Se você ainda não sabe o que é target, não se preocupe! Garanto que neste artigo você aprenderá.
Vamos começar traduzindo, pois target vem do inglês e quer dizer alvo em português. Mas neste caso recomendo buscarmos no dicionário uma melhor definição, sendo ela:
s. alvo; objetivo, propósito, meta
v. mirar no alvo, direcionar; intencionar; ter como objetivo
Target é um termo muito utilizado no Marketing
O significado simples e rápido (ou que muitas pessoas acreditam ser) seria o público-alvo, mas se engana se pensar que é somente isso, mas sim também os objetivos a que ser quer chegar com as estratégias e ações de comunicação.
Entende por que profissionais de marketing e gestores devem saber sobre o que é target?
Pois somente entendendo melhor seu negócio ou empresa é que se estabelece um objetivo para ele. Mas para isso é necessário estudar os processos, como chegar e planejar estrategicamente o caminho, e principalmente para quem você vai se comunicar.
Importante é entender que o mercado possui diferentes tipos de clientes, cada um com necessidades individuais e específicas. É necessário se levar em conta questões para definição de perfil como idade, sexo, renda, nível de escolaridade, localização, estilo de vida entre outros.
Uma dúvida que sempre me perguntam é se o público-alvo é sempre consumidor final? Será?
Eu sempre respondo e explico que não, pois seu mercado pode ser para pessoas físicas (consumidores finais), pessoa jurídica (empresas) ou até para os dois, e existem também os casos em que existe um influenciador ou um decisor de compra que não é necessariamente a pessoa que vai consumir o produto, por isso é importante estudar cada caso individualmente antes de escolher quem vai ser o target da sua comunicação.
Ainda tem dúvidas? Então confira o nosso vídeo sobre o que é target.
Aproveite e conheça nosso canal no YouTube.
Confira também nosso post sobre follow up!