Escolha uma Página

Entenda o que Buy In e Buy Out significam e alavanque suas operações financeiras e investimentos com sabedoria! Continue a leitura e confira um resumo sobre esses temas.

 

Cada nicho do mercado possui seus próprios jargões e termos que são específicos daquela área. Assim, no caso do mundo das finanças e investimentos, Buy In e Buy Out são palavras muito comuns.

Mas, afinal, o que é Buy In? E o que é Buy Out? Se você gosta de ler sobre o mercado financeiro, ou de investir em ações, você provavelmente já ouviu falar disso. Por outro lado, se você nunca viu esses termos, saiba que logo eles aparecerão para você.

Portanto, é melhor já saber o que esses nomes significam. Desse modo, você evita possíveis enganos quando for decidir sobre uma transação. Por isso, leia o que o Canal do Consultor trouxe para você. E descubra se Buy In e Buy Out podem trazer benefícios para suas operações!

O que é Buy Out?

Buy Out significa, literalmente, compra ou aquisição. No mundo financeiro, essa é uma compra do controle acionário de uma empresa. Ou seja, é o mesmo que a aquisição de uma parte do negócio. O que dá poder ao acionista de se manifestar nas ações ou decisões corporativas derivadas dessa posse.

Se a participação for comprada pela administração da empresa, isso é conhecido como Management Buyout. Além disso, se altos empréstimos são usados para financiar a aquisição, então chamamos isso de Leveraged Buyout.

Esse tipo de ação é muito comum quando uma empresa governamental se torna uma organização privada, por exemplo. Ou quando um negócio que possui vários acionistas passa a ter um líder majoritário.

black hat seo

Como o Buy Out funciona?

O Buy Out ocorre quando um comprador adquire mais de 50% da empresa. Levando, assim, a uma mudança de liderança na organização. Empresas que se especializam em financiar e facilitar Buy Outs agem sozinhas ou em conjunto. E, muitas vezes, dependem do financiamento de outros investidores ou mesmo empréstimos.

As empresas de Buy Out geralmente estão envolvidas em Management Buyouts (MBOs), ou aquisições de controle. Isso porque essas ações acontecem quando a aquisição da empresa é feita por uma administração de dentro da organização.

Por isso, também, os acionistas Buy Out frequentemente desempenham papéis importantes em Leveraged Buyout.

Tipos de Buy Out

9

1) Management Buyouts

Management Buyouts (MBOs) oferecem soluções estratégicas para grandes corporações que querem vender uma parte de seu negócio. Geralmente é uma divisão que não faz o papel principal da organização.

Além disso, o MBO também serve para empresas cujos proprietários desejam se aposentar. O financiamento necessário para uma transação desse tipo geralmente é bastante alto. Por isso, é comum que se combine dívidas e patrimônios na hora de efetuar essa forma de aquisição.

9

2) Leveraged Buyouts

Já as Leveraged Buyouts (LBO) usam quantias significativas de empréstimos. Desse modo, os ativos adquiridos da empresa acabam sendo usados como garantia para os empréstimos. Assim, a empresa que realiza LBO pode fornecer apenas 10% do capital, sendo o restante financiado por meio de dívida.

Por isso, essa é uma estratégia de alto risco, mas também de alta recompensa. Pois a aquisição deve gerar altos retornos e fluxos de caixa para pagar os juros da dívida.

Exemplo de Buy Out

Em 2013, Michael Dell se envolveu em um Buy Out do tipo administrativo, ou seja, Management Buyouts. O fundador da Dell deu as mãos a uma empresa de investimento, Silver Lake Partners.

Então, o empresário pagou 25 bilhões de dólares para comprar a empresa que ele mesmo fundou originalmente. Dessa forma, Michael Dell pôde ter mais controle sobre as operações da organização. Sendo o dono majoritário da famosa empresa de tecnologia.

