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O que é UGC (User Generated Content) e como aplicar?

Saiba como aproveitar o poder do UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário, para direcionar seu tráfego e aumentar as vendas. Confira 4 maneiras de como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio!

O UGC (User Generated Content) se tornou uma parte importante de qualquer estratégia de marketing atual. Isso porque ele promove a criação de um conteúdo orgânico e confiável. Fora que fideliza clientes e chama muito mais atenção para a sua marca.

Mas o que é UGC? O que essa sigla significa? Mas importante ainda, como aplicar essa tática no seu negócio? Trouxemos 4 maneiras fáceis e eficazes de usar o User Generated Content com sucesso. Siga a leitura e confira!

O que é UGC?

Sem dúvida, UGC significa literalmente conteúdo gerado pelo usuário, em português. Logo, essa estratégia se refere ao conteúdo criado pelos próprios usuários de uma marca. Pode ser qualquer coisa, desde comentários, resenhas e imagens até postagens em redes sociais.

Essa é uma tática que vem ganhando cada vez mais espaço devido à sua eficácia. Só para você ter ideia, 92% dos consumidores confiam mais no UGC do que na publicidade tradicional. Isso ocorre porque as marcas não pagam por esse tipo de conteúdo. Ou seja, ele é totalmente imparcial e criado por usuários porque eles realmente gostam da empresa. 

Assim, o User Generated Content é percebido como mais autêntico, confiável e honesto. Ele atua como o gatilho mental da prova social, promovendo a mensagem da sua marca. Dessa forma, ele pode ajudar você a ganhar mais seguidores nas redes sociais

Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, transmitir confiança para o público-alvo. E ainda agregar mais valor para o seu negócio, impulsionando as vendas. Então, como colocar o User Generated Content em ação e conquistar todos esses benefícios?

Abaixo estão 4 maneiras poderosas de usar UGC para garantir mais visibilidade para a sua marca:

1) Comentários e avaliações

Mais de 70% dos consumidores afirmam ler as avaliações dos produtos antes de fazer uma compra. Isso porque esses comentários mostram aos clientes em potencial que suas ofertas são confiáveis. 

Logo, as classificações e resenhas podem te ajudar a aumentar o tráfego do seu site. Além de conquistar mais credibilidade e melhorar as taxas de conversão de leads. Por isso, você deve encorajar seus clientes a deixarem comentários sobre seus produtos ou serviços sempre que possível. 

Você pode fazer isso ao incluir uma área de avaliação ou comentários em seu site. Mas também é possível conseguir esse tipo de UGC nas redes sociais. Bem como em sites de comentários de terceiros, como o Yelp, Google Meu Negócio, TripAdvisor, entre outros. 

Tanto no seu próprio site quanto fora dele, os reviews são importantes quando se trata de conversões. Para incentivar ainda mais esses comentários, você pode oferecer cupons para o usuário. Ou criar um sistema de pontos de recompensa, bem como cartões de presente. 

Outra maneira de encorajar os reviews é enviar e-mails lembrando o comprador que ainda não deixou sua avaliação. E quando você receber um comentário negativo, aproveite isso como uma oportunidade de ganhar a confiança do cliente. 

Seja gentil e responda a cada cliente separadamente para mostrar que você se preocupa com suas opiniões e experiências. Lembre-se: tanto as avaliações positivas quanto as negativas ajudam a marca a parecer autêntica.

2) Sorteio de hashtag

Outra maneira comum de aplicar o UGC é organizar concursos nas redes sociais, principalmente Instagram. Para isso você pode criar hashtags exclusivas e fazer com que seus seguidores contribuam usando sua hashtag. Ou seja, nesse modelo você pode incentivar os seguidores a compartilharem conteúdo, usando a hashtag da sua marca. 

Assim, os usuários podem compartilhar fotos ou vídeos acompanhados da sua hashtag para ganhar prêmios ou benefícios. Desse modo, seus seguidores podem fazer sua hashtag viralizar, virando uma tendência. Isso ajuda a aumentar o engajamento com o público e criar mais visibilidade para a marca. E, por fim, aumentar as vendas.

Mas a chave aqui é criar hashtags fáceis de lembrar e que não são difíceis de soletrar. Também é importante usar hashtags que diferenciam sua marca de seus concorrentes. E, claro, usar essas hashtags também nas suas postagens.

3) Conteúdo de vídeo

O vídeo é uma forma realmente eficaz de criar UGC. Independentemente de qual seja o seu conteúdo ele é um sucesso. Isso porque ele pode ajudar seu público a se conectar com você de uma forma que outras mídias não conseguem.

Os vídeos de usuários são vistos 10 vezes mais do que os vídeos oficiais da marca no YouTube. Logo, vídeos gerados por usuários têm um potencial imenso de compartilhamento. Além de terem uma grande possibilidade de se tornarem viral. E todo mundo sabe que viralizar pode aumentar muito o número de seguidores.

Certamente, o motivo para o sucesso é que os vídeos UGC oferecem perspectivas originais para seus produtos e serviços. Isso dá mais credibilidade à sua marca. Eles fornecem percepções confiáveis ​​do público sobre a autenticidade e integridade de sua empresa. Impulsionando, assim, a imagem de sua marca

Então, incentivar o público a fazer vídeos sobre sua empresa te ajuda a ganhar engajamento e confiança. Nesse sentido, os vídeos podem funcionar como o sorteio de hashtag. Você pode pedir para que seus clientes gravem vídeos relacionados ao seu produto ou serviço. E oferecer algo de valor em troca.

4) Gamificação

Por fim, outra forma de incentivar o UGC e envolver os usuários é por meio da gamificação. Na gamificação, os usuários são obrigados a concluir algumas tarefas e, em seguida, são recompensados​ por sua participação. 

Essas tarefas podem ser reviews, a assinatura em um newsletter. A participação em um concurso ou sorteio. Você pode criar até mesmo um evento especial para isso. Aqui, a criatividade é o limite.

As marcas usam conceitos como níveis, pontuações, emblemas, tabelas de classificação, etc. Tudo isso para fazer com que os usuários concluam tarefas e compartilhem suas conquistas. 

Você também pode dar prêmios aos vencedores dos jogos. Por exemplo, oferecer descontos especiais, desbloquear cupons ou torná-los parte do seu clube VIP. Tudo isso aumenta muito o engajamento.

Sem dúvida, esses pequenos incentivos inspiram os usuários a se esforçarem para fazer coisas que normalmente não fariam. A gamificação, portanto, permite que você construa um relacionamento de longo prazo com seus clientes. E ajuda a transformar seguidores em clientes fiéis, incentivando-os a fazer compras recorrentes de você.

Aplicando o UGC no seu negócio

O UGC pode fazer com que muito mais pessoas conheçam o seu negócio. Além de fortalecer a imagem da sua marca. Isso vai permitir que você tenha uma vantagem competitiva enorme. 

Com as dicas acima, você pode aproveitar o User Generated Content para construir uma forte presença online. E ainda impulsionar o engajamento com o público. Porém se lembre que não existe uma abordagem universal para reunir conteúdo gerado pelo usuário.

O segredo para uma estratégia de sucesso depende dos seus objetivos e do seu público-alvo. Afinal, cada público é diferente e prefere interagir de formas diferentes. Mas usando uma dessas 4 técnicas, tenho certeza que você vai conquistar resultados positivos.

E se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou me chame nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Aproveite para seguir e conferir dicas exclusivas. Acompanhe também o Canal do Consultor no YouTube. Se inscreva e confira os temas aqui do blog de uma forma ainda mais prática e rápida!

Assista ao vídeo:

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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