O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo.
Só no Brasil, o aplicativo já tem mais de 120 milhões de usuários, ou seja, mais de metade da população brasileira. E, se todo mundo está lá, o seu negócio também precisa estar!
É por isso que surgiu o WhatsApp Business, um grande aliado das estratégias de marketing atuais. Além de ser completamente gratuito, você também pode disponibilizar seu catálogo de produtos, verificar estatísticas de mensagens, enviar mensagens automáticas e muito mais.
Mas, afinal, como exatamente o WhatsApp Business pode te ajudar com as vendas? Para tirar todas as suas dúvidas e descobrir como fazer seu negócio bombar com essa ferramenta, é só continuar a leitura.
Vamos lá!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ custom_margin=”15px||0px||false|false” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]Afinal, o que é Whatsapp Business?
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.14.1″ custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]Antes de entrarmos nas estratégias de marketing no aplicativo, é preciso entender o que é o WhatsApp Business e como ele funciona.
Como disse anteriormente, o WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais popular no Brasil e no mundo. Esse fenômeno se deu porque ele revolucionou a forma como nos comunicamos com as outras pessoas.
Por ser um App gratuito, todos que possuem um smartphone podem utilizá-lo, basta ter uma linha de celular e internet. Ele ainda oferece muitas vantagens, como: a possibilidade de compartilhar fotos, vídeos, áudios, documentos e até mesmo fazer ligações.
Com isso, muitas pessoas perceberam que usar o aplicativo para o marketing poderia ser muito vantajoso. Afinal, além de ser uma ferramenta barata, ele ainda oferece retorno e resultados imediatos.
E assim surgiu o WhatsApp Business, destinado especialmente para empresas.
Sua interface é bastante parecida com a do WhatsApp comum, mas ele conta com funcionalidades específicas para o marketing digital. É possível, por exemplo, estabelecer um canal de suporte ao cliente, divulgar produtos e realizar transações comerciais.
Agora você já sabe o que é o WhatsApp Business, e por que ele é importante para a sua empresa! Confira a seguir algumas dicas de como aplicar essas funcionalidades na sua estratégia de marketing!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ custom_margin=”15px||0px||false|false” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]Como melhorar seu marketing com o WhatsApp?
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]Em primeiro lugar, você precisa fazer um planejamento detalhado. Quais são as suas metas no aplicativo? Quais ações serão praticadas no WhatsApp Business e como?
Em seguida, defina qual membro da equipe ficará encarregado de administrar esse meio. Afinal, o WhatsApp é diferente de redes sociais como Facebook e Instagram. Por isso, o responsável deve saber qual é a linguagem que traz mais resultados.
Além disso, já que os usuários do App têm acesso à plataforma 24 horas por dia, é comum que eles entrem em contato fora do horário de expediente. Por isso, é essencial que sua empresa se coloque sempre à disposição!
Dito isso, você deve estar se perguntando como o WhatsApp Business ajuda sua estratégia de marketing, certo? Então confira a seguir!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_blurb icon_placement=”left” content_max_width=”716px” disabled_on=”off|off|off” _builder_version=”4.14.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”||1px|||” global_colors_info=”{}”]1) Relacionamento com os clientes
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Smartphone_Handshake_02A.jpg” title_text=”Smartphone_Handshake_02A” align=”center” _builder_version=”4.14.2″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]Graças ao mundo altamente mutável e competitivo em que vivemos hoje, está muito mais difícil para as empresas estreitarem sua relação com os clientes.
Mesmo assim, há um lado positivo nas constantes transformações do mercado: você pode usar as inovações para melhorar seu relacionamento com os consumidores. Esse é o caso do WhatsApp Business.
Com essa ferramenta, você pode se comunicar de forma mais prática com os clientes, garantindo um bom atendimento. E, com isso, fica muito mais fácil de realizar a fidelização, para que ele volte a comprar com você.
Afinal, com o crescimento do e-commerce, muitas empresas passaram a oferecer o mesmo serviço por um preço similar. Com isso, o fator determinante para que o consumidor escolha onde comprar é a qualidade do atendimento da empresa.
Com o WhatsApp Business, você pode oferecer esse diferencial e se tornar a opção preferida do seu cliente. E, aliás, a fidelização oferece outro benefício: ela é mais rentável do que a aquisição de novos clientes!
Além disso, o WhatsApp tem uma taxa de abertura de 70%. Logo, as chances de os clientes abrirem a sua mensagem são altíssimas, mais elevadas do que o e-mail, por exemplo.
Portanto, o aplicativo é uma ótima forma de você oferecer um tratamento exclusivo, de qualidade, com muito mais praticidade para você e os clientes.
