[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ custom_padding=”7px|0px|54px|0px” custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”]
De um lado está aquele cliente que você já conhece, e do outro estão as novas oportunidades do mercado. Mas você precisa saber como vender para todos! Por isso aprenda qual é o melhor approach do seu negócio com Baby Boomers, geração X Y Z e Millennials.
A cada quinze ou vinte anos uma nova geração surge. Assim, conforme as crianças que fazem parte dessa geração crescem, começam a surgir conflitos com as gerações mais velhas. É como um rito de passagem. Um reclama do outro e vice-versa, só para no futuro repetirem a mesma coisa, só que do outro lado.
De Baby Boomers, Geração X Y Z a Millennials (que na verdade é Geração Y). A regra é válida para todos. Isso acontece porque cada geração cresce em um contexto próprio. Seja pelo cenário político, sociais, avanço tecnológico, ou simplesmente pelos costumes culturais.
Mas há uma característica que todas as gerações compartilham, sejam Baby Boomers, Geração X Y Z ou Millennials. Sem dúvida, todas elas compram e podem ser ou se tornarem seus clientes!
Contudo, nem todas essas gerações compram da mesma forma. Cada uma tem suas próprias tendências coletivas de consumo. Quer entender quais tendências são essas e como utilizá-las a favor do seu negócio?
O Canal do Consultor separou estratégias infalíveis de vendas voltadas para cada uma dessas gerações. De Baby Boomers, Geração X, Millennials a Geração Z. Aqui você tem o guia completo de como vender para todas as gerações.
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O que são os Baby Boomers?
Os Baby Boomers, ou explosão de bebês, são pessoas que nasceram entre 1945 e 1960. Ou seja, logo após a Segunda Guerra Mundial. Eles levam esse nome, pois após a Guerra ocorreu uma explosão populacional no mundo.
De modo geral, os Baby Boomers estão muito perto da aposentadoria. Se é que já não se aposentaram. Mesmo assim, são eles que possuem o maior poder aquisitivo do mercado. Para você ter ideia, o patrimônio médio dessa geração é de R$ 709 mil.
Isso significa que sua empresa tem muito a ganhar ao entender os Baby Boomers como consumidores. E começar a adaptar algumas estratégias de vendas às suas necessidades e interesses.
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A primeira coisa que você deve ter em mente é que os Baby Boomers se adaptaram à tecnologia. Inclusive, hoje em dia eles são grandes adeptos da internet, ao contrário do que o senso comum diz.
Pode parecer lógico que uma geração que cresceu sem a internet seja mais inclinada a comprar pessoalmente do que online. Mas pesquisas mostram o contrário. Na verdade, eles compram pelo e-commerce pelo menos uma vez a cada seis meses. Além disso, eles são os que menos desistem na hora de finalizar uma compra
Entre os produtos e serviços mais procurados na internet pelos Baby Boomers estão os itens de moda. Por exemplo, roupas e sapatos. Fora que são eles que lideram as compras de produtos e serviços de viagens.
Por isso, se você quer vender para os Baby Boomers, manter uma estrutura online sólida pode ser sua melhor aposta. A questão aqui não é se os boomers estão online, mas onde você pode alcançá-los. E as redes sociais são ótimos lugares para começar.
Nesse sentido, a rede com maior presença desse público é o WhatsApp, com 99%. Seguido pelo Facebook e Instagram. Inclusive, existem mais usuários do Facebook com 55 anos ou mais do que usuários entre 13 e 24 anos.
Logo, seu negócio precisa adotar o WhatsApp e ter uma presença sólida no Facebook para chegar aos Baby Boomers. Ofereça a eles uma maneira de interagir com você e certifique-se de interagir com eles quando o fizerem.
Assim, sua loja virtual ou varejo podem se apoiar nessas redes sociais para atraírem mais público. Mas também não se esqueça dos métodos tradicionais de comunicação. Isso porque, pessoas na faixa dos 55 a 64 anos de idade ainda são quem mais assiste TV.
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O que é Geração X?
Já os membros da Geração X, diferente dos Baby Boomers, estão entre seus 30 e 50 anos. Por isso, eles tendem a estarem em uma posição de maior renda. Ou seja, isso também significa que eles têm mais poder de compra e decisão.
