Business Intelligence e Data Science
Business Intelligence e Data Science

Qual a diferença entre Business Intelligence e Data Science?

Qual a diferença entre Business Intelligence e Data Science?

Apesar de similares, Business Intelligence e Data Science não são a mesma coisa. Confira as diferenças e a importância de cada prática.

Os dados são o novo petróleo. Pelo menos é o que dizem os maiores CEO’s do mundo. Ou seja, hoje em dia a informação é mais do que poder. Agora, elas valem ouro e essa valorização só tende a crescer. E com razão. Mas vale destacar que o segredo desse sucesso está em como usar esses dados.

Atualmente, é possível fazer coisas incríveis com os dados. Inclusive, quem manteve o olho nas tendências começou a coletar dados antes mesmo de saber o que fazer com eles. E hoje sai no lucro. Isso porque agora esses dados podem proporcionar insights valiosos para os negócios.

É aí que entram Business Intelligence e Data Science. Hoje os profissionais dessas áreas ajudam as empresas a aproveitarem todos as informações que elas já coletaram.

Mas, o que é exatamente Business Intelligence? E o que é Data Science? Afinal de contas, quais são as diferenças entre as duas ações? Por que elas são tão importantes assim? E ainda, como escolher entre essas duas opções?

Vem comigo porque o Canal do Consultor vai responder a todas essas questões. Basta seguir a leitura e conferir!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) significa inteligência empresarial. Essa é uma forma de realizar análises descritivas de dados da sua empresa. Isso usando tecnologia e habilidades para tomar decisões assertivas no seu negócio. Assim, o BI coleta, opera e transforma as informações empresariais.

Desse modo, ele facilita a tomada de decisões dentro do seu negócio. E ainda permite o compartilhamento de dados interna e externamente. Então, o objetivo do BI é extrair dos dados uma inteligência que pode ser aplicada na sua empresa.

Assim, algumas das ações que o BI pode possibilitar são:

  • Obter uma melhor compreensão do mercado
  • Descobrir novas oportunidades de rendimento
  • Melhorar os processos do seu negócio
  • Ajudar a se manter à frente dos concorrentes

O que é Data Science?

Data Science significa, literalmente, ciência de dados. Esse método se baseia em um estudo de dados a partir de diversas áreas do conhecimento. Assim, o Data Science é capaz de oferecer percepções futuras assertivas e importantes para o seu negócio.

Ou seja, ele usa estatística, matemática, ciência da computação e a experiência no tema que você está analisando. Tudo com o objetivo de responder a perguntas como, por exemplo, “o que aconteceria se…?”.

Desse modo, assim como acontece com a maior parte do campo científico, a tecnologia é parte importante do Data Science. O machine learning, a inteligência artificial e a computação desempenham grande papel nesse método.

Business Intelligence e Data Science: Diferenças

Ainda ficou muito parecido? Calma que eu explico as diferenças entre Business Intelligence e Data Science. Tudo se resume ao tempo. Percebeu que quando falamos do BI, seus objetivos focavam mais no presente e no passado? Enquanto no caso do Data Science a estratégia se voltava mais para o futuro?

Então, podemos diferenciar o BI como a análise do passado e do presente. E Data Science como a análise do futuro. Logo, o Data Science oferece um estudo que prevê e aconselha sobre o futuro. Ao passo em que o BI promove um diagnóstico sobre a situação atual do seu negócio.

Mas é preciso ressaltar que, apesar de diferentes, Business Intelligence e Data Science funcionam lado a lado. Portanto, a questão não é escolher um ou outro método. Mas, sim, selecionar a solução certa para obter os insights que você está procurando. Muitas vezes, isso significa usar ambos Business Intelligence e Data Science.

