Se você ainda não sabe o que é target, não se preocupe! Garanto que neste artigo você aprenderá.
Vamos começar traduzindo, pois target vem do inglês e quer dizer alvo em português. Mas neste caso recomendo buscarmos no dicionário uma melhor definição, sendo ela:
s. alvo; objetivo, propósito, meta
v. mirar no alvo, direcionar; intencionar; ter como objetivo
Target é um termo muito utilizado no Marketing
O significado simples e rápido (ou que muitas pessoas acreditam ser) seria o público-alvo, mas se engana se pensar que é somente isso, mas sim também os objetivos a que ser quer chegar com as estratégias e ações de comunicação.
Entende por que profissionais de marketing e gestores devem saber sobre o que é target?
Pois somente entendendo melhor seu negócio ou empresa é que se estabelece um objetivo para ele. Mas para isso é necessário estudar os processos, como chegar e planejar estrategicamente o caminho, e principalmente para quem você vai se comunicar.
Importante é entender que o mercado possui diferentes tipos de clientes, cada um com necessidades individuais e específicas. É necessário se levar em conta questões para definição de perfil como idade, sexo, renda, nível de escolaridade, localização, estilo de vida entre outros.
Uma dúvida que sempre me perguntam é se o público-alvo é sempre consumidor final? Será?
Eu sempre respondo e explico que não, pois seu mercado pode ser para pessoas físicas (consumidores finais), pessoa jurídica (empresas) ou até para os dois, e existem também os casos em que existe um influenciador ou um decisor de compra que não é necessariamente a pessoa que vai consumir o produto, por isso é importante estudar cada caso individualmente antes de escolher quem vai ser o target da sua comunicação.
Ainda tem dúvidas? Então confira o nosso vídeo sobre o que é target.
Aproveite e conheça nosso canal no YouTube.
Confira também nosso post sobre follow up!
Na empresa em que trabalho o target é o resultado esperado das vendas do dia(meta), mas eu ainda tenho algumas dúvidas sobre o assunto. Há uma outra meta que se refere ao mesmo dia do mês do ano atrás, essa se chama last y. Você poderia me informar mais sobre os dois assuntos?
As duas são terminologias aplicadas em vendas, target trata-se de mensurar um objetivo em números reais e planejados, seja de forma diária, semanal, mensal, trimestral, semestral ou até anual. O last y é um comparativo com o último ano, este é bastante eficaz na ótica de analisar dois períodos o desempenho, principalmente se a sua área de atuação tem sazonalidades fixas durante o ano, caso contrário apenas será uma métrica alvo de motivação para ser ultrapassada.
Ajudei? Espero que sim.
Um grande abraço