Como eles ainda estão trabalhando ativamente, a Geração X é uma das mais estáveis financeiramente. Afinal, eles possuem anos de carreira, mas não estão perto de se aposentarem. Assim, eles são consumidores mais confiáveis do que qualquer outra faixa etária.
Inclusive, segundo uma pesquisa do Grupo Abril, a Geração X é a que mais consome. No Brasil, essa geração corresponde a ¼ da população nacional. E é responsável por mais da metade da renda gerada no país. Nesse sentido, se compararmos aos Millennials, a renda da Geração X é 56% superior.
Quanto ao contexto histórico, a Geração X enfrentou grandes instabilidades econômicas. E embora a crise os tenha impactado, essa geração realmente se recuperou melhor do que qualquer outra geração. Assim, isso reflete até hoje no modo como essa geração consome.
Por ter vivido crises e incertezas econômicas, a Geração X é muito estável quando se trata de hábitos de compra. De acordo com a Tapbuy, a Geração X é mais “pé no chão” do que a maioria das outras.
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Essa geração valoriza a sinceridade e a autenticidade mais do que a influência social. Por causa disso, eles também preferem a qualidade do produto em vez da tendência ao comprar. Ou seja, eles procuram produtos que durem mais e estão sempre atrás de promoções para obtê-los. Inclusive, eles são quem mais consomem de lojas online.
Só para você ter ideia, os compradores que têm entre 35 e 49 anos representam 37% do total. Enquanto os com mais de 49 anos são 30%. Nesse sentido, são eles que mais compram produtos eletroeletrônicos. Além de se preocuparem mais com os aspectos de segurança do e-commerce.
Em questão de mídias, a Geração X está no meio do caminho entre os Baby Boomers e os Millennials. Ou seja, eles se envolvem ativamente tanto nas mídias mais novas quanto nas tradicionais.
Em outras palavras, eles assistem TV da mesma forma que estão nas redes sociais. Isso significa que você pode alcançá-los em qualquer canal de comunicação.
Eles também são mais leais às suas marcas preferidas. Nesse sentido, 67% da Geração X tende a comprar constantemente um produto do qual gostou. Então, o que tudo isso significa para sua estratégia de vendas para a Geração X?
Em primeiro lugar, você não pode ignorá-los! Lembre-se que eles são acessíveis, tudo se trata apenas de uma questão de confiança. Ou seja, você deve oferecer valores únicos e sólidos para atraí-los. E com a variedade de seu consumo de mídia, há muitos caminhos para fazer isso.
Não se esqueça: se você conquistar a confiança deles, provavelmente será capaz de conquistar sua lealdade!
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O que é a Geração Y, ou Millennials?
A Geração Y é chamada de Millennials, pois é a geração do milênio. Já que inclui pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 1990. Ou seja, eles cresceram junto com o nascimento da internet e viram o mundo se modernizando. No Brasil, os Millennials viveram o pós-ditadura.
O que significa que eles presenciaram a estabilidade política e econômica do Plano Real. Diante desses contextos, os Millennials se tornaram muito mais flexíveis às mudanças, do que os Baby Boomers, por exemplo.
Mais do que isso, essa geração gosta e espera por inovações e mudanças. Em outras palavras eles querem os desafios das transformações. Para eles, não importa tanto a estabilidade, e sim a paixão, a ousadia e a experiência.
Hoje em dia, muito se fala neles, pois os Millennials passaram os Baby Boomers como a maior geração da história. Eles somam 1,8 bilhão de pessoas, quase um terço da população mundial. Inclusive, eles deverão representar, em 2030, 4 trilhões de dólares em poder de compra. Enquanto, no Brasil, eles já são a maior força de trabalho.
No e-commerce, cerca de 40% da Geração Y revelou realizar compras online uma vez por semana. Juntos, esses números explicam o porquê o mercado se esforça tanto para atraí-los. Mas como você pode fazer isso? Quais características definem essa geração como clientes e consumidores?
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Para começar, Millennials são socialmente conscientes e receptivos às marcas que também se enquadram nesse perfil. Inclusive 70% deles têm mais chances de comprar de uma marca que lide bem com as questões sociais. Por isso, empresas sustentáveis são mais populares entre eles.