Já um exemplo famoso de Leveraged Buyout aconteceu em 2007, envolvendo o gigante Hilton Hotels. Naquele ano, o Blackstone Group comprou o Hilton Hotels por 26 bilhões de dólares. Isso foi financiado por meio de 5,5 bilhões de dólares em dinheiro e 20,5 bilhões de dólares em dívidas.

Quando a crise financeira de 2009 começou, Hilton teve grandes problemas com a baixa no fluxo de caixa. No entanto, depois disso, o Hilton conseguiu se refinanciar com taxas de juros mais baixas. Assim, as operações melhoraram e a Blackstone vendeu o Hilton com um lucro de quase $ 10 bilhões de dólares.

black hat seo

O que é Buy In?

O Buy In significa adesão e também se refere à compra de uma parte da empresa. Mas, dessa vez, o termo aborda uma aquisição feita por alguém de fora da organização. Seja um acionista ou uma equipe de gerenciamento.

Uma equipe de Buy In compete frequentemente com outros compradores na busca por um negócio vantajoso. E normalmente, essa ação é liderada por alguém que tenha mais experiência no assunto.

Portanto, a diferença entre Buy In e Buy Out está na posição do comprador. No caso do Buy Out esse acionista já está trabalhando para a empresa. Enquanto no caso do Buy In, entretanto, o gerente ou a equipe administrativa é de outra origem.

black hat seo

O que é Buy In Management Buy Out (BIMBO)?

Um Buy In Management Buy Out (BIMBO) é uma forma de um Leveraged Buyout que combina características do Management Buyout. Isso tudo junto com um management Buy In (MBI).

Um BIMBO ocorre quando uma gerência interna existe juntamente com gerentes externos. Assim, ambos decidem comprar uma empresa em conjunto. A gestão existente representa o Buy Out. Enquanto os gerentes externos representam o Buy In.

Como o BIMBO funciona?

Buy In Management Buy Out, ou simplesmente BIMBO, descreve um LBO que combina uma gestão externa com a gestão interna. Elas se juntam para atualizar a direção da empresa e agilizar as operações.

Portanto, essa opção oferece muitas vantagens. Isso porque a transferência é feita com muito mais eficiência e sem interrupções. Pois os atuais membros da administração já estão familiarizados com o negócio.

Nesse sentido, o Buy Out é complementado pelo Buy In. O que resulta no impulso de líderes com experiência e conhecimento para preencher áreas de máxima importância na empresa. Seja para trabalhar em um novo produto ou serviço em desenvolvimento. No marketing. Na gestão de operações ou mesmo nas finanças.

black hat seo

Conclusão

Como vimos, Buy Out é a aquisição de uma parte do controle de uma empresa. Sendo que existem dois tipos de modelos que fazem parte dessas ações. O Management Buyouts, quando uma equipe interna da empresa compra ações da organização da qual eles gerenciam.

E o Leveraged Buyouts, onde parte desses ativos são usados como garantia no empréstimo para a aquisição da empresa.

Já o Buy In é a aquisição de uma empresa da qual o comprador não faz parte. Ou seja, é a aquisição por uma equipe externa à organização. Por fim, temos a combinação de quase todas essas ações, isto é, o Buy In Management Buy Out (BIMBO).

O BIMBO não é nada mais do que a junção do Buy In com o Buy Out. Em outras palavras, é a aquisição feita por equipes interna e externa ao negócio em questão.

Então, está pronto para investir seu dinheiro com mais sabedoria? Sanou aquela dúvida de quando você lê sobre finanças? Conta pra mim nos comentários! E se esse artigo foi útil para você de alguma forma, aproveite para me seguir nas redes sociais. Eu estou no Instagram e no LinkedIn, e também posto dicas e informações por lá.

Acompanhe também o Canal do Consultor no YouTube. Se inscreva e confira temas sobre administração, empreendedorismo e marketing, de uma forma ainda mais prática e rápida. Até logo!

 

Canal do Consultor no YouTube: