persona
persona

O que é Persona? Aprenda a criar uma para o seu negócio

O que é Persona? Aprenda a criar uma para o seu negócio

Personas são personagens fictícios que ajudam você a entender melhor seu consumidor e, consequentemente, vender mais.

Você já deve ter ouvido falar de persona, sempre em ligação com o público-alvo. Mas sabia que existem diferenças? Certamente, esses dois elementos não são a mesma coisa. E saber diferenciá-los pode ser muito vantajoso para o seu negócio.

Isso porque a persona é uma grande estratégia na hora de melhorar a experiência do usuário. Já que ela é uma representação fictícia do seu cliente. Mas o que exatamente são as personas? Como definir uma, ou mais, para o meu negócio?

O Canal do Consultor responde! Trouxemos informações valiosas para você entender melhor quem são os seus clientes e usuários através da persona. Siga a leitura e confira.

Persona: O que é?

Muito comum no Marketing e na Publicidade, persona significa pessoa + atividades. Elas são personagens que inventamos com base em uma pesquisa muito profunda sobre o público. Assim, as personas representam diferentes tipos de pessoas que usam seu serviço, compram seu produto ou acessam seu site.

Portanto, criar uma persona ajuda você a entender seu público. Entre algumas características deles como dores, necessidades, experiências, comportamentos, gostos e metas. Assim, a experiência do consumidor obtém resultados melhores depois de definir as personas.

Mas, para isso, é necessário um estudo preciso e uma análise extensa do público. Afinal, o objetivo aqui é construir personas consistentes e realistas, que representam sua audiência chave. Ou seja, o grupo que mais compra seus produtos ou serviços e podem virar fãs da marca.

Esse personagem deve proporcionar uma imagem clara das expectativas do seu público. Além de evidenciar a chance de ele clicar em seu site ou seguir suas redes sociais. Mesmo que fictícia, a persona descreve pessoas reais, com problemas, valores, medos e costumes reais.

Tipos de Persona

Certamente, existem mais de um tipo de persona. Cada uma reflete e foca mais em certas características do público-alvo. Por exemplo, hábitos, padrões, atitudes, habilidades e motivações para a pessoa adquirir seu produto ou serviço. Entre as diferentes personas, existem:

a) Buyer Persona

Buyer significa comprador, portanto esse tipo de persona possui ligação direta com a compra. Logo, ela é uma das personas mais comuns e que mais usamos para entender o cliente.

Para desenvolver essa personagem, é preciso analisar comportamentos e preferências do público. Mas tudo isso, com foco no momento da compra. Desse modo você descobre o que o seu público gosta e espera encontrar no seu serviço ou produto.

b) Audience Persona

Ao contrário da Buyer, a persona de audiência representa usuários que consomem seu conteúdo online. Ou seja, pessoas que acessam seu site e redes sociais. Então, esse tipo de personagem é o ideal para quem quer aumentar a visibilidade digital.

Assim, você entende o que sua audiência na internet procura quando visita seu blog, ou canal do YouTube. Dessa forma, é possível criar um conteúdo mais relevante e interessante para quem acessa suas plataformas.

c) Proto Persona

Esse tipo de representação é um modelo inicial que antecede a Buyer Persona. Isso pois, ela não é o resultado de um estudo profundo de dados dos clientes. Mas, sim, de um brainstorming dentro da própria empresa.

Logo, ela não é tão certeira e não produz os mesmos resultados das outras personas. Ela serve apenas para ter uma ideia de como seu negócio é visto pelos consumidores. Assim, você pode começar a desenvolver melhores estratégias.

d) Brand Persona

Ao contrário das outras, essa é uma persona que não se trata do público, mas, sim, de você! Isso mesmo, a Brand Persona é uma representação da sua empresa. Ela ajuda seu negócio a ter uma visão mais humana e próxima dos clientes.

Para tanto, basta reunir seu time e pensar: Se a empresa fosse um ser humano, como ela seria? Como eu gostaria que as pessoas a enxergassem? Assim, você cria estratégias para deixar essa “pessoa” mais atrativa para o cliente.

