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Você ainda não conhece as melhores dicas de SEO para estar sempre no topo dos resultados das ferramentas de busca? Então esse é o post perfeito para você!

Afinal, estar no topo não é uma missão fácil, não é mesmo? É preciso estar sempre atualizado nas novas tendências, possuir recursos e, principalmente, muito tempo disponível. Mas, com as nossas dicas, tudo fica muito mais fácil!

Caso você ainda esteja meio confuso com o que é o SEO, você pode conferir o nosso último post antes de ler esse aqui.

Agora…

Estão prontos para as nossas dicas de SEO?

Então vamos lá!

Intenção de Pesquisa

A primeira das dicas de SEO que daremos é que, antes de colocar a mão na massa, é muito importante que você entenda como o seu público-alvo pesquisa pelo seu negócio. Ou seja, quais são as palavras-chave que eles mais procuram.

Tente elaborar uma lista de palavras-chave que se relacionam ao seu produto e que você pode utilizar para te colocar no mapa. Afinal, não adianta nada o seu negócio aparecer em uma pesquisa que não tem nada a ver com o que você está oferecendo, certo?

Utilize Palavras-Chave

Depois de fazer esse exercício de estudo, você já deve ter uma ideia de quais são os termos mais procurados e quais têm mais sucesso com o SEO.

Mas calma lá! Não é qualquer palavra-chave que você deve utilizar.

Diferente do que você pode pensar, o ideal não é utilizar os termos com maior quantidade de buscas, nem mesmo aqueles com menor dificuldade de rankeamento. Você deve utilizar termos que te deem uma verdadeira chance de melhorar o seu posicionamento.

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Como fazer?

  • Utilize palavras específicas, ou de nicho, para que seu produto apareça nas pesquisas certas.
  • Não utilize o termo mais pesquisado de todos. Em vez disso, você pode escolher aquele com um volume de buscas médio ou baixo, para que a concorrência seja menor.
  • Tente utilizar palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords). Ou seja, palavras-chave formadas por três ou mais palavras, que formam uma pequena frase. Isso é importante, pois esse tipo de palavra-chave representa melhor a intenção do seu negócio e ajuda o seu posicionamento ao utilizar termos específicos.

Produza Conteúdo Relevante e de Qualidade

Essa é a uma das dicas de SEO mais importantes que você deve seguir! Afinal, se o seu conteúdo não for relevante para seu público-alvo, ele não voltará a entrar no seu site.

Os conteúdos que recebem o melhor posicionamento são aqueles que possuem um texto interessante, bem escrito, e que sabem utilizar imagens, vídeos e infográficos para complementá-lo.

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Como fazer?

  • Procure sempre escrever artigos com os assuntos do momento, ou com temas interessantes. Tutoriais, textos informativos, recomendações ou dicas são sempre bem-vindos e muito procurados pelos internautas.
  • Conteúdos de qualidade são raros de se encontrar na internet. Por isso, procure produzir textos bem escritos e chamativos para se destacar em meio à concorrência!

Tenha uma URL Amigável

As URLs são os endereços das páginas da internet. Elas são extremamente importantes para o consumidor, e podem ser cruciais para que eles decidam se vão ou não clicar no seu site.

Dessa forma, para que seu site consiga um bom posicionamento e chame a atenção, você deve garantir que a sua URL seja amigável, ou seja, curta e de fácil compreensão.

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Como fazer?

  • Priorize termos simples, curtos e gerais, mas que contenham a palavra-chave e/ou façam referência ao título do artigo.
  • É importante que sua URL seja atemporal, pois ela nunca deve sofrer mudanças! Dessa forma, tente não criar URLs que tenham validade (contendo datas específicas, por exemplo).

Faça Metas Descrições

As metas descrições são as pequenas descrições que aparecem debaixo do título do seu artigo e da URL. Eles explicam um pouco sobre o assunto que a página aborda.

Quando o usuário realiza a busca pela sua palavra-chave escolhida, esse é o primeiro contato de fato que ele tem com o seu site. Ao ler essa descrição, ele decide definitivamente se vai ou não clicar no seu artigo.

Por isso, é importante que ela contenha a palavra-chave e uma descrição simples e eficaz do conteúdo. Essa é a sua chance de impactar o consumidor desde o primeiro contato.

Considere a Densidade das Palavras-Chave

Quando você estiver escrevendo o seu artigo, é importante que a palavra-chave escolhida apareça diversas vezes no artigo.

Isso deve ser feito, porque os rastreadores das ferramentas de busca devem “ler” o seu artigo para que saibam quão otimizada está a sua página. Idealmente, a palavra-chave deve aparecer em uma densidade de 3% a 5%.

