O Cross Channel é uma estratégia do marketing que combina vários métodos promocionais para garantir o fechamento de uma venda. Descubra neste artigo a definição e dicas de como usar essa estratégia com sucesso.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”39px|||||” hover_enabled=”0″ link_text_color=”#E09900″ sticky_enabled=”0″]Sem dúvida, os consumidores de hoje em dia estão mais conectados do que nunca. Verificando constantemente aplicativos de redes sociais, checando o WhatsApp e até mesmo interagindo por e-mails.
Assim, o desafio para as marcas é, cada vez mais, atravessar o burburinho e chegar ao consumidor no momento certo. É aqui que entra o marketing Cross Channel. Porque essa abordagem permite às marcas se comunicarem perfeitamente com o público em vários pontos de contato.
Mas em que o Cross Channel consiste exatamente? Como é possível implementar essa estratégia no seu negócio? Aqui estão as informações que o Canal do Consultor separou com tudo o que você precisa saber sobre Cross Channel.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” link_text_color=”#E09900″ max_width=”85%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Cross Channel: o que é?
O Cross Channel, ou Marketing Cross Channel, é uma técnica do marketing digital. Muitas marcas ao redor do mundo utilizam essa estratégia para focar no cliente. Isso porque ela fornece ao público uma experiência agradável e consistente ao interagir com sua marca em vários meios digitais.
Primeiramente, é importe ressaltar que Cross Channel é diferente de Multi Channel. Pois o primeiro significa fornecer uma experiência contínua ao consumidor, através da ligação de diversos canais. Enquanto Multichannel significa estar presente em um ou mais meios de comunicação.
Portanto, podemos dizer que Cross Channel tem tudo a ver com a experiência do usuário. Nesse sentido, empresas que adotam métodos Cross, os usam de forma a ligar todo o sistema. Assim elas complementam e ampliam seu impacto geral.
Por exemplo, pense no significado do termo. Enquanto Cross significa “cruzar”, Channel significa “canal”. Logo, Cross Channel quer dizer, literalmente, cruzar canais. Essa conexão é uma maneira poderosa de prospectar clientes envolvendo vários canais.
Mas, então, como colocar isso em prática?
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-2.jpg” alt=”cross channel” title_text=”cross channel” align=”center” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” custom_margin=”23px|||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”90%” module_alignment=”center” custom_margin=”40px|||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Dicas para criar uma estratégia Cross Channel
Implementar uma estratégia de marketing Cross Channel pode parecer complexo. Isso porque você precisará cuidar de vários canais ao projetar suas campanhas. Além de manter o controle de cada campanha e integrar suas análises.
Certamente tudo isso não parece simples, mas com as dicas do Consultor fica fácil. Aqui estão 5 truques que vão ajudar você a criar uma estratégia Cross Channel de sucesso.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”||2px|||”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”2px||2px|||” custom_padding=”|34px|0px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]1) Crie personas
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-3.jpg” alt=”cross channel marketing” title_text=”cross channel marketing” align=”center” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” custom_margin=”||11px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”80%” module_alignment=”center”]Primeiramente, você precisa entender seus clientes para então criar uma estratégia de marketing que atenda o público. Para tanto, você deve criar uma ou mais personas.
Isso porque as personas abrigam informações sobre as preferências, comportamentos e hábitos de compra de seus clientes. Além de mostrar quais são os canais de comunicação preferidos desses consumidores. Como o Cross Channel consiste em cruzar canais, essa informação será muito valiosa.
Se você já tem seguidores nas redes sociais, pode aproveitar esse canal para descobrir alguns dados dos clientes. Por meio das redes, você pode ter algum insight sobre as necessidades, desejos e pontos fracos do seu público. Isso tudo é crucial para o desenvolvimento das personas.
Sem dúvida, quanto mais você conhecer cada um de seus clientes, mais exata será sua estratégia. Então observe seus compradores. O que eles compram? Com qual frequência eles fazem essa compra? Como essas compras são feitas? De onde vem o tráfego no seu site?
Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é acompanhado cada etapa da jornada do comprador. Explorar análises do tráfego e enviar questionários, certamente, também ajudarão a deixar a persona mais real.
[/et_pb_text][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.2″ body_link_text_color=”#e09900″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”2px||2px|||” custom_padding=”21px|34px|5px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ min_height=”19px”]2) Use canais que se conectem
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-4.jpg” alt=”cross channel” title_text=”cross channel” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” custom_margin=”||10px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ max_width=”80%” module_alignment=”center”]Ao escolher os canais que farão parte da sua estratégia Cross Channel, você deve ser seletivo. Isso porque certos canais funcionam melhores juntos do que outros. Lembre-se também de incorporar todos os canais pelos quais seu público mais interage com sua marca.
