Growth Hacking: o que é? Como utilizar? Como implantar? Vantagens e benefícios.

Growth hacking, também conhecido como growth marketing, pode ser definido como “marketing orientado a experimentos”. É um método que utiliza recursos e estratégias de marketing digital para ajudar empresas a crescer rapidamente e, também, manter uma boa base de clientes, vender mais produtos e ganhar exposição.

O que é growth hacking?

Nesse contexto, o termo hacking não tem a ver com hackers de computador nem nada assim. Ninguém vai hackear suas contas de banco nem estragar seu computador, pode ficar tranquilo.

Em vez disso, pense mais no growth hacking como em life hacks, como quando utilizado para falar sobre algo simples que facilita a sua vida.

É um termo que, embora mais comumente utilizado para startups e pequenos negócios que não possuem muito dinheiro para gastar com marketing digital, também pode ser aplicado para empresas de qualquer tamanho, com tipo de receita.

Como implantar o growth hacking?

Como já estabelecemos, growth hacking é mais utilizado para empresas que precisam de um crescimento acelerado, em pouco tempo e que, muitas vezes, possuem um orçamento limitado.

Ele encontra formas pouco usuais, testando novos métodos e procurando sempre um boom de crescimento para a empresa.

Mas como isso pode ser feito? Não se preocupe, nós vamos explicar o passo a passo para que você possa implantar esse método na sua empresa.

Para esse primeiro passo, você deve analisar as necessidades e preferencias do seu público alvo, e usar esses dados para aperfeiçoar o seu produto.

É importante fazer esse passo para tornar o seu produto mais desejável no mercado e para que você tenha certeza que a sua oferta é a melhor possível antes de utilizá-la para o seu crescimento.

Também é essencial que você não tenha expectativas irreais sobre o que você pode conseguir com o growth hacking. É claro que este é um método de crescimento rápido, mas não espere conseguir um milhão de seguidores em dois dias.

Será bem melhor se você definir um objetivo realista do que é possível conseguir com esse método. Dessa forma, você poderá focar no tempo que você tem para atingir esse objetivo e quais serão os métodos testados para alcançá-lo.

O growth hacking é baseado na criatividade e experimentação.

Por isso, é essencial que você teste os métodos que funcionam e os que não funcionam para a sua empresa.

Você pode fazer testes simples e diretos ao ponto, dessa forma você pode focar em registrar os resultados dos testes e até mesmo combinar os métodos que mais trouxeram resultados de crescimento.

A análise do seu método é essencial para se manter dentro dos seus objetivos. Os dados encontrados após o período de testes podem ser usados para adaptar os seus métodos.

Dessa forma, você pode também ajustar desde o seu produto, para que ele seja mais atraente, até os seus objetivos finais.

Por último, mas não menos importante, é importante que você realmente faça os ajustes necessários para o funcionamento otimizado do seu growth hacking e para que a sua marca se torne cada vez mais competitiva.

É essencial que você aprenda com o que você observou durante os testes, pois isso diz muito sobre o seu produto e o que o público alvo procura.

Como a maioria das coisas, o sucesso só vem com um pouco de paciência e prática.

Exemplos de growth hacking

É claro que, agora, podemos dar alguns exemplos de ações tomadas por growth hackers, e você poderá ver por si só como esse método realmente funciona!

Sabe o esquema de “indique um amigo, e se ele fizer uma conta você ganha algo”? Então. Esse é um exemplo de uma ação de growth hacking, que foi muito utilizada pelo Dropbox.

Muitas pessoas acabaram fazendo propaganda do Dropbox para ganhar armazenamento, e agora ele é um dos maiores em seu ramo.

Além disso, também temos exemplos como no PicPay, que oferece dinheiro se um amigo que você recomendou fizer um pagamento pelo aplicativo, e o Uber, que também oferece descontos quando amigos fazem a primeira corrida.

Lá no início do Hotmail, a empresa colocou uma assinatura automática em todos os e-mails enviados pela plataforma, por todos os usuários, que falava que todos poderiam criar um e-mail de graça por lá, seguido de um link.

Em uma época em que muitos provedores de e-mail ainda eram pagos, isso chamou muitos novos clientes para essa plataforma de e-mail.

