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O storytelling online pode ajudar você a atrair e fidelizar um público muito maior. Aprenda como aplicar essa estratégia nos seus canais de comunicação e faça sua marca levantar voo!

Storytelling. Essa é uma ferramenta quase tão antiga quanto o próprio ser humano. Dos rabiscos feitos em cavernas há mais de 30.000 anos até os contos de fadas do século 18. Tudo isso é storytelling. E o motivo para nunca termos abandonado essa prática? Simples, é porque, sem dúvida, contar histórias faz parte de quem somos.

Por isso, não é de se estranhar que o storytelling ainda faça parte das nossas vidas até hoje. Inclusive, para nós que vivemos na era digital, temos os meios tecnológicos para nos ajudar a contar nossas histórias. É o storytelling online, capaz de narrar uma história de maneiras inovadoras.

Tanto que no marketing, o storytelling online é quase uma espécie de Santo Graal. Com ele, pessoas e empresas podem ganhar, envolver, conectar, influenciar e reter um público enorme.

Então, se você está procurando aprender mais sobre a storytelling online, você veio ao lugar certo! Neste artigo, o Canal do Consultor te conta tudo sobre essa ferramenta. E como incorporá-la aos seus canais de comunicação digitais. Apertem os cintos e vamos lá!

O que é Storytelling online?

Tradicionalmente, o storytelling online é um termo que descreve como as pessoas usam ferramentas digitais para se comunicarem. Isso inclui a criação e narração de uma experiência, fato ou episódio. E as empresas não ficam de fora. Afinal elas também podem usar o storytelling para vender seus produtos ou serviços.

Assim, o storytelling online combina vários elementos de comunicação e marketing para criar uma narrativa atraente. Ou seja, essa é a forma moderna e poderosa de contar a sua história, ou a história da sua marca. Isso porque contar sua história de maneira envolvente pode atrair e chamar a atenção do público.

Nesse sentido, com o storytelling você usa narrativas específicas que tornam sua marca mais interessante. Além de aproximar o público do seu negócio e mostrar para ele os seus valores e ideias. Mas o canal pelo qual você compartilha sua história é a chave e a base para uma boa narrativa digital.

Até alguns anos atrás, o storytelling não era usado no marketing. E ficava restrito apenas à produção de filmes hollywoodianos. Mas, por sorte, o mundo evoluiu e agora temos o storytelling online. E se essa estratégia sempre funcionou nas bilheterias, imagine o que ela pode fazer pelos seus canais digitais.

Por isso, você deve valorizar o storytelling online. Certamente, essa é uma forma consistente e impactante de alcançar seu público por meio da internet. Seja por meio das redes sociais, anúncios digitais, blogs, plataformas de vídeo e muito mais!

Como construir um Storytelling online impactante?

Agora você sabe mais sobre o storytelling online e por que ele é tão importante para o marketing. Mas como você pode aplicar tudo isso nos seus canais digitais e construir histórias envolventes

Sem dúvida, não existe uma receita de bolo para que a sua estratégia dê certo. Mas existem alguns pilares fundamentais do storytelling que podem te ajudar. Eles vão te guiar na criação de uma narrativa estratégica. São eles:

1) Autoconhecimento

O que você ou sua marca representam? O que você valoriza? Qual é o seu propósito? Isso geralmente é desenvolvido nos estágios iniciais de uma empresa. Mas se você quer criar conteúdo para o seu perfil pessoal talvez você ainda não tenha tudo isso definido.

Com essas informações, fica muito mais fácil criar histórias consistentes que mostram seus valores. Assim, você consegue orientar a voz, o estilo e a criatividade do seu storytelling online. Elas podem influenciar de tudo. Desde estilo da escrita, até o design, canais e tipos de anúncios utilizados.

Além disso, você também deve prestar atenção no que estão falando de você. Seja cliente, cliente em potencial, parceiros ou funcionários. Como eles se sentem sobre você ou o seu negócio?

Outra coisa que você deve acompanhar é a concorrência. Claro que copiar o que os outros estão fazendo não é uma boa ideia. Mas você pode comparar como eles estão em relação à sua marca. E ver para onde o mercado está indo.

2) Definir o seu público

Certamente, seu storytelling online não funcionará a não ser que você saiba com quem está falando. Por isso, você precisa saber quais são seus pontos fracos e suas dores. Além de entender o que os interessa, quais são suas preferências. E, principalmente, onde eles estão e como eles consomem informações.

Nesse sentido, definir personas é a melhor maneira de ter uma visão clara sobre quem é o seu público. Por isso, se você ainda não viu, confira meu artigo sobre esse assunto.

Outro ponto importante depois de definir seu público, é procurar oferecer algo no seu conteúdo. Ou seja, algum valor que se encaixe nas necessidades e gostos dessas pessoas. Esse tipo de conteúdo altruísta mostra que você realmente acredita em seus propósitos. E oferece algo a mais para quem te acompanha.

3) Empatia

Marcas que se comunicam como um robô não ressoam mais com o público. Hoje em dia, a chave para conseguir clientes e seguidores é humanizar a sua comunicação com muita empatia. Colocando o cliente ou usuário como o protagonista dos valores da sua marca.

Além de escrever, criar e compartilhar de uma forma mais humana, isso significa envolver mais o público. Quem são os clientes que gostam do seu produto ou serviço? E quem são as pessoas por trás da marca que faz tudo acontecer?

Se você ainda não conectou os pontos: o conteúdo gerado pelo próprio usuário é o novo rei. Independentemente de quem o produz ou patrocina. Tanto que algumas empresas criam avatares que facilitam essa humanização. Como, por exemplo, a Lu, do Magazine Luiza, e a Nat Natura, da Natura.

4) Foco nas histórias

A chave aqui é contar com diversas histórias. Não apenas uma narrativa que rouba todos o seu discurso. Sem dúvida, é importante ter uma premissa focada e abrangente. Mas seu marketing tem diferentes níveis onde o storytelling online oferece várias perspectivas exclusivas.

Então, você deve ter uma história principal sobre a sua marca e missão. Mas você também deve dividir esse tema em várias histórias diferentes. O objetivo aqui é proporcionar uma experiência única com base nas diferenças entre as suas personas. 

É claro, você conseguirá falar com todo mundo usando uma história mais genérica. Mas é importante criar narrativas direcionadas para cada característica do público. Assim você consegue criar uma comunicação mais assertiva. 

Por exemplo, você pode ter um storytelling online diferente para cada persona. Desse modo, a narrativa consegue ser mais pessoal. No entanto, se lembre que todas essas narrativas devem se conectar à história principal da marca. Ou seja, nunca perca de vista os seus valores e objetivos!

Gerando engajamento com Storytelling online

O modo como você se comunica deve sempre ter algum propósito, missão e história se você quer ter engajamento. Nesse sentido, o poder do storytelling online é sua capacidade de compartilhar uma experiência humana. Da qual as pessoas conseguem se identificar. 

Essa conexão faz com que as pessoas confiem mais em você e comecem a interagir com suas postagens. Para empresas, isso resulta em mais clientes e uma fidelização eficaz. De qualquer jeito, essa é uma estratégia em que todos saem ganhando. Espero que esse artigo te ajude a ter mais engajamento. 

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