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O branded content é uma estratégia do marketing que pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

A área de Marketing traz novas estratégias a todo momento. Um bom exemplo é o branded content. Ou seja, um conceito relativamente novo e ainda pouco conhecido. Tanto é, que profissionais de marketing e publicidade ainda não entraram em consenso sobre a definição dessa tática.

Entretanto, todos concordam que branded content traz uma solução inovadora. Ele moderniza os desafios de transmitir a mensagem de uma marca. É uma estratégia tão eficaz que já recebeu até uma categoria de premiação oficial no Festival Cannes Lions.

Mas você já sabe em que consiste essa prática? Ou, ainda, como utilizá-la? Se não, vem com a gente que o Canal do Consultor explica!

Branded Content: o que é?

O termo branded content pode ser traduzido literalmente como “conteúdo de marca”. Porém, essa não é uma estratégia tão generalizada como a expressão sugere. Certamente, branded content não são todos os conteúdos produzidos por uma marca.

Essa estratégia também é conhecida como branded entertainment. Isto é, “entretenimento de marca”. Isso porque sua função principal é justamente divertir o consumidor. Por isso, esse tipo de conteúdo precisa ter qualidade. Além de ser relevante para a sua persona.

Desta forma, a dinâmica da divulgação da marca muda. Em vez de ser associada com anúncios, ela passa a ser associada com informação ou diversão.

O branded content também é muito flexível e adaptável. Por isso, se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento.

Por que investir no Branded Content?

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O foco desta tática não é a venda direta. Mas sim cativar e gerar uma conexão com o consumidor. Portanto, essa estratégia é extremamente eficiente. Sendo, sem dúvidas, uma boa alternativa para o seu investimento.

Pense, por exemplo, nas propagandas. Frequentemente vemos campanhas e anúncios sendo ignorados ou mal recebidos. Enquanto isso, o branded content diverte e incita o público. Fazendo ele conversar espontaneamente sobre a marca. Portanto, podemos dizer que esse tipo de conteúdo possuí mais valor para o consumidor.

Outra vantagem desse método, é que ele pode ser desenvolvido em diversos canais e formatos. Inclusive, usando as alternativas mais recentes da tecnologia móvel, ou seja, os aplicativos.

Como desenvolver esse conteúdo?

Certamente, não existe uma fórmula secreta ou receita de bolo para criar um branded content. Contudo, existem vários fatores essenciais. Eles influenciam no sucesso da produção desse tipo de conteúdo.

Primeiramente, você deve ter em mente que essa estratégia pode ser realizada em diversos canais de comunicação. Além disso, você também pode utilizar diferentes formatos para agradar ao público. Confira as características fundamentais para o desenvolvimento do branded content:

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1) Relevância

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É preciso focar na relevância do material que você está desenvolvendo para a sua persona. Afinal, não adianta produzir um conteúdo sem focar nas necessidades do público-alvo.

A relevância é extremamente fundamental. Isso pois tem uma função “social” de ajudar na disseminação do conteúdo. Ou seja, é ela que vai impulsionar o seu público a divulgar seu conteúdo. Tudo isso de forma totalmente orgânica. Portanto, essa é uma das características do branded content que você mais deve levar em consideração.

É importante, ainda, que a estratégia usada dialogue com outros conteúdos da marca. Dessa forma, você pode fazer menção a eles, ou eles a você.

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2) Chame a atenção

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Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso desse tipo de conteúdo. Mas, sem dúvidas, criar um conteúdo que chame a atenção faz parte da receita. O material deve prender o público. Pode ser por meio da curiosidade, da surpresa e da novidade. Por isso, ele deve ter algum aspecto de importância para a sua persona.

Assim, ofereça algo que seu público nunca imaginou que seria apresentado a eles. Quebre as expectativas e cause admiração. Quando uma marca provoca esse espanto, isso gera interesse e leads. Isso de uma forma extremamente eficiente.

Por essa razão, atualmente muitas marcas sérias estão desenvolvendo branded content de forma divertida e humorística.

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3) Engajamento com o público

marketing digital

o compartilhamento de publicações na internet é muito curta. Sejam elas textos, imagens, vídeos ou áudios. Fora que, com o ritmo acelerado do marketing digital, fica cada vez mais difícil tornar um conteúdo popular e durável.

