branded content e marketing de conteúdo
branded content e marketing de conteúdo

Entenda as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

Entenda as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ custom_padding=”31px|0px|54px|0px” custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_padding=”0px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ custom_margin=”-10px|||||” custom_padding=”10px|||||” global_colors_info=”{}”]

Tanto o Branded Content quanto o Marketing de Conteúdo são ferramentas essenciais para o maketing digital de hoje em dia. Você pode usar ambos simultaneamente. Mas é necessário entender e distinguir as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. Isso porque, só assim é possível saber e avaliar qual se encaixa melhor à necessidade da sua empresa.

Sem dúvidas, o marketing digital trouxe uma revolução na forma de atrair o público. Através de novos conceitos e estratégias. Entre eles estão os diferentes formatos de criar conteúdo. Certamente, embarcar nesse meio é uma excelente tática para aumentar suas vendas ou chamar mais atenção para o seu negócio.

Afinal, atualmente grande parte da população tem acesso aos meios digitais e vivem na internet. Assim, criar conteúdo para os usuários da internet acaba sendo inevitável. Neste cenário, o branded content e o marketing de conteúdo dominam a rede e são muito eficazes. Porém, ainda exitem muitas dúvidas acerca dessas ferramentas, como suas diferenças e finalidades.

Por isso, se você procura por marketing digital, é importante entender as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. Já que cada uma dessas estratégias gera resultados diferentes. Fora que, cada uma possui o seu próprio público-alvo. Portanto, confira quais são essas diferenças e se prepare para atender sua persona nas mídias digitais.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”||6px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” link_text_color=”#0c71c3″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”||1px|||” global_colors_info=”{}”]

Branded content: o que é?

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/12/branded.jpg” alt=”branded content” title_text=”branded content” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” custom_margin=”||16px|||” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” link_text_color=”#0c71c3″ max_width=”85%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”]

O termo branded content significa literalmente “conteúdo de marca”. Porém, essa não é uma estratégia tão generalizada como a expressão sugere. Certamente, não são todos os conteúdos de uma marca que entram no espectro do branded content.

Essa estratégia também é conhecida como branded entertainment, ou “entretenimento de marca”. Isso porque sua função principal é justamente divertir o consumidor. Por isso, esse tipo de conteúdo precisa ter qualidade e relevância para a sua persona.

Com esta forma de marketing, a dinâmica da divulgação da marca muda. Ela passa a ter uma associação com informação e diversão. O branded content também é muito flexível e adaptável. Por isso, a estratégia está uma intersecção do marketing. Envolvendo, assim, publicidade, informação e entretenimento.

O foco desta tática não é a venda direta, mas sim cativar e gerar uma conexão com o consumidor. Ele deve divertir e incitar o público a conversar espontaneamente sobre a marca. Portanto, podemos dizer que esse tipo de conteúdo possuí mais valor para o consumidor. Confira mais detalhes dessa estratégia no meu post sobre o assunto.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”50px||3px|||” global_colors_info=”{}”]

Marketing de Conteúdo: o que é?

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/12/32003-Copia-2.jpg” alt=”marketing de conteúdo” title_text=”marketing de conteúdo” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”20px||50px|||” global_colors_info=”{}”]

Marketing de Conteúdo é outra estratégia de Marketing que também serve para engajar o público-alvo. Nele são produzidos conteúdos para a persona do seu negócio. Entretanto, não pode ser qualquer tipo de conteúdo. Sem dúvidas, esse material deve auxiliar o cliente em todo processo de compra.

Além disso, ele deve atrair o consumidor para a sua marca ou produto de forma natural e espontânea. Por isso falamos que o Marketing de Conteúdo é o combustível central do Inbound Marketing. Isso porque esta ferramenta é um conjunto de estratégias atraentes que fazem os clientes irem voluntariamente ao site da empresa.

Assim, o Marketing de Conteúdo é conhecido por atrair potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Portanto, com ele é possível chamar a atenção do cliente e envolvê-lo de forma a agregar valor para o consumidor. Desse modo, você cria uma percepção positiva da sua marca, gerando possíveis negócios.

O objetivo é informar seu público para que futuramente ele compre de você. Isso acontece, pois o cliente passa a respeitar e ter a sua marca como referência. Ou seja, a intenção é preparar o terreno para a venda.

Além disso, outro diferencial desse tipo de marketing é fazer com que o possível cliente realize outra ação. Por exemplo, assinar um newsletter, baixar um material ou comprar um produto são alguns dos benefícios.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px||-1px|||” global_colors_info=”{}”]

Diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/12/32003-Copia-3.jpg” alt=”Branded Content e Marketing de Conteúdo” title_text=”Branded Content e Marketing de Conteúdo” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”60%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”-2px|||||” global_colors_info=”{}”]

Para se adequar a realidade cada vez mais digital, tem se investido progressivamente em Branded Content de Marketing de Conteúdo. Isso porque, apesar de não gerar venda diretas, essas estratégias são muito benéficas. Afinal, elas são responsáveis por conquistar o engajamento do público e aumentar o reconhecimento das marcas.

