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Hoje contamos com mais um artigo da série Dica do Consultor, nosso acervo feito para atender pedidos de nossos seguidores. Assim, o artigo de hoje é para os fotógrafos que nos acompanham. Mas você que tem uma empresa em outra área e está pensando em investir no marketing digital, não vá embora!

Certamente essas dicas também podem ser aplicadas em outros contextos. Pois, esse tema pode ser abrangente para quaisquer áreas de atuação, seja na prestação de serviços ou vendas de produtos.

Então, vamos lá? Digamos que você recém se formou e está procurando investir em marketing digital para sua empresa. O que deve ser feito primeiro? Como investir em publicidade pela internet? As redes sociais ajudam?

Siga a leitura e descubra tudo isso e mais um pouco.

1º Passo: Branding

A primeira etapa ao montar uma empresa é a criação de um branding. Mas, o que é branding? Bom, branding é uma gestão de marca, ou seja, uma série de ferramentas que cria a identidade da sua empresa. Em inglês, essa palavra significa marca, portanto, pense nele como a marca da sua empresa.

Ele é extremamente importante não só para o marketing digital, mas também para o convencional. Entretanto, existem estratégias da web que você, simplesmente, não é capaz de usar sem o branding. Então, invista na criação de um, começando por:

  • Logotipo da empresa
  • Cartão de visita
  • Assinatura de e-mail
  • Folder de divulgação
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Esses são itens básicos de quando se abre uma empresa. Logo, eles são válidos tanto para uma empresa de fotografia, quanto para uma padaria, por exemplo.

Para tanto, é recomendável procurar uma agência, isto é, uma empresa especializada principalmente em branding. Mas por quê? Sem experiência, conhecimento e habilidade em um assunto, não conseguimos desempenhar um bom trabalho. Se lembre que o branding será o rosto da sua empresa, portanto ele deve ser bem feito.

Outro motivo é o custo do rebranding. Ou seja, custa muito caro refazer o branding se ele sair errado da primeira vez. Então, procure iniciar sua empresa da melhor forma possível, da maneira mais correta através de um trabalho profissional.

As empresas especializadas em branding trabalham com ferramentas, como o neuromarketing, que ajudam esse tipo de material a trazer vendas. Fora que uma identidade visual bonita incentiva o cliente a escolher seu serviço, após comparar com o do concorrente.

2º Passo: Website

O segundo passo para um bom marketing digital é a criação de um website. Assim como o branding, ele é indispensável. Isso porque, sem ele, é impossível fazer campanhas publicitárias na rede. Ademais, na falta disso, você não consegue trazer o cliente para um lugar seguro onde você possa vender seu serviço. Logo, invista em um site.

Atualmente, existem ferramentas que ajudam a criar esse tipo de conteúdo. Entretanto, fazer o site sozinho pode acabar sendo um mal investimento. Isso porque, sem um know-how de conversão você não consegue transformar os visitantes do site em clientes.

Portanto, existem estratégias como o CTA e o Neuromarketing que ajudam a criar um site eficiente. Ou seja, um site que ajudará a ampliar suas vendas. Logo, se possível, invista em uma empresa especializada em criar sites e com foco em conversão de marketing digital. Esta será uma aplicação que logo lhe dará retorno.

Redes sociais: em quais investir?

As redes sociais são ótimos veículos de divulgação, seja Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outros. Sabe por quê? Simples, porque todo mundo está lá! No marketing digital o melhor lugar para divulgar seu trabalho é onde as pessoas estão. Por isso, é necessário que você ocupe pelo menos duas delas.

Mesmo que você ache o Instagram mais relevante, você precisa estar também no Facebook. Isso porque para fazer campanhas na primeira plataforma é preciso uma conta na segunda. Afinal, o Instagram pertence ao Facebook. Clique aqui para entender melhor o porquê você deve ocupar mais espaços nessas plataformas. Mas, enfim, como agir nas redes sociais?

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Facebook

A primeira etapa nas redes sociais é criar uma fanpage no Facebook. Sem dúvidas, a página no Face é de suma importância para o marketing digital de qualquer empresa, seja fotografia ou não. Com certeza você terá público nele, pois esta ainda é a plataforma com mais usuários no mundo todo.