Para te ajudar a entender melhor se realmente os dois métodos são necessários, eu separei em colunas:

Business Intelligence X Data Science

Business Intelligence

  • É um conjunto de processos e tecnologias usados para se ter uma análise de dados do seu negócio
  • Foca no passado e no presente
  • Lida principalmente com dados estruturados.
  • É menos flexível, pois as fontes de dados precisam ser planejadas com antecedência
  • Faz uso do método analítico
  • É mais simples se compararmos com o Data Science
  • Seu profissional é o analista de BI
  • Responde a questões sobre o que está acontecendo agora com a sua empresa
  • É uma ciência que usa diversos campos do conhecimento para descobrir os padrões ocultos nos dados
  • Foca no futuro
  • Lida com dados estruturados e não estruturados
  • É mais flexível, pois as fontes de dados podem ser adicionadas conforme a necessidade
  • Faz uso do método científico
  • É mais complexo se compararmos com o BI
  • Seu especialista é o cientista de dados
  • Responde a questões sobre o que vai acontecer e o que pode acontecer com a sua empresa

Tipo de análise do Business Intelligence e Data Science

Bom, agora você já sabe que BI lida com o passado e presente, enquanto Data Science lida com o futuro. Mas o que isso significa na prática?

Significa que o BI analisa tudo o que aconteceu e está acontecendo com o seu negócio. Ele faz uma análise descritiva para apresentar dados históricos da sua empresa. Dessa forma ele facilita a visualização e a compreensão do cenário atual do seu negócio.

Então, o Business Intelligence pode gerar relatórios que mostram com clareza e precisão o estado atual da sua empresa.

Por outro lado, o Data Science analisa a probabilidade de eventos e condições futuras que podem impactar o seu negócio. Ou seja, ele usa aqueles dados históricos do BI para prever tendências de negócios. Além de calcular o comportamento futuro do cliente e o sucesso que um produto pode ter.

Logo, o Data Science busca responder a perguntas sobre o que acontecerá no futuro. E ainda procura encontrar uma solução para um problema que pode afetar o seu negócio futuramente.

Business Intelligence e Data Science: Semelhanças

Mesmo com as diferenças entre Business Intelligence e Data Science, há uma semelhança evidente que é que nos confunde. Afinal, ambos métodos usam dados para fornecer insights úteis e significativos para que você tome decisões assertivas no seu negócio.

Além disso, existem outras questões similares entre Business Intelligence e Data Science. Por exemplo, a qualidade dos dados que você usar para fazer essas análises impacta nos resultados de cada uma.

Podemos dizer até mesmo que o Business Intelligence está dentro do Data Science. Isso porque o Data Science utiliza os dados descritivos do BI para oferecer sua visão do futuro.

Fora que, quando usamos ambos os estudos em conjunto, eles fornecem uma percepção mais útil. Isso porque, a compreensão sobre o seu negócio acaba sendo mais completa, incluindo passado, presente e futuro. Assim, as suas decisões podem ser mais assertivas ainda.

Concluindo

Por fim, podemos resumir as diferenças entre Business Intelligence e Data Science ao modo como cada método utiliza os dados. Claro, o BI até poder ajudar a tomar decisões sobre o futuro.

Mas essa análise foca nos dados históricos ou atuais da sua empresa. Ou seja, o Business Intelligence é ideal caso você precise de ajuda para tomar decisões de curto e médio prazo.

Por outro lado, o Data Science não irá usar apenas os dados da sua empresa para fazer a análise. Ele também vai utilizar métodos científicos, como matemática e estatística. Desse modo, ele oferecerá insights preditivos.

Logo, o Data Science é caminho certo, caso você precise de ajuda para tomar decisões de longo prazo. Em outras palavras, quer conhecer novos cenários possíveis pra o seu negócio? Então o Data Science é para você.

Ou você quer saber quais estratégias estão gerando mais resultados para a sua empresa, neste momento? Então invista em Business Intelligence.

E se, na verdade, o que você precisa for uma visão completa do seu negócio? Nesse caso, aplique Business Intelligence e Data Science!

Espero que essas informações tenham esclarecido as suas dúvidas. Mas, se restou alguma questão que você gostaria de me perguntar, fale comigo pelas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Aproveite para seguir e acompanhar as dicas e informações que eu dou por lá.

Siga também o Canal do Consultor no YouTube. Lá você confere todos os temas aqui do blog, de uma forma ainda mais fácil e prática. Até a próxima!

Canal do Consultor no YouTube:

Leia também:

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Nos últimos anos, o mercado...
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Sabia que empresas que...

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Falar sobre vender todos...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
o que é target
O que é Target?

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.