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Sejam bem-vindos ao Canal do Consultor! Hoje, eu te convido para falar sobre um tema baseado na futurologia, que é o Strategic Foresight.

Bom, continue nesse post que eu vou te explicar, passo a passo, o que é Strategic Foresight, como funciona, o que é VUCA e as 5 etapas para aplicar na sua empresa. Vamos lá!

O que é Strategic Foresight?

A expressão inglesa Strategic Foresight significa, em tradução livre, “previsão estratégica”. A terminologia, também conhecida como Estudos do Futuro, é ainda pouco conhecida no Brasil e existem poucos esclarecimentos em língua portuguesa na internet.

Para entender melhor, é preciso compreender, primeiro, o conceito de estratégia. Essa palavra tem como significado: “um conjunto de ações usadas para alcançar um objetivo”.

Nesse sentido, a Strategic Foresight visa estabelecer meios que vão garantir que sua empresa obtenha bons resultados no futuro, independentemente do cenário que vai enfrentar.

Diante disso, é possível traçar várias estratégias dentro da sua corporação — por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos, melhorar a gestão de estoque ou até mesmo aumentar suas vendas.

Sendo assim, a Strategic Foresight é um conjunto de técnicas bem definidas usadas pelo gestor com a finalidade de o ajudar a lidar com as incertezas do mercado atual e, assim, elaborar alternativas.

Com a aplicação dessa metodologia, o gestor passa a entender de que modo um problema presente pode afetar o seu negócio a longo prazo. Além disso, permite definir uma forma de agir de acordo com o que se espera que aconteça.

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Como a Strategic Foresight funciona?

A aplicação da Strategic Foresight pode ser feita de forma automatizada. Nesse caso, a metodologia é dividida em três etapas básicas:

– Pesquisa: neste momento, busca-se fazer a coleta e o armazenamento de diversos dados considerados importantes para a empresa;

– Imaginação: após a coleta dos dados, é hora de criar os planos para o seu negócio. Ou seja, é nessa etapa que são geradas especulações sobre o que se espera para o futuro da companhia;

– Implementação: esse é o momento de colocar o plano em prática. Para isso, você deve escolher a melhor alternativa para a criação de uma estratégia de ação para o seu negócio.

Para a aplicação da Strategic Foresight ser feita de forma automatizada precisamos de vários tipos de ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado que podem ser usadas na execução dessas três etapas. Mas tudo isso sempre com o objetivo de obter ideias e tendências desejadas e, principalmente, fornecer mais precisão às suas previsões.

No entanto, vale ressaltar que, ao introduzir esse princípio, é preciso ter em mente que, para que funcione, é preciso investir em uma boa coleta e análise de dados, uma vez que a previsão se inicia baseada em fatos.

Sem contar que para que a Strategic Foresight funcione, seu principal objetivo precisa ser preparar o gestor para os possíveis cenários futuros, antevendo problemas e soluções. Saiba que essa técnica não é uma ciência preditiva!

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Como as decisões baseadas em previsões estratégicas influenciam os negócios?

Os artigos sobre o assunto afirmam que os setores que mais tendem a ganhar com um programa de previsão estratégica são aqueles que precisam planejar a longo prazo.  E isso inclui muitos tipos diferentes de organizações, desde os setores público e privado até ONGs, associações e outros grupos de interesse especial. Isso porque a orientação prospectiva começa na lente e, principalmente, na lente do futuro.

Ou seja, caso a sua empresa se enquadre no formato de planejamento a longo prazo, você pode buscar estudos sobre o futuro e começar a trabalhar por meio de uma gestão estratégica.

Mesmo que o futuro não seja garantido, saiba que as previsões estratégicas reduzem a margem de erro dos movimentos de inovação e tornam a sua empresa pioneira nas ações. E isso faz com que você atraía cada vez mais clientes.

Por isso a Foresight tem sido um tema bastante discutido em conferências ao redor do mundo no âmbito da inovação dos negócios, pois as suas vantagens são bastante competitivas, no que se aplica ao mercado atuante.

O que significa os acrônimos VUCA em Strategic Foresight?

Para entender melhor sobre Strategic Foresight partimos da compreensão de que o mundo é marcado pela Volatividade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade – e aí temos o acrônimo inglês VUCA (que em inglês é Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity).

Esse acrônimo foi utilizado pela primeira vez em 1987 para retratar características do mundo pós-Guerra Fria, pois os métodos de previsões estratégicas não trabalham com dados precisos, já que o mundo está constantemente em transformação: sendo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A ideia é observar e trabalhar justamente com as mutabilidades.

Quais são os benefícios do Strategic Foresight para a minha empresa?

Engana-se quem pensa que a Strategic Foresight é destinada apenas para grandes empresas. As PMEs (Pequenas e Médias Empresas), independentemente do mercado de atuação, também podem usufruir das vantagens (que não são poucas) dessa metodologia. Por isso, separei os principais benefícios dessa técnica. Quer saber mais? Vamos lá!

 

1: Buscar as lacunas de conhecimento

Independentemente do nível de experiência ou de há quanto tempo você atua no mesmo segmento, é muito importante estar atento aquilo que acontece a seu redor através de uma visão mais global.

Porém, o maior problema nos gestores acreditar que já conhecem o suficiente ou absolutamente tudo sobre o mercado em que atuam. E, por isso, acabam cometendo vários erros. Além disso, a falta de conhecimento afetará no sucesso das suas ações e na conquista de bons resultados.

