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Estratégia de vendas no Instagram para alavancar seu negócio

Uma boa estratégia de vendas no Instagram pode fazer com que sua marca ou empresa ganhe muito dinheiro. Conheça as principais táticas que podem ajudar a impulsionar suas vendas no Instagram!

Você é novo no marketing do Instagram? Ou está tendo dificuldades para ganhar seguidores e, consequentemente, realizar mais vendas? Afinal, como vender mais pelo Instagram? 

Fique tranquilo, pois você veio ao lugar certo. Aqui você vai aprender tudo sobre estratégia de vendas no Instagram. Com as melhores dicas e táticas para você aplicar no seu perfil e alavancar os seus lucros.

Por que ter uma estratégia de vendas no Instagram?

Sem dúvida, o Instagram é enorme. Só para você ter ideia, ele possui mais de 1,3 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Mas você sabia que a plataforma de compartilhamento de fotos não é só para artistas e influencers? 

O Instagram também é uma excelente plataforma de marketing para empresas. E não é de se estranhar. Afinal, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma marca em seus perfis pessoais.

Fora que 85% dos usuários descobrem novas marcas ou produtos na plataforma. E 83% afirma que o Instagram os ajuda na decisão de comprar um produto ou serviço. 

Mas nem tudo são flores. Isso porque as postagens aparecerem para os usuários com base na sua popularidade. Isso significa que posts com bastante engajamento aparecem primeiro. Enquanto as postagens com baixa interação acabam que nunca são vistas.

Logo, ter uma estratégia de vendas no Instagram é fundamental para o seu negócio. Então, se sua marca é nova e você não tem muitos seguidores, como aumentar as vendas no Instagram?

1) Crie imagens impactantes

Certamente, você não precisa viajar para destinos exóticos e tirar fotos de paisagens impressionantes. Na verdade, tudo o que você precisa para chamar a atenção é uma imagem bonita. Ou seja, sua estratégia de vendas no Instagram precisa de imagens únicas e de alta qualidade.

Mas como produzir fotos que consigam engajamento? A primeira coisa que você deve pensar é se aquela imagem se relaciona com seu público. Por exemplo, quando você sabe que seu público está interessado em viagens. Então aquela foto de uma paisagem exótica vai chamar a atenção dele. A chave aqui é conhecer seu cliente.

Outro ponto importante para sua estratégia de vendas no Instagram é conseguir uma imagem de alta qualidade. A boa notícia é que você não precisa de uma câmera profissional para tirar fotos incríveis. Basta seguir algumas regras com seu smartphone e pronto.

Por exemplo, use luz natural sempre que puder. Evitar a superexposição também é uma boa. Nesse sentido, fotografar ao nascer do sol, pôr do sol ou em dias nublados pode ser a solução. E não esqueça de tirar fotos de diferentes pontos de vista.

2) Faça sorteios

Fazer sorteios é uma ótima estratégia de vendas no Instagram. Pois ela ajuda você a impulsionar o engajamento orgânico. Além de ganhar uma tonelada de novos seguidores. Entre as principais formas de sorteio, existem os modelos:

  • Curta, comente e siga. Os usuários precisam curtir e comentar na sua postagem, além de seguirem você para participar do concurso.
  • Marque um amigo. Nesse modelo o usuário ganha uma “ficha” de participação para cada amigo que marcar em sua postagem.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC). O próprio público cria postagens relacionadas à marca, usando uma hashtag que você criou.

3) Produza vídeos

Você sabia que os vídeos do Instagram recebem o dobro de engajamento se comparado às outras postagens? Além disso, em 2021 o chefe da rede social anunciou que o app terá maior foco em vídeos.

Então, se você quer ter a atenção dos seus seguidores, está na hora de gravar vídeos. Mas para ter vídeos que se encaixem a uma estratégia de vendas no Instagram eficaz, você precisa seguir alguns passos.

