Escolha uma Página

Segurança e garantia na hora de definir suas estratégias é essencial, não é mesmo? Para isso foi criado o Marketing Analytics. Mas você sabe exatamente em que consiste essa prática e qual o seu poder?

Essa é uma ferramenta essencial para o sucesso da sua empresa. Vem com a gente que o Canal do Consultor explica!

O que é Marketing Analytics?

Marketing analytics é a área analítica do marketing. Logo, é ela que compreende os processos e tecnologias que permitem avaliar o sucesso das campanhas. Portanto, esse campo permite criar estratégias mais precisas. Além de garantir eficiência com base em dados.

Tudo isso é feito através de um cálculo que mede o desempenho das estratégias. Um exemplo é quando comparamos o efeito de blogs com o das mídias sociais ou outros canais de comunicação. Além disso, essa é uma área especializada e bem estruturada. Assim, existem também outras métricas mais precisas que podem ser utilizadas.

O Marketing Analytics está igualmente relacionado à big data. Ou seja, o crescimento explosivo de dados no mundo digital. Atualmente, temos uma infinidade de dados à nossa disposição. Uma vez que quase tudo pode ser rastreado virtualmente.

Portanto podemos ter acesso a informações sobre desempenho, mercado, consumidores e concorrentes. Assim, essa área reúne e consolida esses dados presentes em diversos canais e os agrupa em uma visão conjunta.

Decerto, com essa ferramenta fica fácil estimar os resultados que serão obtidos. Além de mostrar o caminho certo para a empresa e quais tendências seguir. Podemos dizer, então, que o Marketing Analytics reporta o passado, analisa o presente e orienta o futuro.

Sem dúvidas, esse campo oferece uma assistência fundamental para levar seus esforços de marketing adiante. Portanto, hoje em dia, essa ferramenta é uma das mais essenciais estratégias de business intelligence. Confira qual a importância de aplicar essa ação em sua empresa.

Qual a importância do Marketing Analytics?

Marketing de análise

Inegavelmente, obter os dados de desempenho não servem para nada, se você não sabe o que fazer com eles. Por isso o Marketing Analytics é tão importante. Uma vez que é ele que se dedica às informações e como utilizá-las.

É preciso estudar e conhecer a utilização de dados. Pois muitas tecnologias não conversam uma com as outras. Isso acontece porque, com a ascensão do mundo virtual, as ferramentas tecnológicas foram implantadas isoladamente. Assim, o resultado é uma mistura de informações desconectadas.

Consequentemente, profissionais de marketing acabam tomando decisões baseadas em dados de canais individuais. Contudo, essa prática não é eficiente, pois não considera a visão geral do mercado. É preciso ter em mente que dados de mídias sociais sozinhos não são suficientes.

Portanto, o Marketing Analytics, é extremamente importante. Já que considera todos as informações e cria uma relação entre elas. Combinando os dados de todos os canais, sua empresa pode tomar decisões mais sólidas. Além de conseguir executar programas mais eficientes.

Mas não se esqueça que, para isso dar certo, é preciso adotar uma cultura data driven. Isto é, armazenar as informações de rastreio, coleta e análise dados. Assim fica mais fácil criar estratégias de reconhecimento que ajudarão sua empresa a alcançar seus objetivos.

Quais são os benefícios do Marketing Analytics?

marketing analítico

O Marketing Analytics representa um diferencial nas estratégias de vendas. Já que o cenário mercadológico se torna cada vez mais complexo. Com consumidores mais exigentes e concorrentes fortes, essa ferramenta pode ser o diferencial que a sua empresa precisa.

Entre as diversas vantagens que a análise de mercado oferece, está:

9

1) Cálculo do desempenho

É o benefício mais óbvio e imediato do Marketing Analytics. Como já foi citado, com essa ferramenta você pode monitorar o desempenho do marketing. Logo, fica claro quais são os pontos que obtém um bom resultado. Além de mostrar quais pontos devem ser melhorados.

Desse modo, é possível otimizar as ações da empresa para obter melhores resultados e concluir as metas.

9

2) Otimização do ROI

Para quem não sabe, ROI é o retorno dos investimentos. O Marketing Analytics atua sobre ele de forma a apontar quais investimentos são mais necessários e efetivos.

Logo, podemos dizer que essa ferramenta avalia o impacto das campanhas e estratégias no caixa da empresa. Assim, você pode otimizar o retorno financeiro e focar no que, de fato, interessa. Ou seja, as estratégias que oferecem mais lucros.

9

3) Foco nas metas

Certamente, quando avaliamos o desempenho das estratégias, a intenção é verificar se elas estão alcançando os objetivos da empresa.

Portanto, adotar a ferramenta do Marketing Analytics é uma forma de manter a equipe sempre alinhada aos objetivos. Sejam eles os propósitos micro ou macro do seu negócio.

Marketing Analytics
9

4) Entender o comportamento do público

Esse tipo de análise também engloba o consumidor, de foram que ajuda a conhecer melhor suas preferências. Com essa ferramenta você pode coletar dados sobre o perfil do público em diferentes canais. Isso é, sem dúvidas, essencial para se ter uma visão mais ampla de como seu público se comporta.

Assim, é possível criar uma persona mais realista e traçar melhores estratégias para ela. Além de prever melhor seu comportamento.

9

5) Monitorar os concorrentes

Com a visão geral do Marketing Analytics você não precisar olhar apenas para sua empresa, mas também para seu concorrente. Ao coletar dados sobre a atuação dos concorrentes, você percebe quais estratégias estão funcionando e pode se preparar para enfrentá-los.

Desse modo, você se posiciona sempre à frente da concorrência. Além disso, é possível, ainda, criar um serviço ou produto melhor do que o outro oferece.

9

6) Prever o futuro

Como citado anteriormente, o Marketing Analytics não estuda apenas o passado e presente. Essa análise de dados serve essencialmente para o futuro, para que a empresa pratique as melhores decisões e estratégias. Sem dúvidas, esse é o melhor caminho para alcançar seus objetivos.

Mas tenha cuidado, pois a análise de dados não é como bola de cristal que prevê magicamente o futuro. Ainda é preciso ter cautela, pois ela apenas identifica padrões e tendências que antecipam o que está por vir. Ainda assim, é a melhor ferramenta que existe para que uma empresa se prepare para os próximos riscos e oportunidades.

Como colocar em prática?

Marketing Analytics

Existem vários passos que você deve seguir para aplicar o Marketing Analytics na sua empresa. Certamente, configurar o rastreamento dos dados é uma das etapas essenciais. Afinal, você precisa de dados completos e confiáveis para fazer uma boa análise. Você pode fazer isso utilizando as seguintes ferramentas:

  • Parâmetros UTM, ou seja, tags adicionadas às URLs do seu site para identificar as origens de tráfego;
  • Utilizar um gerenciador de tags, para rastrear os dados de visitas da ferramenta;
  • Instalar pixels de rastreamento para permitir o rastreamento de atividades ou conversões dos usuários;
  • Configurar o acompanhamento de eventos;
  • Definir modelos de atribuição.

Considerações finais

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Canal do Consultor! E não deixe de se inscrever no nosso Canal no YouTube para ter acesso à mais informações. Lá conversamos melhor e de forma coesa sobre todas as dicas abordadas aqui no site.

Espero que tenham gostado das sugestões e que elas ajudem sua empresa a crescer. Curta também nossa página no Instagram,  Facebook e LinkedIn. Com o Canal do Consultor você fica por dentro de todas as soluções em marketing, marketing digital, empreendedorismo e vendas.

E se você tiver alguma dúvida diferente, envie para mim!