Mas lembre-se: responda rapidamente às mensagens! Você pode até mesmo instalar um disparador de respostas automáticas para as dúvidas mais frequentes, mas nada se compara à experiência personalizada para os clientes.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_blurb icon_placement=”left” content_max_width=”716px” disabled_on=”off|off|off” _builder_version=”4.14.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”||1px|||” global_colors_info=”{}”]2) Promoções exclusivas
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Wavy_Bus-17_Single-09.jpg” title_text=”Wavy_Bus-17_Single-09″ align=”center” _builder_version=”4.14.2″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]Outra grande vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de oferecer promoções exclusivas para os clientes dessa plataforma.
Para isso, é recomendado utilizar listas de transmissão, que possibilitam o envio de mensagens para diversos usuários ao mesmo tempo. Outra boa opção é utilizar os status do WhatsApp para divulgar as promoções.
Além disso, é essencial que você identifique seus diferentes tipos de clientes: aqueles que já foram fidelizados, os potenciais e os esporádicos. Fazendo isso, você pode enviar mensagens específicas para cada um deles, de acordo com os níveis do funil de vendas.
Mas não se esqueça de que você sempre deve ter a permissão do cliente para entrar em contato pelo WhatsApp. Assim, você evita ser invasivo e aumenta as chances de venda.
Outro ponto a se considerar é a frequência das mensagens: o ideal é que elas não sejam mandadas todos os dias, nem todas as semanas. Ou seja, envie-as esporadicamente, a cada mês ou mais, para que suas promoções não percam o poder da novidade!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_blurb icon_placement=”left” content_max_width=”716px” disabled_on=”off|off|off” _builder_version=”4.14.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”||1px|||” global_colors_info=”{}”]3) Catálogo de produtos
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Wavy_Bus-27_Single-05.jpg” title_text=”Wavy_Bus-27_Single-05″ align=”center” _builder_version=”4.14.2″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]Outra boa estratégia para alavancar suas vendas no WhatsApp Business é estabelecer formas de divulgar os seus produtos e serviços. Para tanto, você pode enviar os produtos como imagens ou, o que é ainda melhor, utilizar a nova ferramenta de catálogo de produtos do App.
O catálogo faz com que o seu negócio pareça mais profissional e ainda facilita muito na hora dos clientes encontrarem os produtos desejados. Além disso, você pode cadastrar até 500 produtos, que podem ser visualizados diretamente no seu perfil comercial.
Assim, sempre que pedirem mais informações de algum produto, você pode enviar todos os dados diretamente do seu catálogo, sem correr o risco de enviar o preço errado ou confundir com outro produto.
E mais: o cliente consegue mandar o catálogo para amigos, fazendo o marketing para você!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2″ global_colors_info=”{}”][et_pb_blurb icon_placement=”left” content_max_width=”716px” disabled_on=”off|off|off” _builder_version=”4.14.2″ max_width=”80%” module_alignment=”center” custom_margin=”||1px|||” global_colors_info=”{}”]4) Manter uma relação pós-vendas
[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2021/12/20944091.jpg” title_text=”20944091″ align=”center” _builder_version=”4.14.2″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”15px|||||” global_colors_info=”{}”]O pós-venda é uma das partes mais importantes do atendimento, especialmente para manter o consumidor fidelizado. Afinal, é através dessa interação que o cliente percebe que fez um bom negócio.
O objetivo principal dessa estratégia é manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança em relação à empresa.
Uma forma de fazer o pós-venda é entrando em contato com o cliente após a compra. Ou seja, você pode perguntar sobre o produto, a entrega e a experiência geral do consumidor. Dessa forma, você descobrirá se ele está satisfeito com a aquisição e os serviços prestados.
Essa comunicação, portanto, é fundamental para descobrir se há algum ponto a ser melhorado, se houve alguma falha no atendimento ou no produto.
Consequentemente, você consegue melhorar seu negócio e torna-lo cada vez mais atraente. Portanto, disponibilize canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” _builder_version=”4.11.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”19px|auto||auto||” custom_padding=”6px|0px|0px|0px|false|false” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.14.2″ link_font=”||||||||” link_text_color=”#000000″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”-1px||50px|||” custom_padding=”||2px|||” hover_enabled=”0″ use_border_color=”off” global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]Conclusão
O WhatsApp Business tem um potencial enorme para fazer o seu negócio crescer e se tornar ainda mais bem-sucedido. Afinal, com essa ferramenta, você alcança seu público e têm resultados imediatos.
Mas não se esqueça de tomar alguns cuidados! Busque sempre a personalização do atendimento e fique atento a possíveis erros, como a lotação da caixa de entrada. Além disso, evite enviar mensagens excessivas e ofereça ao cliente a escolha de receber ou não todo o material que você pretende disponibilizar.
E, com essas dicas, você já pode se jogar no WhatsApp Business e começar a otimizar os seus resultados!
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