Além disso, os Millennials são mais ativos nas redes sociais do que as gerações anteriores. E essa tendência impacta seus padrões de compra. Ou seja, como eles pesquisam produtos antes de comprar. Nesse sentido, eles são muito mais propensos a realizar uma pesquisa online antes de comprar itens comuns.
Outra tendência interessante entre esses consumidores tem a ver com sua percepção de preços e promoções. Os Millennials preferem fazer compras em lugares mais baratos do que comprar em lojas que fazem promoções periódicas.
Ou seja, se você está tentando vender para a Geração Y, você precisa mostrar consistência. Pois eles não são tão receptivos a uma “queima de estoque” como são as gerações que vieram antes deles.
Eles querem, acima de tudo, obter um produto de uma empresa da qual se sentirão bem em comprar. Eles, certamente, examinarão seu produto e a identidade da empresa antes de considerarem suas ofertas e preços.
Por isso, se você quer atrair os Millennials, certifique-se de que sua presença online reforce que sua empresa é confiável. Além de ser sensata e ética. Em outras palavras, invista o máximo possível no marketing de imagem.
E faça o que puder para obter avaliações positivas de clientes. Pois a Geração Y vai pesquisar isso antes de decidir se vai comprar de você. Isso significa investir tempo e esforços no atendimento ao cliente. Além de fazer um acompanhamento inteligente e discreto da experiência do consumidor.
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O que é a Geração Z?
De todas as gerações, a Z representa os nativos da era digital. Nascidos entre o final da década de 1990 até 2010, a Gen Z, teve sua visão moldada pelas redes sociais. Com acesso imediato às informações, dispositivos móveis e outros aspectos da internet.
No Brasil, seis em cada dez adolescentes têm o celular ao alcance das mãos 12 horas por dia. Em outras palavras, 60% dos jovens estão nas redes sociais durante metade do dia. Logo, esse é o melhor lugar para alcançá-los.
Mas com a Geração Z, onde alcançá-los não é a questão, mas sim como. De acordo com pesquisas, 48% dessa geração prefere, na verdade, fazer compras em lojas físicas. Mesmo assim, o melhor ponto de contato entre você e eles ainda é pela internet.
Portanto, embora eles possam preferir comprar produtos pessoalmente, eles ainda contam com recursos online. Como, por exemplo avaliações de consumidores e recomendações nas redes sociais para influenciar suas decisões.
Inclusive, 53% dos jovens de 13 a 17 anos procuram os preços e variedades online antes de fazer suas compras. Mas, então, como alcançá-los e vender para a Geração Z?
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Para interagir com a Geração Z nas redes sociais, você precisa saber onde encontrá-los. Nesse sentido, o Instagram e o YouTube são os melhores lugares para se comunicar com a Gen Z.
E se engana quem acha que adolescente é despreocupado. Na verdade, a Geração Z está provando ser responsável com suas finanças. Nesse sentido, 80% deles consideram o custo o fator mais importante na hora de fazer uma compra.
Inclusive, dentre as razões que mais levam essa geração a comprar pela internet está a possibilidade de melhores promoções. Além de conveniência, facilidade de acesso a várias marcas e agilidade.
Isso significa que eles priorizam a estabilidade financeira em relação à experiência material. Além disso, para vendedores do varejo o segredo é tentar trazer a facilidade do digital para o físico.
E depois de conquistar a atenção da Geração Z, não se esqueça de interagir com eles. Transforme seus esforços de vendas em uma conversa de mão dupla. Preste atenção aos comentários deles e responda de acordo. Isso porque 76% dos membros da Geração Z desejam que as marcas respondam às suas vozes e feedback.
Encontre uma maneira de fazer com que saibam que você os valoriza mais como pessoas do que como clientes. Seja humano e você se colocará em uma boa posição de vendas com a Geração Z.
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Vendendo para Baby Boomers, Geração X Y Z e Millennials
Antes de mais nada, é importante observar que as gerações são incrivelmente diversas dentro de si mesmas. Por isso, você ainda precisará entender quem dentro daquela geração será receptivo ao seu produto ou serviço. Nesse sentido, criar personas é uma boa forma de fazer isso.
Espero que este artigo tenha ajudado você a ter uma melhor perspectiva sobre cada geração. De Baby Boomers, Geração X Y Z a Millennials. Com certeza, com essas informações, você terá um bom ponto de partida para sua estratégia. Mas se você precisar de mais dicas, fale comigo!
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