Marketing Sazonal

Marketing Sazonal: Como vender mais utilizando a sazonalidade?

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Já ouviu falar em Marketing Sazonal? Essa é uma estratégia que aproveita as épocas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães, para vender mais.

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Certamente, você já teve contato com o Marketing Sazonal. Isso porque essa é uma estratégia usada para aproveitar datas de celebração. Ou seja, as campanhas que você se depara durante o Natal, ou Páscoa, por exemplo, são táticas da sazonalidade.

Isso significa que o Marketing Sazonal é um tipo de marketing voltado para esses tipos de datas. Muitas empresas aplicam essa estratégia com o objetivo de aumentar as vendas. Algumas de forma mais eficaz do que outras.

Então surge a dúvida: como ter sucesso e vender mais utilizando a sazonalidade? Em busca da resposta para essa pergunta, o Canal do Consultor separou 8 dicas. Portanto, continue a leitura e descubra tudo sobre o Marketing Sazonal. Além de saber todas as vantagens dessa prática e como aplicá-la de forma a conquistar todos seus benefícios.

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Marketing Sazonal: Para que serve?

O Marketing Sazonal é uma estratégia que ajuda você a ter mais aproveitamento de vendas. Isso significa que a sazonalidade pode te ajudar a aumentar o máximo de vendas em determinados momentos do ano.

Além disso, outra função dessa estratégia é a desova de estoque. Ou seja, existem datas do Marketing Sazonal que não são comemorativas. Ao contrário, elas servem para aplicar promoções. Por exemplo, em janeiro é comum vermos todas as lojas entrando em saldo. Essas são épocas destinadas a queima de estoque.

Nesse sentido, o saldão e logo a sazonalidade, servem para diminuir o estoque. Desse modo você pode ter espaço físico no armazém para colocar novos produtos. Além de obter um impulso financeiro para comprar novos materiais.

Inclusive a Black Friday é um tipo de sazonalidade que mescla as duas funções da estratégia. Pois, ao mesmo tempo que oferece promoções únicas, esse evento também marca a temporada de compras para o Natal.

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Como funciona?

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/11/31953-Copia-Copia.jpg” alt=”Marketing Sazonal” title_text=”Marketing Sazonal” align=”center” _builder_version=”4.6.6″ _module_preset=”default” max_width=”50%” module_alignment=”center” custom_margin=”-28px||0px|||” custom_padding=”||0px|||”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.6.6″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||”]

Sem dúvida, o Marketing Sazonal acaba acontecendo de forma natural no mercado. Porém, existem vários fatores que você deve trabalhar para que essa ferramenta funcione bem.

Certamente, para a estratégia da sazonalidade dar certo, tudo dependerá da sua persona. Ou seja, para o seu público-alvo, as pessoas que têm interesse e podem comprar seu produto ou serviço.

Por exemplo, se você tem uma loja de chocolates, a Pascoa é o melhor momento para fazer Marketing Sazonal. Inclusive, nesse caso, muitas lojas dependem exclusivamente da data comemorativa para sobreviver ao longo do ano.

Por outro lado, se seu negócio for produtos de beleza e produtos femininos, você deve escolher outra data. Nesse sentido, o Dia das Mães, Dia da Mulher e Dia dos Namorados, seriam oportunidades melhores para sua loja.

Isso significa que você precisa de ações estratégicas para criar campanhas totalmente integradas. Só assim você poderá gerar o máximo de vendas possível na época que escolher.

Inclusive, muitas lojas aguardam o ano inteiro por esse momento. Eles planejam todo o estoque pensando unicamente na sazonalidade. Logo, o Marketing Sazonal é uma estratégia que precisa ser muito bem pensada. Afinal, se você errar, é possível perder o lucro do ano inteiro.

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Vantagens do Marketing Sazonal

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O principal benefício de investir no Marketing Sazonal é o crescimento dos lucros no momento mais favorável. Então, com essa tática, você tira o máximo de proveito de um momento quente para o seu nicho.

Dessa forma, a sazonalidade é muito vantajosa pois te ajuda por mais tempo. Ou seja, tendo duas datas fortes de Marketing Sazonal, você pode ficar mais tranquilo. Pois saberá que o ano está salvo por causa de determinado evento. Assim, mesmo que a longo prazo não ocorra tantas vendas, seu negócio estará seguro.

Além disso, outra vantagem muito importante da sazonalidade é a fidelização de novos clientes. Afinal, com esse tipo de marketing você vende para mais pessoas e para pessoas novas.

Assim, se você combinar o aumento das vendas com um bom atendimento, a fidelização é garantida. Nesse sentido, é preciso oferecer o produto certo ao público certo. Além de fazer o cadastro do consumidor. Pois assim você consegue trazer ele frequentemente para sua loja, sem ser somente em datas sazonais.

Logo, o Marketing Sazonal é vantajoso porque ele também fideliza os clientes. Basta saber aproveitar o enxame de pessoas em uma data especifica e fidelizar elas. Dessa forma você aumenta ainda o faturamento mês a mês.

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Como aplicar o Marketing Sazonal?

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Sabendo tudo isso não há motivos para você não investir no Marketing Sazonal, concorda? Então resta a dúvida de como utilizar essa estratégia de forma a conquistar todos seus benefícios. Portanto, confira o passo a passo e não perca a oportunidade de gerar mais lucro no ano:

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1) Conheça sua Persona

Você precisa saber quem é o seu público-alvo, ou seja, sua persona. Conhecer e definir sua persona, certamente é importante em todos os aspectos de vendas. Mas, nesse caso, saber qual é o perfil da pessoa para quem você vende é indispensável.