Portanto, para que a estratégia de branded content seja bem-sucedida, é preciso gerar engajamento com o público. Para isso, esqueça o ritmo do marketing digital. Nesse tipo de estratégia o planejamento perde espaço. Assim, o monitoramento e gerenciamento ganham muito mais importância. Desse modo, eles devem ter a sua total atenção.

Neste caso, o que você faz depois de divulgar o conteúdo é o elemento crucial para o sucesso da campanha. O objetivo é entender como o conteúdo se desenvolve nas mãos do público. E então tentar mantê-lo interessante por mais tempo.

Como o branded content se apoia fortemente em mídias sociais, ele deve ser medido na proporção em que for compartilhado. Por isso, inicialmente, é essencial que o maior número de pessoas compartilhe esse conteúdo.

Isso porque, caso as primeiras pessoas que tiverem contato com ele não considerarem o conteúdo relevante, ele não será popular. Por essa razão, o branded content pode ser visto como imprevisível. Além de fugir do controle total da empresa.

Porém, quando o engajamento acontece, ele gera muito mais interesse e identificação do público. Dessa forma, a estratégia usada traz excelentes resultados para a divulgação da sua marca ou empresa.

Cases de sucesso

Certamente, muitas empresas já entenderam a importância e os benefícios do branded content. Por esse motivo, a aposta nessa ferramenta está crescendo cada vez mais. Inclusive, já existem vários cases de sucesso. Veja alguns exemplos que você pode usar como inspiração:

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Coca-Cola e a felicidade

A Coca-Cola é uma das mais queridas marcas de refrigerante do país. Mas já faz algum tempo que ela não vende somente bebida. Através do branded content a empresa assumiu uma postura que sugere a ideia de proporcionar felicidade aos clientes.

Suas propagandas sempre focam em valores como alegria, família, amigos reunidos, bons momentos e diversão. Desse modo, a empresa acaba sendo facilmente associada a essas características.

Por isso as campanhas da Coca são famosas no mundo inteiro. Desse modo eles obtêm um grande engajamento do público. Assim, o resultado que o branded content provoca é o aumento contínuo nas vendas da empresa.

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Dove e a beleza

Você com certeza já deve ter visto a campanha “Real Beleza” da Dove. A ideia era ressaltar o poder e a beleza da mulher, seu principal público-alvo. Um dos vídeos trazia um desenhista fazendo o retrato falado de uma mulher. A idéia era usar duas visões diferentes.

O primeiro era o desenho a partir da descrição da própria mulher. Depois, outra pessoa e descrevia novamente a mesma mulher. Assim, resultando em dois desenhos completamente diferentes. Esse vídeo viralizou com muito sucesso no mundo inteiro.

O objetivo era mostrar como as mulheres se enxergam, em contraste aos padrões de beleza mais aceitos pela sociedade. A razão do sucesso desta campanha se dá ao fato dela tocar em um ponto sensível para a audiência feminina. Tudo isso de forma a atribuir valor ao público. Além de mostrar um posicionamento bacana da empresa.

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Red Bull e os esportes

Outro exemplo de branded content bem sucedido é o da Red Bull. Ela conseguiu agregar valor ao seu produto ao tratar dos esportes em suas campanhas. Isso sem tentar, necessariamente, se vender.

Isso se deu através do alto investimento que a empresa aplicou no patrocínio de diversos eventos esportivos. Além disso, a Red Bull também investe nas quebras de recordes do mundo dos esportes. E também na produção de entretenimento.

Assim, ela consegue fazer com que as pessoas relacionem seu produto a sensação de ir mais longe e “ganhar asas”. Dessa forma, o produto se vende sozinho quando o assunto é exercício ou diversão.

Aplicando o Branded Content

marketing de conteúdo

Mais do que vender seu produto, agora você pode e deve mostrar os valores da sua empresa através da publicidade. O branded content nasceu para isso, para te fazer conquistar espaço maiores na vida das pessoas.

Reflita sobre os pontos chave dessa estratégia e lembre-se que a ideia é gerar identificação e, consequentemente, engajamento. Desta forma, o conteúdo se tornará viral e se espalhará sozinho, sem que você precise fazer grandes investimentos para isso.

Espero que gostem das dicas e que elas ajudem a sua empresa a desenvolver conteúdos incríveis que perdurarão através das gerações. Caso reste alguma dúvida contate o Canal do Consultor, seu braço-direito quando o assunto é marketing. Estou no Instagram e LinkdIn.

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