Você ainda não conhece as melhores dicas de SEO para estar sempre no topo dos resultados das ferramentas de busca? Então esse é o post perfeito para você!
Afinal, estar no topo não é uma missão fácil, não é mesmo? É preciso estar sempre atualizado nas novas tendências, possuir recursos e, principalmente, muito tempo disponível. Mas, com as nossas dicas, tudo fica muito mais fácil!
Caso você ainda esteja meio confuso com o que é o SEO, você pode conferir o nosso último post antes de ler esse aqui.
Agora…
Estão prontos para as nossas dicas de SEO?
Então vamos lá!
A primeira das dicas de SEO que daremos é que, antes de colocar a mão na massa, é muito importante que você entenda como o seu público-alvo pesquisa pelo seu negócio. Ou seja, quais são as palavras-chave que eles mais procuram.
Tente elaborar uma lista de palavras-chave que se relacionam ao seu produto e que você pode utilizar para te colocar no mapa. Afinal, não adianta nada o seu negócio aparecer em uma pesquisa que não tem nada a ver com o que você está oferecendo, certo?
Depois de fazer esse exercício de estudo, você já deve ter uma ideia de quais são os termos mais procurados e quais têm mais sucesso com o SEO.
Mas calma lá! Não é qualquer palavra-chave que você deve utilizar.
Diferente do que você pode pensar, o ideal não é utilizar os termos com maior quantidade de buscas, nem mesmo aqueles com menor dificuldade de rankeamento. Você deve utilizar termos que te deem uma verdadeira chance de melhorar o seu posicionamento.
Essa é a uma das dicas de SEO mais importantes que você deve seguir! Afinal, se o seu conteúdo não for relevante para seu público-alvo, ele não voltará a entrar no seu site.
Os conteúdos que recebem o melhor posicionamento são aqueles que possuem um texto interessante, bem escrito, e que sabem utilizar imagens, vídeos e infográficos para complementá-lo.
As URLs são os endereços das páginas da internet. Elas são extremamente importantes para o consumidor, e podem ser cruciais para que eles decidam se vão ou não clicar no seu site.
Dessa forma, para que seu site consiga um bom posicionamento e chame a atenção, você deve garantir que a sua URL seja amigável, ou seja, curta e de fácil compreensão.
As metas descrições são as pequenas descrições que aparecem debaixo do título do seu artigo e da URL. Eles explicam um pouco sobre o assunto que a página aborda.
Quando o usuário realiza a busca pela sua palavra-chave escolhida, esse é o primeiro contato de fato que ele tem com o seu site. Ao ler essa descrição, ele decide definitivamente se vai ou não clicar no seu artigo.
Por isso, é importante que ela contenha a palavra-chave e uma descrição simples e eficaz do conteúdo. Essa é a sua chance de impactar o consumidor desde o primeiro contato.
Quando você estiver escrevendo o seu artigo, é importante que a palavra-chave escolhida apareça diversas vezes no artigo.
Isso deve ser feito, porque os rastreadores das ferramentas de busca devem “ler” o seu artigo para que saibam quão otimizada está a sua página. Idealmente, a palavra-chave deve aparecer em uma densidade de 3% a 5%.
Fazendo isso, o seu conteúdo vai poder aparecer nos resultados de busca.
Os subtítulos também são essenciais para a otimização de SEO do seu artigo. Dessa forma, você pode dividir o texto por tópicos e subtópicos, separando todos os assuntos que você deseja abordar dentro de uma palavra-chave.
Isso torna a leitura mais fácil e dinâmica, além de fazer com que as ferramentas de busca encontrem seu conteúdo a partir da organização.
Basicamente, após definir os tópicos que vc deseja abordar, você deve separá-los em cabeçalhos (headings), com títulos e subtítulos diferenciados.
Um bom artigo deve sempre mesclar texto com imagens para facilitar a compreensão e fluir melhor. Assim, ao utilizar imagens, você também deve otimizá-las para o SEO.
Como fazer isso? É bastante simples. Já que os mecanismos de busca ainda não conseguem identificar imagens, basta você criar uma descrição da imagem, utilizando a sua palavra-chave.
Essa descrição deve ir no ALT Text, ou texto alternativo, que funciona como uma legenda que garante que a imagem seja encontrada em buscas.
Utilizar links internos e externos é uma maneira simples, porém essencial, para melhorar a sua estratégia de SEO. As ferramentas de busca valorizam muito as páginas que contêm links internos e externos, que ligam um conteúdo a outro.
Os links externos dão mais credibilidade ao seu texto, enquanto os internos ajudam, e muito, que o internauta navegue no seu site. Você pode linkar artigos relevantes, que complementem o seu, assim como links de artigos antigos que você escreveu.
Assim, é sempre importante que você revise e edite suas postagens antigas, para incluir esses links atualizados e conferir se os antigos estão funcionando.
Se o seu site não for funcional e atraente para os consumidores, você pode seguir todas as nossas dicas de SEO e mesmo assim não conseguir alcançar os resultados que você deseja.
Por isso, procure ter certeza que seu site é ágil e altamente responsivo, além de ter um visual agradável.
É claro que a utilização do SEO não é a coisa mais simples do mundo.
Parte da dificuldade é que precisamos sempre acompanhar as tendências e mudanças dessa importante ferramenta, pois o mundo online está sempre mudando. Algo que funciona hoje em dia, pode não funcionar amanhã, e vice-versa.
Entretanto, entender o SEO e como utilizá-lo faz toda a diferença para o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca. Por isso, as nossas 10 dicas de SEO, baseadas em seus princípios fundamentais, são ótimas para começar a compreender – e utilizar – essa tecnologia!
Esperamos que você tenha curtido. Se tiver dúvidas disponibilizamos um vídeo abaixo para lhe ajudar, mas caso precise de outras dicas para compartilhar, deixe um comentário!
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