Portanto, procure conhecer as preferências do consumidor. Também procure ter uma visão mais ampla de como seu público se comporta. Assim, é possível criar uma persona realista e traçar estratégias para ela. Além de prever melhor seu comportamento.

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2) Melhores datas para o seu setor

Sem dúvidas, é preciso investir na data certa para o seu tipo de negócio. Por isso, pegue um calendário e procure o dia que se encaixa melhor ao nicho da sua loja.

Pense qual data combina com o tipo de produto ou serviço que você oferece. Mas se lembre que esse estudo deve ter em mente também a persona. Apenas depois de definir esses dois primeiros passos é que você poderá se organizar para utilizar a sazonalidade.

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3) Seja criterioso

Em conjunto com o passo anterior, é preciso manter um critério firme. Porque não adianta pegar qualquer data que até possa ter relação com o seu produto. Além de tudo, a celebração deve ser famosa no mercado. Ou seja, deve ser uma época em que as pessoas realmente compram para presentear ou para consumir.

Por exemplo, uma loja de produtos masculinos não deve investir pesado no Dia do Bombeiro. Mesmo que bombeiros façam parte da sua persona, essa é uma data em que poucas pessoas compram.

Portanto, foque nos dias mais quentes. Caso contrário a estratégia não irá funcionar. Se lembre que a data deve ser relevante financeiramente para você.

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4) Defina uma mensagem para cada campanha

Supondo que você tem uma loja de roupas femininas e decidiu focar seu Marketing Sazonal no Dia das Mães. Certamente, não adianta só escrever “Campanha de Dia das Mães” na vitrine.

Para que a campanha seja eficaz, a mensagem precisa passar empatia. Ou seja, ela precisa encantar o consumidor. Assim você também obtém mais sucesso na hora de fidelizar.

De fato, todo mundo usa mensagens genéricas nessas épocas de celebração. Por isso, com uma campanha diferente, você se coloca à frente da concorrência. Mas se lembre que a mensagem da campanha deve realmente tocar nas dores e desejos dos clientes.

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5) Elabore um cronograma completo

Outro ponto que deve ser bem pensado é o cronograma. Certamente, não adianta ter as ideias e não organizar tudo isso detalhadamente. Isso porque você precisa saber qual é o melhor momento para cada fase da campanha. Por exemplo, saber com quanto tempo de antecedência começar a divulgação da estratégia.

Além disso, você deve decidir com antecedência tudo que será posto em publicação. Fora que também é importante definir quanto será a aplicação. Também planeje quais serão os canais que você vai usar para alcançar o público.

Ademais, é necessário saber quais materiais comprar e quais diminuir no estoque. Alguns setores contam apenas com uma ou duas datas sazonais. Ou seja, você não pode errar nesse momento. Tudo deve ser pensado para que você possa lucrar. E assim gerar os lucros para manter a empresa durante o ano inteiro.

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6) Reserve recursos

Também é importante se preparar em relação ao estoque. Você deve contar com a coleção nova do seu produto. Mas ter a ponta de estoque é igualmente interessante para fazer promoções e desovar. Uma forma de pagamento diferenciada também pode ser um diferencial.

Ademais, ter verba a mais para divulgar e colocar crédito nas campanhas é essencial. Desse modo, você garante a divulgação para o máximo de pessoas possível.

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7) Faça parcerias

Além disso, as parcerias também são importantes. Apesar de muitas pessoas não pensarem nisso na hora de fazer o marketing sazonal essa estratégia é interessante.

Por exemplo, se você tem uma loja calçados, por que não se juntar a uma loja de roupas? Enquanto uma indica você para o cliente dela, você retribui o favor com o seu consumidor. Ou seja, indica a loja parceira aos seus clientes.

Dessa forma, as duas partes se ajudam e ganham cada vez mais, juntas. No final, todo mundo ganha e você, principalmente, consegue ter mais retorno.

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8) Análise e ajuste

Por fim, depois de todo esse planejamento, faça a análise de viabilidade. Isso significa fazer testes para averiguar se a campanha realmente funcionará. Desse modo, você pode fazer os ajustes que julgar necessários.

Caso perceba que a estratégia que você escolheu abordar não está dando certo, mude a campanha. Não tenha medo de alterar seu planejamento. Porque o mais importante é alcançar o objetivo final. Ou seja, aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.

Portanto, não adianta ter todo um plano se ele não der certo. Então ajuste o que for necessário

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Considerações finais

Muitos me perguntam qual é a melhor época para o Marketing Sazonal. A verdade é que não existe uma data que é melhor para todos!

Como já vimos isso depende do tipo de produto ou serviço que você oferece e também da sua persona. Então se lembre que a melhor data para você é aquela que condiz com o seu histórico e seu público.

Por isso, foque nas datas que mais se encaixam nesses dois aspectos. Certamente, você ainda pode aproveitar outras épocas que são relevantes. Mas o foco deve ser nas melhores datas. Nesse sentido, a verba maior deve ir para o momento em que você tem mais chances de ganhar dinheiro.

Ficou com alguma dúvida? Assista ao meu vídeo sobre Marketing Sazonal no Youtube e aproveite para se inscrever no Canal. Mas se você tem perguntas mais pontuais, me mande mensagem pelo Instagram ou LinkedIn. Será um prazer responder qualquer questão que você tiver.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Se você gostou, compartilhe com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima dica do Consultor.

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Assista ao vídeo:

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