Você já ouviu o termo copy no marketing digital? Essa é uma estratégia muito utilizada no marketing voltado para a internet. Isso porque ele oferece uma série de vantagens para a promoção de uma marca no âmbito virtual.
Mas final, o que seria o copy no marketing digital? Confira todos os aspectos desse método aqui embaixo.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default”][et_pb_column _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]Copy no marketing digital
A palavra “copy” é uma abreviação do termo em inglês copywriting. Ele pode significar direitos autorais, direito de autor, ou, simplesmente, autoral.
Já no marketing digital, essa prática corresponde a ação de produzir textos com o objetivo de convencer o leitor. Ele pode servir para atrair o leitor a clicar em um link específico, ou induzi-lo a fazer uma compra.
O copy no marketing digital pode ser feito, então, em textos de blogs ou sites. Portanto, ele é capaz de promover um produto, uma ideia, uma empresa, uma marca e até mesmo uma pessoa.
São textos que induzem o leitor a realizar uma compra, participar de uma promoção ou assinar um newsletter. O copy no marketing digital também pode influenciar a pessoa a contatar a empresa e segui-la nas redes sociais.
Ao ler esse tipo de artigo, o leitor ainda pode ser convencido a baixar algum tipo de conteúdo. Os e-books são os exemplos mais corriqueiros.
Logo, sem dúvidas você já deve ter se deparado com um texto desse tipo, já que eles são muito comuns. Mas a qualidade do copy no marketing digital pode fazer toda a diferença. Por isso, confira abaixo o que é preciso ter para ser bem sucedido nessa estratégia.
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/08/copy-no-marketing.jpg” _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” alt=”copy no marketing” title_text=”copy no marketing” max_width=”80%” module_alignment=”center” align=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”50px|||||”]Primeiramente, o que é o marketing digital?
Antes de se aventurar por essa estratégia, é preciso, primeiro, saber exatamente o que é o marketing digital. Assim, suas chances de cometer um erro caem drasticamente na hora de criar o conteúdo para o copy.
A grosso modo, o marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção virtual de uma marca. Ele é diferente do marketing convencional por utilizar métodos que permitem a análise dos resultados da campanha em tempo real.
Portanto, esse tipo de marketing é conhecido por potencializar os negócios e as vendas por meio da internet. Clique aqui e leia tudo que você precisa saber sobre o marketing digital.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”50px|||||”]Como escrever um bom copy no marketing digital?
Para um excelente copy no marketing digital, é preciso manter sempre em mente que o conteúdo deve inspirar o leitor. Para que ele seja convencido, a escrita deve ser feita de modo que a pessoa se identifique com o assunto.
Portanto, o leitor precisa se sentir motivado a tomar aquela ação desejada após terminar a leitura. Certamente, esse é o principal pilar que sustenta um bom copy no marketing digital e garante o sucesso da campanha.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”50px|||||”]Dicas de escrita para um excelente copy
Tendo em mente o objetivo do texto, existem algumas formas de o deixar mais cativante:
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”40px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]1) Personas: o seu público-alvo
Em primeiro lugar, antes de começar a escrever seu texto de copy no marketing digital, é preciso definir sua persona. Essa é a melhor forma de identificar os problemas e os motivos que convencerão seu público.
Visto que a persona é a representação do cliente ideal, esse deve ser o primeiro passo em qualquer estratégia promocional. Normalmente, a persona é definida com base em dados reais sobre comportamento, obtidos por meio de pesquisas de mercado.
Portanto, é uma técnica muito utilizada para ações de copy no marketing digital. As informações reunidas são transformadas em personagens que representam quem faz parte do seu público-alvo. São essas pessoas para quem você quer e deve oferecer soluções através de textos, entre outras ações.
Assim, quanto mais bem construído for esse perfil, mais isso ajudará nas estratégias de marketing digital. Então, as objeções que as pessoas desse perfil podem apresentar devem ser utilizadas como argumentos nas suas estratégias do copy no marketing digital.
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/08/copy-no-marketing-2.jpg” _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” alt=”copy no marketing” title_text=”copy no marketing” align=”center” max_width=”80%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_padding=”||0px|||” custom_margin=”||0px|||”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”1px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]2) Repetição
Ao contrário do que muitos possam pensar, a repetição é algo bom para o copy no marketing digital. De fato, a reprodução da mesma palavra ou frase no texto é uma medida capaz de influenciar o leitor.
