BI é um termo criado pelo Gartner Group e a sua definição mais simples seria como um conjunto de técnicas, conceitos e ferramentas que permite a organização e análise das informações para o suporte a tomada de decisão.

Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Portanto, é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, baseado em dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Em conclusão, o BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão.

Assim, para facilitar o entendimento vou separar abaixo BI em dois conjuntos (dados e tomadas de decisões) as informações deste processo.

Dados

Coleta e Organização

Busca-se todas informações das origens da empresa e organiza em um banco de dados.

Análise e visualização

A partir da coleta e organização é feita uma análise e visualização minuciosa dos dados.

Compartilhamento

Iremos repassar esses dados a todos envolvidos para suporte as tomadas de decisões.

Tomadas de decisão

Evidências

As decisões serão baseadas nos dados apresentados por evidências, não mais de forma empírica ou achismo.

Controle do desempenho

Poderá medir o desempenho atual x o do passado e buscar melhores caminhos para ações e objetivos da empresa.

Planejamento

O desempenho do passado e presente irá ajudar nas definições de um planejamento para o futuro da empresa.

Como coletar esse tipo de informações

Os dados do BI estão disponíveis em sistemas de gestão das empresas como:

  • ERP – Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial);
  • CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
  • BPM – Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio)

Porem existem empresas que fornecem sistemas para integrar todos os dados da empresa para análise e monitoramento. Mas poderá utilizar planilhas de Excel para fazer esse tipo de controle, principalmente em pequenas empresas ou em casos mais específicos.

Vantagem de fazer BI na empresa

Sobretudo, como já dito acima a principal vantagem é poder controlar todos os processos e poder se basear em dados reais nas decisões ao invés de tentar acertar por feeling. Sobretudo, sem contar que poderá preparar planejamentos, investimentos, metas e objetivos dentro das possibilidades de sua empresa conquistar.

Como começar?

Em primeiro lugar, recomendo que se possível contrate um consultor para lhe orientar neste processo, pois assim trará o know-how de um especialista. Mas poderá através de estudos ou contratando um software que integre as informações.

Espero que tenham conseguido entender o que é BI (Business Intelligence), assista o vídeo abaixo para tirar dúvidas e se gostar curta o vídeo, e se inscreva no canal para ser notificados sobre novos vídeos.

Comentários

Comentários