ERP significa planejamento de recursos empresariais, mas o que significa ERP de verdade? O Canal do Consultor explica e ainda te conta se essa ferramenta é interessante para o seu negócio!
Sem dúvida, a maneira mais simples de definir o que significa ERP é pensar nos processos essenciais de uma empresa. Como, por exemplo, os processos necessários para administrar um negócio.
Ou seja, finanças, manufatura, recursos humanos, cadeia de suprimentos, serviços, compras, entre outros. Resumindo, o que significa ERP é a integração de todos esses processos em um único sistema.
No entanto, os sistemas de ERP modernos não são nada básicos ou simples. Eles usam as tecnologias mais recentes, como machine learning e inteligência artificial (IA). Tudo isso para fornecer inteligência, visibilidade e eficiência em todos os aspectos de um negócio.
Mas então o ERP é bom para o meu negócio? Continue a leitura e vem comigo descobrir um pouco mais sobre o que significa ERP. E se vale a pena investir nessa ferramenta.
O que significa ERP?
ERP é um tipo de sistema de software que ajuda você a administrar todo o seu negócio. Incluindo processos como finanças, manufatura, cadeia de suprimentos, serviços, compras e muito mais. Em outras palavras, são softwares que as organizações usam para gerenciar as atividades do dia a dia da empresa.
Mas o que significa ERP pode ser muito mais abrangente. Isso porque um pacote de ERP completo também inclui o gerenciamento do desempenho que a empresa está apresentando. Além de ajudar a planejar, levantar orçamentos, prever e relatar os resultados financeiros da organização.
Portanto, o significado de ERP é bastante amplo, já que os sistemas de ERP unem uma infinidade de processos empresariais. E ainda permitem o fluxo de dados entre eles. Tudo de uma forma inteligência que elimina informações repetidas e ajuda seu negócio de uma maneira prática.
Como funcionam os sistemas de ERP?
Um sistema ERP é composto de diferentes elementos. Entre eles estão, principalmente, as aplicações de planejamento de recursos corporativos. Nesse sentido, elas se comunicam e compartilham um banco de dados entre si.
Assim, cada aplicação, ou módulo de ERP, normalmente se concentra em uma área do seu negócio. E você ainda pode combinar diferentes módulos para atender às necessidades da sua empresa. Os pontos de partida mais populares são, por exemplo, finanças, vendas, recursos humanos e logística.
Mas o que significa ERP permite muito mais. Porque também existem módulos específicos para indústrias, da manufatura ao varejo. Geralmente cada módulo personalizado é licenciado separadamente
Assim, a empresa pode selecionar e escolher a funcionalidade que deseja. Além de poder adicionar mais funcionalidades. E alavancar as que já existem, conforme necessário.
Formas de implantar o ERP na sua empresa
Hoje em dia, os sistemas ERP podem ser inseridos de várias maneiras em uma empresa. Desde softwares que utilizam a nuvem pública ou privada. Além de programas instalados dentro da sua empresa. E ainda em vários cenários que combinam ambos os ambientes.
Aqui estão as principais formas de utilizar o ERP. Assim você pode escolher a opção que faz mais sentido para o seu negócio:
ERP em nuvem
No ERP em nuvem, o software é executado na plataforma de computação com base na internet de um provedor. Desse modo, a manutenção do sistema é feita pelo provedor.
Nesse sentido, também existe a opção de utilizar uma nuvem pública ou privada. Inclusive, essa opção está ganhando bastante destaque, já que ela possui um custo inicial mais baixo.
Instalação no local
Este é o modelo tradicional de implantação do ERP. Nele, você consegue controlar tudo sobre o software. Isso porque o programa é instalado em seu data center nos locais de sua escolha. Mas, a instalação e manutenção do hardware e software são de responsabilidade da sua equipe.
Esse modelo permite mais controle e segurança, mas também pode ser mais caro. Por isso, atualmente algumas empresas estão atualizando seus sistemas ERP locais para implantações em nuvem. Isso requer um planejamento cuidadoso, além de uma avaliação detalhada sobre as opções de migração.
ERP Híbrido
Esse modelo é feito para empresas que desejam uma combinação de ambos os mundos. Seja para melhor atender às necessidades da empresa ou facilitar os processos.
Assim, no ERP híbrido, algumas de suas aplicações e dados ficam na nuvem. Enquanto outros ficam armazenados no local. Por isso, esse modelo também pode se chamar de ERP de duas camadas.
Os 6 benefícios de o que significa ERP
É impossível ignorar o impacto dos sistemas de ERP no mercado de hoje em dia. À medida que dados e processos corporativos são agrupados nessas ferramentas, os resultados de uma empresa melhoram.
Isso porque, com sistemas de ERP as companhias podem alinhar departamentos separados. E melhorar os fluxos de trabalho. Assim, o resultado é uma economia significativa com a eliminação de gastos desnecessários. Outras vantagens do ERP também incluem:
1) Mais produtividade
Os sistemas de ERP ajudam seu negócio a simplificar e automatizar os principais processos da empresa. Desse modo, toda a sua equipe tem um suporte eficiente na hora de fazer mais com menos recursos.
2) Insights assertivos
Outra vantagem de o que significa ERP é a possibilidade de eliminar o armazenamento desorganizado de informações. Isso porque esse sistema oferece uma única fonte de dados, organizada e veloz. Assim, seu negócio tem acesso a respostas rápidas que te ajudam a tomar decisões mais assertivas.
3) Relatórios acelerados
Cansado de esperar muito tempo para ter acesso a métricas claras e seguras? Com os sistemas de ERP você também agiliza os relatórios corporativos e financeiros. Além de compartilhar os resultados com facilidade. Dessa forma seu negócio passa a agir com base em dados reais, melhorando o desempenho em tempo real.
4) Menos riscos
Ampliar a visibilidade e o controle dos seus negócios também são vantagens que o ERP oferece. Isso porque esses sistemas garantem que sua empresa mantenha todos os processos de acordo com os requisitos necessários. Prevendo e prevenindo, assim, riscos que pode fazer sua empresa perder dinheiro.
5) TI mais simples
Ao usar softwares de ERP integrados e que compartilhem informação, você simplifica a área de TI da sua empresa. Isso faz com que todos os membros da sua equipe possam trabalhar de uma maneira mais fácil. Facilitando também o faturamento do seu negócio.
6) Mais agilidade
Por fim, mas não menos importante, os sistemas de ERP permitem operações eficientes e acesso imediato a dados. Logo, com essa ferramenta, você poderá identificar e reagir rapidamente às novas oportunidades que aparecerem. Assim, você não perde nenhuma chance de alavancar sua empresa.
Entendendo o que significa ERP
Espero que você tenha entendido de uma vez por todas o que significa ERP. Lembre-se: ERP é um tipo de sistema de software que ajuda você a administrar todo o seu negócio. Desde processos financeiros, manufatura, cadeia de suprimentos, serviços e compras.
Além de gestão de projetos, gestão de riscos, gestão de compliance e operações da cadeia de suprimentos. Fora que um ERP completo também inclui gerenciamento de desempenho empresarial. E ainda suporte em planejamento, orçamento, previsão e relatórios sobre os resultados financeiros da sua organização.
Então, escolheu qual é o modelo de ERP ideal para o seu negócio? Conta pra mim nos comentários! Me acompanhe também no YouTube e não deixe de se inscrever. Assim você confere muito mais conteúdo sobre administração, empreendedorismo e marketing, de uma forma ainda mais prática e rápida. Até logo!