Mas se lembre que cada público é diferente, portanto você deve usar uma linguagem diferente para cada rede. Ou seja, no Facebook, as pessoas estão interessadas em um aspecto do seu trabalho que difere do Instagram. Dessa forma você deve trabalhar os posts de formas diferentes para cada um.

Instagram

Hoje em dia, o Instagram é uma das plataformas que mais cresce, quase ultrapassando Facebook. Nela, o que interessa são as imagens. E para uma empresa de fotografia o que seria mais importante se não imagens? Mas, mesmo que sua empresa seja de outra área, também aposte no Instagram. Não se esqueça que você precisa estar onde o público está.

Lá você deve postar, principalmente, imagens de pessoas. Isso porque o foco de uma empresa de fotografia, geralmente é vender o serviço para seres humanos. Por isso, seus clientes estarão mais interessados em descobrir se você é bom em fotografar pessoas.

Pinterest

Outra plataforma focada apenas em imagem é o Pinterest, por isso, como fotógrafo você também precisa estar nele. Coloque seu catálogo eletrônico nessa plataforma, assim quem estiver procurando especificamente por imagens poderá te achar.

Ao contrário do Instagram, no Pinterest é possível ser mais artístico. Isso significa que você pode incluir fotos que não são, necessariamente, só de pessoas. Através desta plataforma, portanto, você pode mostra todo o seu talento.

A conversão dele é baixa, mas ele te exibe. Ou seja, quando um visitante entrar no seu site ele vai ver os links para cada uma das páginas. Desse modo, ele pode explorar um pouco do seu portfólio no Pinterest. Assim, você aumenta as chances de vender seu trabalho.

YouTube

Além disso, o YouTube também é uma plataforma essencial no marketing digital. Não hesite em criar um canal nesta rede, principalmente se você possuir aptidão em gravar vídeos. Faça making off dos seus trabalhos e poste nele.

O making off é o tipo de vídeo que apresenta uma das estratégias que mais vende. Porque, dessa forma, as pessoas conseguem ver como você trabalha e se convencem da qualidade do seu serviço. Uma combinação de making off com um produto final também fica maravilhoso e pode ser ainda mais efetivo.

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Ações de marketing digital: o que fazer?

Existem algumas ferramentas no marketing digital que são as melhores para quem está começando. São aquelas que trazem um retorno rápido e muito eficiente. Quanto maior o seu investimento, maior será esse retorno e mais resultado ele proporcionará. Além disso, existem as estratégias mais em conta que também podem ser eficientes, se bem feitas.

Google Ads

 

1- Rede de pesquisa

Essa ferramenta é a mais eficaz do Google Ads, portanto, se possível, invista nela. São aqueles links que aparecem quando alguém faz uma pesquisa no Google. Assim, quando possíveis clientes procurarem por fotógrafos no Google, você aparecerá entre os quatro primeiros resultados.

Desse modo, haverá uma chance enorme da pessoa contratar seu serviço. Essa conversão pode ser ainda maior se seu atendimento e trabalho forem diferenciado. Fotos autênticas, bonitas e que saem do óbvio podem chamar mais atenção. Esse é um investimento mais caro, mas que converte muito e traz grande retorno.

 

2- Rede de display

A rede de display é outra ferramenta do Google Ads. São anúncios que aparecem em sites relacionados ao seu trabalho. Por exemplo, quando a pessoa vai casar, ela entra em vários sites de casamento, noivas, buffet e decoração. Nesses sites aparecem banners estratégicos que são impulsionados pelo Google.

Assim, com um anúncio do seu trabalho nesses sites, a chance de você chamar a atenção do cliente é gigantesca. No caso de banners que anunciam uma promoção, a chance de engajamento é ainda maior. Fora que essa ferramenta é muito mais barata, se comparada com a outra, e também traz um bom retorno.

YouTube

Outra ação de marketing digital é através de campanhas no YouTube. Se você possui um canal, é preciso impulsionar os vídeos. Seja através de streaming, antes dos vídeos iniciarem, ou por meio de galeria, quando a pessoa procura por trabalhos específicos.

O YouTube traz muitos negócios se você tiver um bom conteúdo apresentado, como o já citado making off. Combinado com um bom trabalho fotográfico, o resultado é uma fórmula de sucesso que traz um ótimo retorno para você.

