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O que é Key Visual? Como ter uma identidade única?

Aprenda tudo sobre o que é Key Visual e sua importância com o Canal do Consultor. Com esse recurso você passa a transmitir sua mensagem de uma forma mais marcante e criativa. 

Um ótimo design, à primeira vista, pode parecer ter surgido como que mágica. Como se o designer tivesse um olho natural para a estética visual. Mas, na verdade, esses profissionais seguem estratégias que tem tudo a ver com o Key Visual. 

Ou seja, eles tiram proveito de certos princípios do mundo do design. Essas regrinhas servem para manter a coerência e harmonia de uma peça visual.   

Afinal, o Key Visual é um conceito, ou seja, uma forma de representar ou organizar uma informação sob um esquema visual. Assim, os elementos visuais podem representar de modo eficaz as relações conceituais entre objetos, eventos ou situações.  

Ficou confuso? Calma que eu explico tudo aqui embaixo. Siga a leitura e confira as informações que o Canal do Consultor preparou para você. 

O que é Key Visual?

Esse é um conceito do design muito utilizado em agências de marketing. Isso por ele funciona como um guia ou referência visual para uma campanha publicitária 

Portanto, o Key Visual te ajuda a saber quais elementos serão usados em todos os anúncios futuros do seu negócio. Incluindo ideias, fontes e paleta de cores. Além disso, ele também deve expressar o tom da comunicação. E ainda as emoções que seus anúncios causarão no público. Tudo de uma forma clara e eficaz. 

Por isso, apesar de se basear em elementos gráficos, o Key Visual é, na verdade, muito mais do que isso. Esse conceito te ajuda a, acima de tudo, comunicar uma identidade e contar uma história.  

Key Visual X Logo

O Key Visual não participa diretamente no design de um logotipo. Mas, sim, faz parte desse elemento como um complemento muito eficaz para o logotipo. É por isso que, geralmente, ele têm mais dinamismo do que os logotipos ou outros designs.  

Embora sempre pareçam pôsteres ou anúncios, eles são uma ferramenta interna da agência. Ou seja, os Key Visuals não foram feitos para serem exibidos ao público. 

Assim, eles servem como uma direção para a composição de um logo. Tudo isso visando aumentar o reconhecimento da marca. Enquanto o logo é uma representação gráfica do nome da empresa. Pode ser um símbolo ou tipográfica, por exemplo. 

Por essa razão, ele está mais fortemente associado à marca do que o próprio logotipo. Esse é o principal motivo para a importância do desenvolvimento de um Key Visual. 

Exemplo de Key Visual

Um bom exemplo da interação entre Key Visual e logo é o MC Donalds. Todo mundo conhece os arcos dourados com fundo vermelho. Sem dúvida, eles cumprem muito bem o papel de representar a marca de forma inesquecível e impactante.  

Mas além desse logo, existem muitos outros elementos ligados a essa rede de fastfood. Esses elementos nos ajudam a identificar produtos e campanhas que são da companhia, mesmo que eles venham sem o logo. Um exemplo é o icônico Ronald McDonald.

Por que o Key Visual é importante?

O Key Visual tem tudo a ver com o branding da sua marca. Afinal, o branding abrange o sentimento geral e a essência do seu negócio. Essa estratégia inclui a missão da marca, seus valores e o tom com que a empresa transmite sua mensagem.  

Além de sentimentos que você deseja associar à companhia, a essência e a identidade visual. Já o Key Visual, por sua vez, deve se basear nesse branding. Ela orientará a sua identidade visual. Logo, é ele que vai comunicar os valores da sua empresa e a sua mensagem geral. 

Tudo isso por meio de toda campanha, arte ou representação visual da sua empresa. Ter esse guia facilita muito transmitir tudo o que você deseja passar para o público. De uma maneira única, criativa e impactante. 

Como criar um Key Visual único?

Sem dúvida, um Key Visual pode ser criado para campanhas e ações de curto ou longo prazo. E quando implementados de forma eficaz, eles também podem se tornar importantes elementos de construção da identidade da marca.  

Por se tratar de um conceito, o melhor é usá-lo como uma adição ao logotipo. E nunca como um substituto para o logo da sua empresa. Mas, para ter sucesso com essa ferramenta, você deve seguir algumas regras. São elas:

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1) Aparência visual

Há várias opções visuais. Como, por exemplo, fotos, ilustrações, tipografias e imagens em movimento. Para criar um Key Visual objetivo e eficaz, o melhor é não misturar muitos desses elementos diferentes. 

Por exemplo, a combinação entre fotografia, ilustração e tipografia pode deixar o seu Key Visual poluído. Outro erro que você deve evitar é dar muita complexidade e conflito visual aos elementos do layout. 

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2) Estilos

a) Fotografias

Os Key Visuals que se baseiam em fotográficas ilustram o conteúdo individual de um tópico específico. Dessa forma, eles adicionam variedade e emoção, contribuindo para a aparência e sensação de exclusividade.  

Mas para isso, você precisa usar fotos reais, autênticas e com um toque icônico. Por exemplo, os gráficos 3D tendem a parecer muito artificiais. Ou seja, eles não se encaixam muito bem no estilo de fotografia.

b) Ilustrações

Já as peças ilustrativas devem ser ilustrações simples, planas e sólidas. Elas devem conter as cores da sua identidade visual. Nesse sentido, sinta-se à vontade para usar uma combinação de ícones. Mas sempre evite combinar ilustrações com imagens reais.

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3) Colocação

Além disso, ele deve ser colocado em layouts seguindo as mesmas diretrizes das ilustrações e imagens. Permitindo, assim, mais flexibilidade do que logotipos.  

Por isso, procure organizar os elementos individuais em uma variedade de composições. E concentre o olhar do espectador nos detalhes certos para reforçar sua mensagem. 

 

Conclusão

Key Visual é um guia essencial para a identidade da sua marca. Afinal, é muito importante que as pessoas reconheçam o visual do seu negócio para poderem reconhecer a marca em si. Portanto, se lembre, seu Key Visual precisa ser simples. 

Em outras palavras, ele deve transmitir uma mensagem clara, marcante e poderosa. Só assim ele poderá permanecer na mente do público e ganhar espaço em seu carrinho. Não se esqueça também de construir o seu Key Visual antes de começar a pensar no seu logo. 

Isso porque, para muitas empresas, um Key Visual tem mais peso e traz maior reconhecimento do que seu logotipo. Espero que essa explicação tenha respondido a todas as suas dúvidas sobre o que é Key Visual. Mas se restou qualquer ponto que você ainda não tenha entendido, comente aqui embaixo. 

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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  • Texto repetitivo. Vocês estufaram o texto com o termo-chave "key visual". Tem em todos os parágrafos. Ficou uma leitura desagradável pra humanos, e talvez até ruim pro SEO, tamanha a quantidade de repetições.

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