No início, o Facebook era uma rede social bastante exclusiva, sendo que apenas universitários poderiam criar uma conta. Depois que foi liberada a entrada de todos, foi preciso pensar em como manter o interesse em algo que não era mais exclusivo.

A sua primeira estratégia foi deixar que os usuários incluíssem wigdets e badges aos seus perfis.

Depois disso, passou a oferecer a possibilidade de se conectar ao e-mail para achar seus contatos. Hoje em dia, isso pode ser feito com o número de telefone também.

Ou seja, eles encontraram uma maneira de engajar seus usuários e manter as pessoas ativas na rede social. Deu certo, não é mesmo? O Facebook, atualmente, é a rede social mais utilizada no mundo.

Agora você já sabe o que exatamente é o growth hacking e como utilizá-lo em sua empresa. Curtiu as informações? Então não se esqueça de nos acompanhar aqui no blog, no Instagram e no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades.

Confira também nosso post sobre Call to Action e sobre o que é Target.

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
banner de um bom vendedor de sucesso
3 Perguntas que Todo Bom Vendedor Deve Saber Responder
Se você está envolvido...
capa_2008
O que é Key Visual? Como ter uma identidade única?
Aprenda tudo sobre o...
banner-parabola-da-vaquinha-canal-do-consultor
Parábola da Vaquinha
Esta parábola é a historia...
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
No mundo atual, as redes...

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Capa
Remarketing: A estratégia para impulsionar suas vendas online
Você já ouviu falar sobre...
Omnichannel, Multichannel e Crosschannel
Qual a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel?
Apesar de parecer a mesma...
cross channel
O que é Cross Channel? Descubra como usar essa estratégia
O Cross Channel é uma...

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
Entender o comportamento...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...
imagem_2022-09-02_145559012
Como preparar sua empresa para trabalhar com Business Intelligence (BI)
[et_pb_section fb_built=”1″...

Ecommerce

Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Você já deve saber que...
Venda online conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Venda online: conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Você quer vender pela...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Black Hat SEO
A verdade nua e crua sobre Black Hat SEO
Black Hat SEO pode parecer...
tráfego na web
Tráfego na Web: Entenda o que é e como aplicar no seu site
Saber como dar um up...
dicas de seo
10 Dicas de SEO para Utilizar no seu Site
[et_pb_section fb_built=”1″...

Rota Digital

Pesquisa Competitiva em SEO: Estratégias de Palavras-Chave e Backlinks
Pesquisa Competitiva em SEO: Estratégias de Palavras-Chave e Backlinks
A análise competitiva...
10 Elementos Essenciais de SEO Para Melhorar Seu Ranqueamento
10 Elementos Essenciais de SEO Para Melhorar Seu Ranqueamento
A otimização de sites...
Meta Description: Como Criar uma Descrição Completa e Atrativa
Meta Description: Como Criar uma Descrição Completa e Atrativa
Uma estratégia eficaz...
Como Softwares Reduzem Desperdícios e Custos Operacionais
Como Softwares Reduzem Desperdícios e Custos Operacionais
Na busca por otimização,...
Transforme sua Logística com Indicadores de Desempenh
Transforme sua Logística com Indicadores de Desempenho
Os indicadores de desempenho...
Estratégias Eficazes para Prevenção de Perdas na Logística
Estratégias Eficazes para Prevenção de Perdas na Logística
A prevenção de perdas...

Confira outros posts

Como Superar os Desafios dos Atrasos nas Entregas
Como Superar os Desafios dos Atrasos nas Entregas
O recebimento da mercadoria...
começar no dropshipping
Como Começar no Dropshipping do Zero em 2024
O dropshipping é uma...
Inbound marketing no setor imobiliário: atração e fidelização com conteúdo relevante
Inbound marketing no setor imobiliário: atração e fidelização com conteúdo relevante
Saiba mais da estratégia...
3 estratégias de marketing para melhorar os resultados de um pet shop
3 estratégias de marketing para melhorar os resultados de um pet shop
Saiba como cupons de...
Principais fatores que moldam o comportamento do consumidor
Principais fatores que moldam o comportamento do consumidor
Entender as influências...
Sustentabilidade nos negócios, conceito
Sustentabilidade nos Negócios para um Futuro Melhor
Em pleno 2024, você ainda...