Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Você já ouviu falar do tal dropshipping? Talvez o nome não pareça familiar, mas com certeza você já teve contato com ele diversas vezes, provavelmente sem nem saber! Muitas lojas online utilizam esse método, como a Loja Americanas, Amazon, Mercado Livre e e-commerce.

Mas, afinal, o que exatamente é o dropshipping e como ele funciona? É isso que vamos explicar aqui. Continue lendo para descobrir!

O que chamamos de Dropshipping?

O dropshipping é, basicamente, um método de comércio que elimina a necessidade de um estoque físico.

Você deve estar se perguntando… como isso pode ser feito? Na verdade, é bastante simples: com o dropshipping, você deixa o estoque dos produtos nas mãos de uma outra empresa, que pode até mesmo fazer a entrega para você!

A forma mais comum do dropshipping é quando a loja, ou e-commerce, vende o produto e passa os dados da transação para seu fornecedor parceiro. Dessa forma, em vez de a própria loja cuidar do produto, é o fornecedor que envia o produto para o cliente.

O lucro do e-commerce fica sendo a diferença entre o valor do produto cobrado pelo fornecedor e o valor que o consumidor final paga. Viu como é tranquilo?

Também é importante notar que a ideia desse método é que o fornecedor seja uma parte invisível do comércio. Ou seja, a comunicação com o cliente é sempre responsabilidade do e-commerce no qual ele fez a compra!

Apesar de parecer um conceito novo, o dropshipping já é utilizado há muito tempo, como, por exemplo, por aqueles canais de TV que ofereciam produtos que podiam ser comprados por telefone.

Existe apenas uma maneira de fazer Dropshipping?

Mas e se eu quiser fazer, existe só uma forma? Não! O dropshipping pode ser feito de duas maneiras.

Na primeira, o cliente faz o pedido no e-commerce, o lojista faz o pedido para o fornecedor e este envia o produto diretamente para o cliente.

Contudo, se o seu fornecedor estiver na mesma região que você, a segunda opção seria você receber o produto do fornecedor para, então, enviá-lo ao consumidor final.

Resumindo, ou o fornecedor envia diretamente para o cliente, ou o fornecedor envia para o lojista, que então envia para o cliente.

Além disso, há também o dropshipping internacional (em que o fornecedor do e-commerce é uma empresa do exterior) e o dropshipping nacional (em que o fornecedor está em território nacional).

Dropshipping Internacional X Nacional

As principais diferenças entre esses dois são:

Os fornecedores internacionais podem oferecer uma variedade de produtos maior do que os nacionais, uma vez que eles trabalham com um público alvo muito mais amplo.

Os nacionais, por sua vez, trabalham com produtos que já possuem em seus catálogos, tendo em vista consumidores brasileiros.

Por outro lado, apesar possuir uma variedade de produtos menor, uma grande vantagem dos fornecedores nacionais é o tempo de entrega para o consumidor final, que acaba sendo bem menor.

Trabalhando com fornecedores internacionais, você, como lojista, precisa deixar claro para os seus clientes que o prazo de entrega será maior.

Vantagens e benefícios de investir em Dropshipping

Há muitas vantagens ao utilizar o dropshipping. Confira algumas abaixo:

A principal vantagem do dropshipping é que você não precisa ter um lugar para estocar os produtos, já que a estocagem é responsabilidade dos fornecedores. Dessa forma, começar o seu negócio fica muito mais fácil (e barato), já que você só precisa montar uma loja virtual, encontrar fornecedores, escolher os produtos e pronto! É só começar a vender.

Uma vez que você não precisa ter um estoque físico, fica muito mais fácil de adicionar produtos diferentes à sua loja. Assim, ao utilizar o dropshipping, você pode oferecer uma variedade muito maior de produtos, podendo também explorar mercados de nicho e disponibilizar produtos específicos que são normalmente difíceis de achar.

Com o dropshipping, você economiza em armazéns para estoque e não precisa se preocupar com o envio das mercadorias. Assim, você pode focar seu orçamento e tempo em coisas que podem alavancar seu negócio, como criar e implantar estratégias de marketing, cuidar das redes sociais, melhorar o atendimento ao cliente…Enfim, as possibilidades são muitas.

Utilizando o dropshipping, você só paga pelos produtos que são de fato vendidos. Isso significa que você não precisa gastar quantias absurdas para fazer um estoque de um produto, apenas para descobrir que ele não vende tão bem quanto você esperava. Isso pode te salvar de muitos problemas!

Conclusão

Agora você já pode dizer que sabe o que é dropshipping, e como ele pode ajudar o seu negócio!

E aí, o que achou do método? Conte para gente nos comentários a sua opinião e quais as suas experiências com lojas que o utilizam.

Nos siga também no Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das nossas postagens!

Outros textos que você pode gostar:

Follow Up: O que é? Como Fazer?

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...

Marketing

Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
O Dia dos Namorados é...
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...

Empreendedorismo

Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca
Hoje, criar anúncios...
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
A humanização de marcas...
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Em um mercado pet que...

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Realizar um bom controle...
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas...

Ecommerce

10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia
Brasil é líder no e-commerce...
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Como a opinião do consumidor...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

branding
Como o branding transforma a odontologia moderna
Ter uma comunicação saudável...
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
O Dia dos Namorados é...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?

Marketing

Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Empreendedorismo

Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Sofreu bloqueio na conta de anúncios Saiba o que fazer sem perder tempo
Sofreu bloqueio na conta de anúncios? Saiba o que fazer sem perder tempo

Ações Comerciais

Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva
Marketing para pet shop dicas essenciais
Marketing para pet shop: dicas essenciais
Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva

Ecommerce

10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

branding
Como o branding transforma a odontologia moderna
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Buscas por presentes de Dia dos Namorados têm alta na rede; saiba como alavancar as vendas
Venda Direta ao Consumidor Como o Modelo D2C Está Redefinindo o Varejo
Venda Direta ao Consumidor: Como o Modelo D2C Está Redefinindo o Varejo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.