezes antes de utilizar essa técnica. Porque o Black Hat SEO pode prejudicar seu SEO mais do que ajudar. Conheça a verdade sobre essa estratégia no Canal do Consultor.

No mundo do SEO, existem regras claras que devemos seguir. Sem dúvida, essas normas existem para fornecer um ambiente útil, relevante e seguro na internet. Além de garantir a qualidade da experiência do usuário.

Ter uma classificação elevada nos mecanismos de pesquisa, como o Google, requer uma série de ações. Por exemplo, manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e de SEO. Estar sempre fazendo mudanças para otimizar seu site.

Além de ajustar constantemente sua abordagem para se adequar às novas atualizações do algoritmo, quando elas surgirem.

Entretanto, por outro lado, também existe o Black Hat SEO. As técnicas que tentam ser mais espertinhas do que os mecanismos de busca.  Ou seja, elas tentam trazer tráfego orgânico para seu site, sem seguir nenhuma regra de SEO.

Em outras palavras, o Black Hat SEO quebra todas as regras de SEO para gerar mais tráfego. Mas será que burlar o SEO tradicional é realmente uma boa ideia? Continue a leitura e descubra a verdade sobre o Black Hat SEO, ou o lado negro do SEO.

O que é Black Hat SEO?

Black Hat SEO significa, literalmente, SEO de chapéu preto. Esse termo se refere às práticas que vão contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa, como o Google. Isto é, usam um chapéu para esconder as quebras de diretrizes.

Essas práticas são usadas para elevar a posição de um site nos resultados de uma pesquisa. Ou seja, elas colocam seu site em um rank alto. Assim, ele aparece primeiro nos resultados de uma busca.

Contudo, o Black Hat SEO muitas vezes ignora a intenção do usuário. Em outras palavras, essas técnicas tentam contornar as práticas recomendadas trapaceando o sistema. Assim, seu site ganha visibilidade nas pesquisas por meio de práticas um tanto quanto duvidosas.

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Black Hat SEO X White Hat SEO

Enquanto o Black Hat SEO burla as diretrizes do mecanismo de pesquisa, o White Hat SEO faz o contrário. Ou seja, ele segue certinho as regras dos mecanismos de pesquisa. Com o objetivo de impulsionar o rank do seu site.

Se por um lado o White Hat SEO requer estudo, e práticas mais trabalhosas. O Black Hat SEO surge como um atalho para cortar esses obstáculos. Por isso, muitos sites optam por usar técnicas de chapéu preto.

Afinal, quem não gostaria de melhorar sua visibilidade de forma mais rápida e barata? Esse é o sonho de qualquer negócio que está na internet. Usar uma fórmula mágica para aparecer primeiro para o cliente e superar a concorrência.

Mas, assim como o relógio da Cinderela bate à meia-noite, o Black Hat SEO também pode dar errado. Na verdade, ele pode prejudicar seu SEO a longo prazo. Inclusive, os prejuízos podem ser maiores do que as vantagens.

Por que o Black Hat SEO é arriscado?

Agora você já sabe que formulas magicas não existem. Mas como exatamente o chapéu preto pode prejudicar seu site?

Bom, existem várias formas que tornam o Black Hat SEO muito arriscado. Aliás, algumas delas podem ser irreversíveis. Entre elas, estão:

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1) Seu site desaparece do rank

As técnicas de chapéu preto vão explicitamente contra os termos dos mecanismos de pesquisa. Logo, sites como o Google podem penalizar e até mesmo proibir quem usa essas práticas de aparecer nos resultados.

Ou seja, seu site pode parar nas classificações mais baixas dos resultados. E sabemos que 75% dos usuários nunca passam na primeira página de resultados do Google. Pior ainda, seu site pode desaparecer completamente dos resultados de pesquisa. É raro, mas pode acontecer.

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2) Os resultados duram pouco

Outro problema é que o Black Hat SEO só cria resultados a curto prazo. Isto é, se houver algum resultado. Pois não é possível ter certeza que o chapéu preto realmente vai funcionar.