Facebook e Instagram

 

1- Conquiste seguidores

Para estratégias de marketing digital nessas duas redes, será necessário uma mesma ferramenta: o Facebook Ads. Por isso você precisa estar no Face, já que ele também faz as campanhas do Instagram. No Facebook você pode abrir uma central de negócios e fazer os impulsionamentos.

O primeiro passo é fazer o impulsionamento da fanpage. Isso porque quanto mais seguidores você possuir, mais know-how você demonstra ter. Logo, mais seguidores atraem mais seguidores e, consequentemente, novos clientes.

No Instagram essa ferramenta ainda não existe, mas há maneiras de impulsionar visitas no perfil. Isso pode ser feito através de campanhas que estimulam pessoas a conhecer seu perfil. Assim, de 10 usuários que entram para conhecer seu trabalho, cerca de 3 passam a te seguir. Com um feed harmônico, cheio de fotos maravilhosas, a chance da pessoa te seguir também aumenta muito.

2- Impulsione os posts

Outro modo de chamar atenção do cliente é impulsionar os posts. Portanto, tudo que você postar deve ser impulsionado. Isso porque somente com impulsionamento você aparece para todo mundo que é seu seguidor. Além disso, essa é a forma de aparecer também para outras pessoas, possíveis seguidores.

Com interações apenas orgânicas, ou seja, não pagas, é possível ter apenas cerca de 3% ou 4% de engajamento. Esse é um número muito baixo, mas com uma boa estratégia de marketing digital seu engajamento sobe muito. Por isso, invista no impulsionamento.

 

3- Faça anúncios

Nas redes sociais a melhor forma de fazer conversão, é através de anúncios. Ou seja, aquelas campanhas que aparecem com um botão para você clicar e comprar o produto ou serviço. Mas como fazer isso?

Não é nenhum bicho de sete cabeças, basta fazer um banner que anuncie uma promoção. Ou, então, uma foto que mostre seu trabalho, junto a uma pequena descrição. É importante ter um botão que redirecione ao seu trabalho. Você ainda pode reaproveitar o vídeo do making off que foi para o YouTube. Mas não se esqueça de adaptar para a linguagem do Instagram e Facebook.

 

4- Pense em estratégias de Growth Hacking

Bom, caso você não tenha um capital capaz de suportar grandes investimentos, também existem estratégias de marketing digital mais acessíveis. Seriam as estratégias de growth hacking. Esse método utiliza brechas para acelerar o crescimento de uma empresa. Clique aqui para dar uma olhada em todas táticas que você pode usar no growth hacking.

Mas, para o caso de uma empresa de fotografia, quais seriam as melhores estratégias?

Sorteios

Quanto mais inteligente e criativo for seu sorteio, mais retorno você conseguirá. Um exemplo é sortear uma sessão de fotos para quem te seguir e marcar mais dois amigos. Assim, você faz as pessoas trabalharem organicamente divulgando seu trabalho e trazendo novos seguidores.

Promoções

Além disso, existem aquelas promoções que oferecem um valor mais em conta, caso o cliente compre junto de outra pessoa. Por exemplo, incentivar o cliente a convidar mais um amigo para juntos fecharem negócio e oferecer um desconto aos dois. Dessa forma, você consegue através de growth hacking, um alto engajamento.

Agora é só pôr em prática!

Com essas dicas, com certeza, você já tem um bom plano de marketing digital e já pode agir no mercado. Mas, sempre se lembre que em cada veículo de informação, você deve trabalhar a linguagem de forma diferente. Então, por exemplo, a mesma publicação que vai para o Instagram, não pode ir para o Facebook, faça publicações diferentes!

Para mais dicas ligadas ao marketing digital, se inscreva no nosso Canal do YouTube. Assim você tem o poder de assistir em primeira mão as novidades do Canal do Consultor.

E você tem uma dúvida específica que gostaria de vir parar na nossa coletânea de Dicas do Consultor? Então fale diretamente comigo, através do Instagram ou deixe um comentário aqui em baixo.

Espero ter ajudado não só os fotógrafos, mas todos que procuram por dicas de marketing digital. E se você ficou com alguma dúvida sobre esses temas, então assista ao meu vídeo onde falo sobre o assunto.