Fazendo isso, o seu conteúdo vai poder aparecer nos resultados de busca.

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Estes são os lugares que a sua palavra-chave deve aparecer:

  • Título (H1): Título principal.
  • Subtítulo (H2): Segundo título, usamos para os principais tópicos do seu texto.
  • URL: Endereço da página.
  • Meta Descrição: Descrição do conteúdo, que aparece nos resultados de pesquisa.
  • ALT Text: Texto que serve como legenda das imagens do post. Serve para a otimização de imagens.
  • Ao longo do conteúdo: Por último, mas não menos importante, você deve utilizar a palavra chave no texto em si. Não se esqueça de utilizar sinônimos e variações da palavra também, para que seu texto flua bem e pareça natural!

Utilize Subtítulos

Os subtítulos também são essenciais para a otimização de SEO do seu artigo. Dessa forma, você pode dividir o texto por tópicos e subtópicos, separando todos os assuntos que você deseja abordar dentro de uma palavra-chave.

Isso torna a leitura mais fácil e dinâmica, além de fazer com que as ferramentas de busca encontrem seu conteúdo a partir da organização.

Basicamente, após definir os tópicos que vc deseja abordar, você deve separá-los em cabeçalhos (headings), com títulos e subtítulos diferenciados.

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Mantenha em mente o significado e a utilização dos cabeçalhos, ou headings:

  • H1 (Heading 1): Usamos como o título principal da página.
  • H2 (Heading 2): É a partir do H2 que você separa o tópico principal em subtópicos. Ou seja, você divide o seu conteúdo em partes que o texto deve tratar.
  • H3 (Heading 3): Depois de separar os subtítulos principais (H2), você pode separá-los em mais subtópicos. Eles possibilitam que você organize cada H2 com informações extras, que complementam cada um dos tópicos.
  • H4 (Heading 4), H5 (Heading 5), entre outros: Estes servem para delimitar ainda mais as informações complementares dos tópicos.

Otimize suas Imagens

Um bom artigo deve sempre mesclar texto com imagens para facilitar a compreensão e fluir melhor. Assim, ao utilizar imagens, você também deve otimizá-las para o SEO.

Como fazer isso? É bastante simples. Já que os mecanismos de busca ainda não conseguem identificar imagens, basta você criar uma descrição da imagem, utilizando a sua palavra-chave.

Essa descrição deve ir no ALT Text, ou texto alternativo, que funciona como uma legenda que garante que a imagem seja encontrada em buscas.

Coloque Links Internos e Externos

Utilizar links internos e externos é uma maneira simples, porém essencial, para melhorar a sua estratégia de SEO. As ferramentas de busca valorizam muito as páginas que contêm links internos e externos, que ligam um conteúdo a outro.

Os links externos dão mais credibilidade ao seu texto, enquanto os internos ajudam, e muito, que o internauta navegue no seu site. Você pode linkar artigos relevantes, que complementem o seu, assim como links de artigos antigos que você escreveu.

Assim, é sempre importante que você revise e edite suas postagens antigas, para incluir esses links atualizados e conferir se os antigos estão funcionando.

Tenha um Site Ágil e Atraente

Se o seu site não for funcional e atraente para os consumidores, você pode seguir todas as nossas dicas de SEO e mesmo assim não conseguir alcançar os resultados que você deseja.

Por isso, procure ter certeza que seu site é ágil e altamente responsivo, além de ter um visual agradável.

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Como fazer?

  • Tenha site que carregue rapidamente, para maior satisfação do usuário e para evitar que ele desista de acessar seu conteúdo.
  • Faça um layout fácil de compreender e navegar.
  • Seu site também deve funcionar igualmente bem tanto no desktop quanto em dispositivos móveis, uma vez que cada vez mais pessoas acessam sites exclusivamente pelos smartphones.

Conclusão

É claro que a utilização do SEO não é a coisa mais simples do mundo.

Parte da dificuldade é que precisamos sempre acompanhar as tendências e mudanças dessa importante ferramenta, pois o mundo online está sempre mudando. Algo que funciona hoje em dia, pode não funcionar amanhã, e vice-versa.

Entretanto, entender o SEO e como utilizá-lo faz toda a diferença para o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca. Por isso, as nossas 10 dicas de SEO, baseadas em seus princípios fundamentais, são ótimas para começar a compreender – e utilizar – essa tecnologia!

Esperamos que você tenha curtido. Se tiver dúvidas disponibilizamos um vídeo abaixo para lhe ajudar, mas caso precise de outras dicas para compartilhar, deixe um comentário!

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