Diferença entre Persona e Público-Alvo

Como falamos acima, personas são personagens que inventamos com base em dados dos clientes. Enquanto isso, o público-alvo é um grupo de pessoas que tem mais chances se tornar consumidores da sua marca. Por exemplo, no caso de uma loja de vídeo games:

Público-Alvo

Homens (70%) e mulheres (30%) que gostam de tecnologia e possuem formação acadêmica. Possuem renda média mensal de R$ 2.500 e gostam de jogar vídeo games.

Persona

João, 25 anos, é solteiro e trabalha com TI em uma grande empresa, com salário de R$ 2.500. Mora em São Paulo e procura se atualizar sempre sobre as novidades tecnológicas. Frequenta bares e restaurantes, e gosta de filmes e séries de super-heróis. Também lê livros e quadrinhos, mas seu hobby preferido é jogar vídeo games e assistir lives na Twitch.

Identificou as diferenças? Com esse exemplo fica claro como as personas são frutos de uma estudo profundo e detalhado. Com elas fica muito mais prático criar estratégias para divulgar sua marca onde seu cliente está. Além de tornar seu negócio mais interessante para o consumidor.

Como definir uma Persona?

Sem dúvida, é preciso estudar muito bem os consumidores para definir personas. Fora que você deve se perguntar diversas questões até chegar em um perfil consistente. Para isso, siga esses 5 passos:

1) Pesquisa

Colete o máximo de informações sobre seus clientes e usuários. Se possível, faça entrevistas e disponibilize questionários para eles responderem. Veja nas redes sociais do que eles falam, como se comportam, do que gostam e do que reclamam. Tente praticar a empatia, ou seja, se coloque no lugar deles.

2) Hipótese

Pensando na pesquisa inicial, você vai começar a formar uma ideia genérica da persona. Inclusive, nesse momento, lembre o que difere um cliente do outro. Praticando a empatia, se pergunte o que essa pessoa gosta? Quais são as dificuldades que ela enfrenta? Reúna sua equipe e discuta até chegar em uma hipótese segura.

3) Descrever

Junto com o seu time, comece a descrever a persona. Mas se lembre que o objetivo de fazer isso é desenvolver soluções e estratégias que te aproximem do consumidor. Então, certifique-se de descrever as necessidades e objetivos desse personagem.

Nesse sentindo, inclua detalhes como formação, lifestyle, interesses, valores, metas, dores, desejos e atitudes. Aliás, algumas características como o nome da persona a deixam mais realista.

4) Cenários

Agora, pense em cenários que ofereçam soluções à sua persona. Descreva situações em que essa pessoa pode usar seus produtos ou serviços. A maneira mais fácil de fazer isso é imaginar o personagem em um contexto especifico. Nesse cenário, adicione um problema que a pessoa deseja resolver e que seu produto oferece a solução.

5) Ajustes

Após receber a aprovação da sua equipe, chegou a hora de finalizar a persona. Ou seja, fazer os ajustes que a tornem mais realista e eficaz. Depois é só começar a pensar em novas estratégias que combinem com as personas que você definiu.

Criando Personas

Certamente, a parte mais trabalhosa de criar personas é a análise dos dados dos seus clientes. Mas, depois que você passa desse estudo inicial, é só reunir a equipe e começar o brainstorm.

Tenho certeza que, após criar suas personas, vai ficar muito mais fácil compreender seu público. Além de descomplicar sua abordagem com a audiência e te guiar no desenvolvimento de estratégias. Assim você alcança seu objetivo de uma forma muito mais prática e eficaz.

Espero que esse artigo te ajude a continuar crescendo e evoluindo. Se gostou, ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ou me chame nas redes sociais, Instagram e LinkedIn. Lá você confere mais conteúdo exclusivo e que agrega. E siga o Canal no YouTube, onde eu explico os artigos do blog de forma simples e prática.

Canal do Consultor no YouTube:

Leia também:

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.