Como uma política de desconto pode ajudar seu e-commerce?

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Você sabia que o e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo? Com a quarentena e o isolamento social causados pela pandemia de Covid-19, esse crescimento foi ainda mais acelerado. Afinal, como as lojas físicas sofrem com o fechamento do comércio, muitas companhias passaram a vender pela internet.

Com isso, a concorrência aumentou bastante para quem já estava online e para os recém-chegados. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões só em abril de 2020. Esse número representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entretanto, para se destacar neste cenário e conquistar clientes, é preciso investir em algumas estratégias. Oferecer descontos é uma das táticas mais eficazes no comércio eletrônico e pode converter muitas vendas. Afinal, quem não gosta de um desconto, não é mesmo?

Mas como você pode oferecer desconto sem comprometer o orçamento da loja? É isso que você vai descobrir no texto de hoje. Continue a leitura e aprenda como criar uma política de descontos ideal para atrair e fidelizar seus clientes!

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O que é a política de desconto?

Com certeza, você já sabe que a determinação do preço de um produto costuma ser um processo complexo, envolvendo diferentes fatores. Por isso, as empresas costumam criar uma “política de preço”, com estratégias para auxiliar na decisão desse valor.

A política de desconto, por outro lado, cumpre esse mesmo papel, mas em relação à definição das ofertas do negócio. Ou seja, o desconto deve ser definido após a decisão do preço. 

Desse modo, além de determinar “novos preços”, a política de desconto também define outras estratégias relacionadas ao posicionamento e divulgação.

Isso porque não basta abaixar o preço. Também é preciso alinhar o posicionamento da empresa. Além disso, definir estratégias sobre como os descontos serão comunicados aos consumidores também é muito importante.

Afinal, uma redução de preços repentina e sem planejamento pode ser vista de forma negativa pelos clientes. Isso significa que eles podem perceber a queda do preço como um reflexo do verdadeiro valor do produto. E, certamente, essa visão não é positiva para a empresa, não é mesmo? 

É por isso que o planejamento é uma parte essencial para criar uma boa política de descontos. Mas como fazer isso? Descubra no próximo tópico!

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Como elaborar uma boa política de desconto para e-commerce?

Antes de tudo, você deve fazer as contas. O objetivo desse primeiro momento é se certificar de que é possível fazer a oferta sem prejudicar o negócio. Afinal, se você usar muitos descontos ou até mesmo o tipo errado de redução, isso pode abalar seus lucros.

Portanto, para garantir que seus descontos e promoções tragam vantagens para sua empresa, é preciso criar um bom planejamento e estabelecer os objetivos firmes.

Outro aspecto importante é compreender e usar as métricas certas para o seu e-commerce. Dessa forma, você pode acompanhar e medir a eficácia da sua estratégia de descontos. 

Na hora de implementar sua política, o mais indicado é que você estipule um valor máximo e verifique se o estoque disponível é suficiente para suprir a demanda. 

Ou seja, você deve definir uma quantia limite de desconto para cada categoria ou produto que seu e-commerce oferece. Você ainda pode trabalhar com diferentes percentuais de abatimento ao longo do ano, oferecendo benefícios de acordo com a ocasião. 

Agora que você já sabe os pontos principais da política de desconto, como você pode colocá-la em prática? Confira a seguir:

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Desconto na primeira compra

A política de desconto na primeira compra é uma estratégia muito comum. 

Quase todos os e-commerce adotam essa tática, o que significa que ela não é um grande diferencial. Entretanto, ela é extremamente importante!

Isso porque sua ausência pode fazer com que o consumidor dê preferência ao concorrente. Então, não deixe de colocar esse método em prática.

Sem dúvidas, uma ótima opção é oferecer uma “troca”. Ou seja, você libera o cupom de desconto apenas se o cliente se cadastrar ou assinar a newsletter do e-commerce. 

Assim, você consegue ter acesso a informações muito úteis para o desenvolvimento de novos produtos, ofertas e comunicação.

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Descontos sazonais e datas comemorativas

Datas especiais, feriados e períodos sazonais são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Isso porque, nessas épocas, mais pessoas buscam presentear os familiares e amigos, ou simplesmente aproveitam as promoções para comprar algo que desejavam há muito tempo.

No Brasil, as datas que mais ganham os consumidores são o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e a famosa Black Friday. Além disso, o Dia das Crianças e o Dia dos Namorados também não ficam muito atrás.

Essas são as épocas em que a procura de presentes mais cresce, então planeje seu desconto para quando esses dias chegarem!

Para e-commerce com públicos mais específicos, outras datas comemorativas também podem trazer ótimas oportunidades. São muitas opções: Dia da Mulher, Dia do Rock, Dia do Orgulho Nerd, Dia do Leitor, Dia dos Animais… Veja qual mais se enquadra na sua loja virtual e marque no seu calendário!

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Descontos progressivos

Nessa estratégia, o desconto cresce conforme aumenta o valor da compra ou o número de produtos colocados no carrinho. A lógica é a mesma do desconto por volume, usado em atacadões. 

Por exemplo, em um e-commerce que vende roupas, você pode oferecer 10% de desconto em uma peça. Assim, você aumenta para 20% em duas peças, 30% em três peças e assim sucessivamente.

Essa estratégia traz vantagens tanto para o consumidor quanto para o e-commerce, já que o cliente paga menos por mais produtos, enquanto a loja aumenta o ticket médio e quantidade de peças por venda.

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Descontos para clientes fiéis

Sem dúvidas, agradar novos consumidores é ótimo e traz resultados, mas um dos maiores erros que os lojistas podem cometer é tentar atrair apenas novos clientes. Afinal, a fidelização é essencial para qualquer e-commerce!

Por isso, não se esqueça dos seus clientes fiéis, que já compraram na sua loja e podem voltar a comprar. Afinal, clientes satisfeitos não apenas fazem mais aquisições, mas também podem ajudar a divulgar organicamente sua loja. 

Essa divulgação acontece quando indicamos um determinado serviço ou produto para nossos amigos. Quando clientes aprovam a sua marca, eles fazem isso sem receber nada em troca, o que significa que você não precisa gastar nada a mais. 

Para conseguir isso, você só precisa manter uma boa qualidade e um bom serviço.

Uma ótima forma de oferecer descontos e manter a fidelização é enviar um cupom de desconto junto do produto comprado. Assim, você estimula o cliente a realizar uma nova compra no futuro. 

Outra ideia é enviar ofertas especiais por e-mail, para que o cliente tenha a sensação de exclusividade.

Além disso, também existem estratégias para atrair clientes que não fazem compras há tempos. Uma delas é enviar o desconto como um “mimo” para que retornem à loja, junto a uma mensagem amigável.

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Conclusão

Não há melhor momento para investir no seu e-commerce do que agora. Afinal, em muitas cidades essa é a única maneira que os consumidores conseguem encontrar o que precisam. 

E, para aumentar os seus lucros, é essencial que você planeje uma boa política de descontos, que seja eficiente e realmente traga resultados. Para se assegurar disso, mantenha um bom acompanhamento e confira sempre os resultados da sua estratégia.

Agora, você já está pronto para elaborar sua política de descontos e aumentar ainda mais o sucesso do seu e-commerce! 

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Até a próxima!

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