Portanto, elas podem sim levar a uma venda posterior. Mas para tanto, você não pode deixar que essa intenção fique muito explícita, nem mostrar que esse é o objetivo. Pois, caso contrário, o público perceberá esse propósito e a estratégia não será eficaz.

Assim, embora similares, existem diferenças importantes entre essas estratégias. Sem dúvidas, essa distinção está no cerne de suas finalidades. Enquanto uma visa conquistar o público por meio de histórias, a outra foca em preparar o cliente para comprar.

AInda não ficou claro? Trouxemos uma tabela para o entendimento ficar mais fácil.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”50px||0px|||” global_colors_info=”{}”]

Branded Content X Marketing de Conteúdo

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”1_2,1_2″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”6px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”|27px||||” global_colors_info=”{}”]

  • A produção de conteúdo se liga diretamente com marca e melhora seu posicionamento;
  • O conteúdo traz simultaneamente diversão e informação. Tudo de forma a deixar claro que a produção é da empresa;
  • A marca tem destaque no conteúdo;
  • É uma estratégia que visa reforçar o posicionamento que a marca tem ou pretende ter no mercado. Busca divertir o público para engajá-lo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_margin=”|||21px||” global_colors_info=”{}”]

  • A produção de conteúdo nem sempre está diretamente relacionada à imagem da empresa;
  • O conteúdo envolve a solução de um problema do consumidor e não necessariamente precisa destacar a marca;
  • O destaque é a necessidade do consumidor;
  • É uma estratégia que visa conversão, possuindo ligação com a jornada do consumidor. Ou seja, ao processo de compra que faz o consumidor se identificar e comprar com a sua marca.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_margin=”|auto|31px|auto||” custom_padding=”||8px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”9||divi||400″ icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.16″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”||-2px|||” global_colors_info=”{}”]

Principais objetivos do Branded Content

[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/12/32003-Copia.jpg” alt=”branded content” title_text=”branded content” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”50%” module_alignment=”center” custom_margin=”1px|||||” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”75%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”]

Entre as principais finalidades do Branded Content está a melhora do posicionamento da marca. Além de aprimorar o valor que a marca ou produto possui no mercado.

Outra característica importante, é promover o Marketing “boca a boca”. Ou seja, o conteúdo precisa ser tão interessante a ponto de virar um tema “em alta” na sociedade. Isso faz com que um cliente indique seu trabalho para outro e por aí vai.

[/et_pb_text][et_pb_blurb use_icon=”on” font_icon=”9||divi||400″ icon_placement=”left” content_max_width=”716px” _builder_version=”4.16″ max_width=”85%” module_alignment=”center” custom_margin=”50px||-1px|||” global_colors_info=”{}”]

Principais objetivos do Marketing de Conteúdo

[/et_pb_blurb][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2020/12/32003-Copia-4.jpg” alt=”marketing de conteúdo” title_text=”marketing de conteúdo” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”50%” module_alignment=”center” custom_margin=”||14px|||” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” max_width=”75%” module_alignment=”center” global_colors_info=”{}”]

Já nos principais propósitos do Marketing de Conteúdo está o intuito de transformar a marca em uma autoridade. Isso se dá por meio de tirar as dúvidas do consumidor sobre um produto ou serviço. Dessa forma, o público percebe a marca como especialista no mercado em que atua.

Além disso, melhorar alcance orgânico através dessas informações também é um objetivo dessa estratégia. Fora o aperfeiçoamento no atendimento ao cliente e o aumento de conversão. Uma vez que, após tirar suas dúvidas, o usuário tende a adquirir o produto considerando a solução para seu problema.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row padding_mobile=”off” column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”19px|auto||auto||” custom_padding=”6px|0px|27px|0px” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ link_font=”||||||||” link_text_color=”#0c71c3″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”-1px||50px|||” use_border_color=”off” global_colors_info=”{}”]

Conclusão

Enfim, essas são as principais diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. A chave para entender e distinguir as estratégias está no objetivo central de cada uma. Ao passo que a primeira cativa o público criando uma imagem interessante, a outra prepara a venda.

Agora basta pensar e refletir sobre essas diferenças para chegar na que melhor se encaixa com as suas necessidades. Se a sua marca busca reconhecimento no mercado a sugestão é usar o Branded Content. Já se o seu objetivo é criar um relacionamento com o consumidor, então a dica é o Marketing de Conteúdo.

Mas, vale lembrar que você pode utilizar ambas as estratégias na sua campanha de marketing digital. Contudo, se você quer uma orientação particular, entre em contato comigo. Será um prazer falar com você pelo Instagram ou LinkedIn.

Espero que esse artigo seja útil para você, em caso de dúvidas, acesse o Canal do Consultor no YouTube. Lembre-se de se inscrever para receber as próximas dicas do Consultor.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.16″ link_font=”||||||||” link_text_color=”#000000″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”-1px||0px|||” use_border_color=”off” global_colors_info=”{}”]

Assista ao vídeo:

[/et_pb_text][et_pb_video src=”https://youtu.be/9psV6go8W-E” _builder_version=”4.17.6″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″][/et_pb_video][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” link_text_color=”#0c71c3″ global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Nos últimos anos, o mercado...
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Sabia que empresas que...

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Falar sobre vender todos...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
o que é target
O que é Target?

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.