Por exemplo, você pode incentivar seus clientes a fazerem check-in no seu aplicativo quando estiverem na loja física. Além disso, incluir links em seu e-mail marketing também é essencial e outra forma de aplicar o Cross Channel.
[/et_pb_text][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”2px||-2px|||” custom_padding=”24px|34px||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]3) Unifique seus dados
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-5.jpg” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” alt=”cross channel estratégia” title_text=”cross channel estratégia” align=”center” max_width=”60%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”80%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ link_text_color=”#E09900″]Um ponto determinante da estratégia Cross Channel é ter todos os dados em uma plataforma de dados do cliente. É o famoso centro de processamento de dados (CDP).
Sem dúvida, contar com essa ferramenta é essencial para que você tenha os dados analíticos disponíveis. Assim você pode capturar e analisar os pontos de contato de seus leads.
Normalmente, usar o CDP envolve o uso de cookies de navegação ou códigos de rastreamento. Pois dessa forma é possível estabelecer conexões entre ações online e o perfil de um cliente. Rastrear e analisar e-mails que foram enviados aos leads, e com quais eles interagiram, também é uma estratégia eficaz.
Além disso, saber quais postagens do seu blog eles leram é igualmente importante. Da mesma forma, procure entender quais campanhas nas redes sociais receberam mais interação. Também verifique as conversas nos chats e comentários nas mídias sociais. Por fim, não esqueça que todos esses dados devem estar no seu CDP.
[/et_pb_text][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”2px||-2px|||” custom_padding=”30px|34px||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]4) Alinhe o conteúdo com a jornada do cliente
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-1.jpg” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” alt=”cross channel” title_text=”cross channel” max_width=”60%” module_alignment=”center” align=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” link_text_color=”#E09900″ max_width=”80%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Criar o conteúdo das suas páginas para o consumidor com base em seus hábitos é outra forma de Cross Channel. Portanto, sua estratégia de conteúdo precisa se alinhar muito bem com as jornadas de todos os compradores.
Por exemplo, quando um cliente abandona seu carrinho, você pode enviar um e-mail oferecendo desconto na próxima compra. Da mesma forma, você pode enviar um e-mail de agradecimento para quem comprar algo na sua loja virtual.
Desse modo, é mais provável que eles interajam com seu conteúdo em um canal diferente. Realizando, assim, as ações que você deseja. Fora que, personalizar o conteúdo também melhora suas vendas
Isso porque o público é mais propenso a se envolver com conteúdo que fornece recomendações personalizadas. São mais de 75% dos clientes que gostam da personalização do atendimento. Enquanto 80% afirma deixar a marca caso a experiência seja negativa.
[/et_pb_text][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”%%24%%” icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.9.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”2px||-2px|||” custom_padding=”29px|34px||||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]5) Integre suas descobertas
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cross-channel-6.jpg” alt=”cross channel dicas” title_text=”cross channel dicas” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” custom_margin=”||3px|||” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” link_text_color=”#E09900″ max_width=”80%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Criar campanhas poderosas de marketing Cross Channel é uma coisa. Mas analisar o desempenho em cada canal pode mudar drasticamente seu jogo no marketing. Isso porque informações novas podem surgir e dar uma direção mais certeira à sua estratégia.
Portanto, compare as descobertas de suas análises para criar uma experiência do consumidor perfeita. Pense, minha estratégia nas redes sociais suporta minha estratégia na web?
Minha campanha reflete a mesma mensagem em todos os canais? Estou mirando no público certo em cada canal? Qual rede social está apresentando mais resultados? Por exemplo, entre Facebook e Instagram, qual é o melhor para captar a atenção do consumidor?
Assim, você consegue integrar todos os canais, proporcionando uma experiência melhor ao usuário. Então, seus clientes terão mais confiança na sua marca e poderão engajar mais no seu conteúdo.
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Aproveitando os dados das suas campanhas de marketing, você pode fazer melhorias constantes na sua estratégia Cross Channel. Desse modo, você garante que conseguirá gerar resultados reais e ter mais retorno sobre o investimento.
Isso é importante, pois o Cross Channel é uma maneira eficaz e moderna de alcançar seu público. Assim, uma estratégia poderosa ajudará você a fazer tudo. Desde a criação de uma boa imagem da marca, até a geração de leads e o aumento de vendas.
Por isso, garanta que seu conteúdo e atendimento se alinhem com cada canal do Cross Channel. Desse modo você consegue fornecer uma transição suave entre as plataformas e uma melhor experiência ao cliente.
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