Isso porque a repetição demonstra domínio sobre o assunto, fazendo com que a pessoa acredite na boa performance da empresa. Simultaneamente, o ato de repetir também reforça a mensagem que você deseja passar.
Portanto, na hora de escrever, apresente seus argumentos e ideias exaustivamente. Mas, cuidado, pois essa estratégia não se trata de repetir palavras ao vento. Acima de tudo, mantenha a criatividade, de uma forma que faça sentido.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”40px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]3) Pesquise e use exemplos
Ninguém nasce sabendo tudo, não é mesmo? Por isso não tenha medo de pesquisar em fontes diversas. Aliás, essa é uma das principais técnicas do copy no marketing digital.
Então, faça uso de exemplos para tornar a compreensão mais fácil e o texto mais interessante. Use a abuse de dados obtidos em pesquisas, pois dá mais credibilidade ao seu texto. Além disso, não se esqueça de sempre utilizar os dados mais atuais e citar as devidas fontes.
Usar citações de frases relevantes e inspiradoras dos profissionais que são referência no mercado também é uma boa ideia. Ademais, apresentar cases também é interessante, pois o leitor quer ver como é a aplicação da sua sugestão na prática.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”40px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]4) Storytelling
O storytelling é uma ferramenta do copy no marketing digital que tem um poder de convencimento enorme. Em resumo, essa estratégia significa contar histórias convincentes que provoquem a reflexão no leitor. Desse modo, você se torna mais simpático consegue se aproximar do leitor.
Acontece, então, uma identificação da pessoa que está lendo com a sua empresa. É por isso que essa tática é uma das mais utilizadas no marketing em geral.
Hoje em dia, o storytelling é usado como um recurso transmídia, o que otimiza o desempenho. Isso significa que a mesma história é contada por meio de diferentes mídias. Por exemplo, um texto de blog é abordado igualmente em um vídeo no YouTube.
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/08/copy-no-marketing-3.jpg” _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” alt=”copy no marketing” title_text=”copy no marketing” align=”center” max_width=”80%” module_alignment=”center” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_padding=”||0px|||” custom_margin=”||-1px|||”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”2px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]5) Apresente ideias e soluções
O leitor, que é um possível cliente do seu produto, seja lá o que for, precisa ser convencido. Ele precisa ser influenciado a tomar uma decisão. Logo, nada é mais persuasivo do que explicar os motivos de cada aspecto do tema abordado no seu texto.
Quando uma lista de problemas é descrita ao longo do texto, você precisa oferecer soluções para cada uma delas. A sugestão é que os textos sejam concisos para que não deixe o leitor perdido ou cansado.
Ao escrever demonstre empatia com o leitor. Certamente, uma forma de fazer isso é mostrando que você já passou pelo mesmo caminho que ele está seguindo. E então, apresentar a solução para o problema.
Por fim, discorra sobre todas as justificativas e explicações possíveis. Quanto mais informação você puder encaixar, melhor será o desempenho do seu copy no marketing digital.
Ademais, nunca se esqueça de elaborar um encerramento com a conclusão do tema abordado. Essa síntese ajuda o leitor a assimilar o conteúdo.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”40px|||||” max_width=”80%” module_alignment=”center”]6) Metáforas e analogias
As comparações como metáforas e analogias são elementos da escrita que favorecem o copy no marketing digital. Dessa forma, o leitor aceita com mais facilidade o tema proposto. Depois, a tendência é que ele interaja melhor com o que você está propondo que ele faça.
Todavia, mantenha o cuidado de não se comparar com seus concorrentes. Isso é um erro grave, pois, além de antiético, você aguça a curiosidade do leitor de conhecer o outro.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.6.0″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”50px|||||”]Agora é só escrever!
Como diria o ditado popular, somente a prática leva à perfeição, não é verdade? Logo, para se tornar um bom copywriter você precisa praticar. Então, a dica é que você treine escrever, quantas vezes forem necessárias, seguindo os passos apresentadas acima.
Use o Canal do Consultor como exemplo! Leia as nossas postagens no blog e pense sobre as 6 dicas que você acabou de conhecer. Reflita sobre quem é a nossa persona e repare em quais palavras se repetem ao longo dos nossos textos. Não deixe de notar, também, como as histórias são contadas e como apresentamos soluções para isso.
Entre e fique à vontade! Espero que você tenha compreendido o que é o copy no marketing digital e gostado das dicas. Mas, caso reste alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco, e assistir nossos vídeos no YouTube. Lá você vê todas essas dicas, e muito mais, explicadas de uma forma concisa e eloquente.
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