Já quando se utiliza a Strategic Foresight, a realidade e as possibilidades são outras. Isso ocorre, pois um dos benefícios dessa metodologia é a oportunidade de ter uma visão mais aprofundada sobre tudo o que acontece à sua volta. E, com isso, é possível visualizar uma possível situação e identificar as mudanças que possam vir a acontecer antes mesmo de começarem.

 

2: Ajuda a otimizar as contratações

Logo após você visualizar o que acontece a sua volta, você irá perceber o que é preciso para melhorar o desempenho da sua empresa. Assim você terá uma visão mais ampla das suas possibilidades.

Portanto passará a ser mais fácil identificar melhor o perfil de profissional que realmente atende às suas necessidades e você não precisará ficar arriscando por falta de informações em profissionais que não irão agregar ou trazer resultados positivos para a sua operação.

 

3: Identificar os melhores parceiros

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário um conjunto de ações que visa sempre a busca por um diferencial, pois assim é possível potencializar os resultados da sua empresa. É essencial a busca por parceiros bons e, principalmente, de confiança.

Com a aplicação da Strategic Foresight, isso se torna possível e mais fácil já que, utilizando essa técnica, você conseguirá identificar os melhores parceiros para o seu negócio baseados nas ideias e tendências detectadas.

 

4: Melhora a sua aprendizagem estratégica

Uma das melhores vantagens da Strategic Foresight é permitir que você aprenda mais sobre o seu próprio negócio e o que os seus consumidores pensam a respeito da sua marca e todas as práticas que seu mercado de atuação envolve.

Por isso, essa metodologia é considerada bastante eficaz para as pequenas empresas que ainda não têm um histórico, como também para as grandes corporações que estão sempre em busca de inovação.

 

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Como aplicar Strategic Foresight na sua empresa em apenas 5 etapas

Preciso também ser sincero com vocês: é claro que a Strategic Foresight não tem casos apenas de sucesso. Justamente por ser algo novo, é normal que os primeiros experimentos não apresentem os melhores resultados. Mas sabe-se também que os cases de sucesso respeitaram o princípio de longo prazo e o tempo de experimentação.

No artigo Building a Foresight Program, publicado na Futures Platform, apresenta-se 5 etapas para o começo de um alinhamento com o futuro. Eu separei essas dicas para vocês a seguir:

 

1 – Aprenda sobre as principais tendências que afetam a sua empresa

É certo que todas as tendências e fenômenos são os mesmos para todos, porém eles exercem diferentes influências sobre diferentes negócios. Portanto, o desafio está em filtrar os dados das tendências e, principalmente, compreender do ponto de vista de sua organização. Para isso, visando ser mais assertivo, recomendo que você converse com profissionais do setor ou especialistas em previsão estratégica.

 

2 – Envolva sua equipe para criar uma visão compartilhada do futuro e possíveis cenários

Para seguir rumo ao objetivo, a empresa precisa engajar todas as pessoas do seu quadro de funcionários, pois assim você irá visualizar melhor o futuro da companhia.  Para ficar mais fácil, crie uma ilustração como um radar de previsão ou até um roteiro, facilitando a comunicação e unindo as pessoas neste trabalho.

 

3 – Tenha o horizonte sempre em exame e detecte alertas precoces e oportunidades emergentes

Ter o horizonte na sua visão é importante para identificar novas tendências e, também, para acompanhar as tendências que já estão sendo praticadas. Mas isso somente é possível por meio de uma análise que te alerte das oportunidades e identifique as tendências. Pois, somente assim, os sinais são analisados e transformados em avaliações de resultados futuros.

 

4 – Conduza “mergulhos” profundos em assuntos futuros

Aprofunde-se em assuntos futuros para garantir que os planos e as decisões estejam baseados em conhecimento futuro. Isso afetará a tomada de decisões e são o pontapé para a estratégia. Também serão seu apoio apra decisões de investimento e análise de riscos. “Os mergulhos profundos fornecem material para ideias que podem acabar se tornando novos produtos ou serviços e podem ajudar no planejamento de cenários.”

 

5 – Promova sua visão de futuro para a conscientização interna

Promover a conscientização interna sobre desenvolvimentos futuros e liderança do pensamento da indústria é importante para agregar valor às diferentes funções da empresa. “Existe valor em uma organização quando ela é modeladora ativa do futuro, em vez de seguir os outros.”

 

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Conclusão

O futuro é hoje. Como afirma Santo Agostinho em suas Confissões: “Não se pode dizer com propriedade que há três tempos: o passado, o presente e o futuro. Talvez fosse mais certo dizer-se que há três tempos: o presente do passado, o presente do presente e o presente do futuro, porque essas três espécies de tempos existem em nosso espírito e não as vejo em outra parte.”

Com base nessas informações, fica clara a importância da Strategic Foresight, uma vez que a construção de qualquer estratégia deve ser focada na preparação da empresa, de forma que seja possível garantir a sua sobrevivência em qualquer cenário.

Minha dica final é: use o presente para (re)criar o futuro da sua empresa.

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre Strategic Foresight? Se sim, depois me conta se você colocou em prática. Me acompanhe também no Instagram e no LinkedIn para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre vendas.

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Até a próxima!

 

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