Isso porque, as técnicas do chapéu preto exploram lacunas nas diretrizes de pesquisa. Ou seja, os resultados dessas táticas desaparecerão assim que a lacuna for corrigida. E esses consertos acontecem o tempo todo. Já que os mecanismos de pesquisa estão sempre procurando brechas que as pessoas usam para manipular o sistema.

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3) Cria uma experiência ruim

Se as regras de SEO oferecem uma experiência agradável ao usuário, usar Black Hat SEO tem o efeito oposto. Hoje em dia, a experiência que você oferece ao público é fundamental. Inclusive, ela pode ser o grande diferencial para que o cliente escolha o seu produto ou serviço.

Logo, oferecer uma experiência enganosa para o público está longe de ser uma boa estratégia. E muitas práticas do chapéu preto criam uma experiência ruim que podem fazer com que os usuários deixem a página. Além de fazer seu site parecer spam e não confiável.

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Práticas de Black Hat SEO

Se você quer obter visibilidade a longo prazo e construir a confiança dos usuários, evite usar Black Hat SEO! Certamente, para obter esses resultados, o melhor é confiar nas melhores práticas de SEO.

Mas, se mesmo assim você ainda quer se arriscar. Ou, então, quer saber quais são as práticas do chapéu preto para evitá-las. Aqui estão algumas técnicas que burlam o White Hat SEO:

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1) Publicar muito conteúdo

Os mecanismos de pesquisa preferem sites com muito conteúdo. Quanto mais melhor. Mas, certamente, a preferência maior vai para os conteúdos de alta qualidade.

Como conteúdo de excelência não é fácil ou barato de criar, muitos sites deixam a qualidade de lado. Ou seja, é possível burlar o sistema publicando muito conteúdo barato, mas de baixa qualidade e valor.

Sem dúvida, o melhor é criar um conteúdo relevante e valioso para que seus usuários tenham uma boa experiência. Mesmo que em quantidade menor. Mas se você quer tentar a sorte, esta é uma maneira de usar Black Hat SEO.

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2) Lotar de palavras-chave e conteúdo duplicado

Lotar um conteúdo de palavras-chave significa usar uma palavra-chave em excesso. Assim, os mecanismos de pesquisa podem classificar sua página para o termo alvo. Um site fica superlotado de palavras-chave quando a porcentagem da densidade de palavras-chave é muito alta.

Já o conteúdo duplicado é o que o próprio nome diz. Ou seja, é uma técnica de Black Hat SEO em que o mesmo conteúdo é publicado em várias páginas internas. Isso aumenta as chances do site aparecer nos mecanismos de pesquisa.

Essas duas táticas geralmente vão contra as diretrizes do mecanismo de pesquisa. Por isso, tente usar um número adequado de palavras-chave. E evite duplicar seu conteúdo.

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3) Camuflagem

A camuflagem é a prática de usar URLs com conteúdos diferentes. Também conhecida como cloaking, essa técnica de Black Hat SEO engana os mecanismos de pesquisa. Ela faz isso por meio da entrega de conteúdo diferente do que a pessoa procurou quando fez a pesquisa.

Isso é possível ao mostrar um conteúdo aos usuários e outro para os buscadores. Por exemplo, as URLs são iguais, mas o usuário vê um determinado conteúdo. Enquanto os mecanismos de busca veem um conteúdo diferente.

Colocar tags que não correspondem ao tema da URL, ou esconder um conteúdo também são formas de camuflagem.

Atualmente, o Google busca cada vez mais combater o cloaking. Eles chegaram a bloquear e remover 3,1 bilhões de anúncios só em 2020. Por isso, pense bem antes de usar essa estratégia.

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A verdade sobre Black Hat SEO

As técnicas de Black Hat SEO são arriscadas porque, cedo ou tarde, elas são detectadas. Desse modo, as consequências podem ser graves. Seu site pode ser banido ou penalizado. Isso significa perder visibilidade e talvez nunca mais aparecer para o público.

Portanto, o melhor é não tentar a sorte e seguir as práticas mais eficazes de SEO. Quer saber como? Confira no meu vídeo: 10 Dicas de SEO para utilizar no seu site e atrair milhares de visitas. Aproveite e siga o Canal do Consultor no YouTube. Lá eu falo dos temas aqui do blog de uma forma ainda mais simples e prática.

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