Nesse sentido, manter seus vídeos curtos é fundamental. Você também precisa prender a atenção dos espectadores nos primeiros segundos do clipe com movimentos. Da mesma forma, adicionar legendas é uma boa ideia, já que os vídeos do Instagram são silenciados. Fora que deixa o conteúdo mais inclusivo.

No entanto, para encaixar tudo isso em poucos segundos é necessário planejamento. Então sempre tenha um objetivo específico em mente na hora de gravar. Por exemplo, você quer direcionar o tráfego para seu blog? Ou quer gerar engajamento e ganhar novos seguidores?

Outro aspecto que os usuários amam são as filmagens dos bastidores. Essa é uma boa estratégia de vendas no Instagram porque esse elemento dá um toque humano para a marca. Ou seja, faz com que mais pessoas se identifiquem com o seu negócio.

4) Publique conteúdo exclusivo nos Stories

Use o Stories do Instagram para mostrar um conteúdo que você não quer no feed, mas que pode gerar engajamento. Nesse sentido, as filmagens dos bastidores são ótimos exemplos de algo que os usuários gostam de ver no Stories. Mas eventos do dia a dia, entre outros conteúdos, também são bem-vindos.

Além disso, você pode criar enquetes, fazer perguntas e colocar termômetros nos Stories. Essas são boas estratégias, pois elas ajudam a entender melhor o comportamento do seu público. Da mesma forma que mostram para eles que a sua empresa está interessada em ouvi-los.

Fora a possibilidade de fazer as transmissões ao vivo. A famosa Live do Instagram, disponível no Stories, virou febre no Brasil chegando a milhões de visualizações. Por isso, essa é uma excelente possibilidade de reunir seu público e fortalecer a comunidade.

Ou seja, o Stories é a ferramenta perfeita para alavancar o engajamento no Instagram. E deve ser incluído na sua estratégia de vendas no Instagram.

5) Responda aos comentários

O Instagram está cheio de conteúdo. Por isso, quando um usuário gasta seu tempo para comentar na sua postagem, é porque você conquistou algo incrível! Logo, não deixe o engajamento parar por aí.

Faça quem comentou se sentir especial respondendo aos seus comentários. Então, curta, agradeça e responda às perguntas que surgirem. Mesmo que sejam muitos, tente acompanhá-los. Assim é mais provável que você consiga realizar uma venda para aquela pessoa.

6) Use hashtags e emojis

Usar hashtags é uma excelente maneira de expandir seu público no Instagram. Por isso, essa é uma boa adição à sua estratégia de vendas no Instagram. Isso porque elas fazem suas postagens aparecerem nas páginas de hashtags que você usa.

Como o Instagram permite que você inclua até 30 hashtags por postagem, você pode usar todas elas. Mas lembre-se de evitar parecer spam, não enchendo suas postagens de hashtags. Procure colocar a maioria nos comentários. Assim você não corre o risco do Instagram sinalizar sua conta como spam.

Além disso, usar emojis fazem os usuários se sentirem bem. Fora que esses símbolos são super populares. E se engana quem pensa que os emojis são apenas para marcas divertidas e modernas. Quando usados ​​com sabedoria, eles combinam muito bem com uma presença profissional séria.

Por isso, não esqueça de acrescentar emojis à sua estratégia de vendas no Instagram.

Desenvolvendo sua estratégia de vendas no Instagram

Com mais de 1,3 bilhão de usuários, há uma grande concorrência no Instagram. Mas isso não significa que você não pode usá-lo para criar conexões com seu público e impulsionar as vendas. Pelo contrário, com uma boa estratégia de vendas no Instagram você se destaca da multidão e alavanca o seu negócio.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que te ajude a crescer nessa rede social. Mas se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou me chame nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Aproveite para seguir e conferir dicas exclusivas.

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Assista ao vídeo:

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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  • Eu sou ex atletas profissional de futebol e estou no 5 semestre em educ física e quero colocar um consultoria online e estou lendo livros sobre esse mercado digital essas dicas são top pra ser colocada em prática eu mora em Fortaleza abraço e obrigado pelo fedbeck...

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