Venda online: conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce

Você quer vender pela internet através de um site próprio, mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo que neste artigo eu vou explicar quais são os 3 principais tipos de plataforma para e-commerce do mercado – e dizer quais delas eu mais recomendo.

Afinal, atualmente não existe mercado melhor para investir do que o e-commerce, que de alguns anos para cá teve um grande aumento impulsionado pelo período de isolamento.

Só para você ter uma ideia, o e-commerce na América Latina apresentou um rendimento de 139 bilhões de dólares em 2021. Porém, as projeções indicam que esse número pode chegar a 4,9 trilhões até o ano de 2025.

Por isso, você precisa dar o primeiro passo. Continue lendo e descubra qual a melhor plataforma para o seu negócio. Não fique para trás no mundo do e-commerce!

Os 3 tipos de plataforma para e-commerce

Nos mais de 15 anos em que eu trabalho com marketing digital, já tive experiência com as mais diversas plataformas para e-commerce que surgem no mercado ano após ano.

Assim, esse conhecimento prático me deu a base para separar as plataformas mais relevantes em três grupos: as plataformas locadas, as CMS – Open Source e as de grande performance.

A seguir, descubra o que caracteriza cada um desses tipos e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das plataformas que os compõem.

1 – Plataformas locadas

As plataformas locadas são muito utilizadas como porta de entrada para pequenas empresas e empresários que estão começando a se aventurar nas vendas online.

Isso porque você encontra nelas os mais diversos planos, desde os mais acessíveis e com funcionalidades gratuitas, até os que possuem suporte mais completo e mensalidades mais altas.

Atualmente, as plataformas locadas são o tipo mais comum e variado do mercado digital. Como exemplos, eu separei as 4 plataformas para me aprofundar que considero mais importantes:

Fastcommerce

Para começar, uma das plataformas mais antigas e que ainda se mantém no mercado é a Fastcommerce. Eles se autointitulam a primeira plataforma de e-commerce do Brasil e ainda prestam bons serviços.

Porém, é natural que outras plataformas, que se lançaram posteriormente a Fastcommerce no mercado digital, possuam uma maior sintonia com os recursos mais novos e melhores ferramentas de personalização do site.

Nuvem Shop

Depois, a gente pode dar um destaque especial para a Nuvem Shop, que é líder nesse segmento para pequenas e médias empresas e conta com mais de 100 mil lojas ativas em sua plataforma.

As várias opções para customização, estabilidade e otimização para dispositivos móveis são as grandes vantagens dessa plataforma. Entretanto, a principal desvantagem nos serviços da Nuvem Shop é o suporte limitado.

O atendimento é feito apenas por e-mail e não é tão bom nos planos mais simples.

Tray Commerce

A Tray é uma plataforma que já está no mercado há cerca de 18 anos e tem uma ótima reputação.

Uma das principais vantagens que ela oferece é a integração nativa com marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e várias outras. Além disso, seu layout acessível permite fazer campanhas promocionais com facilidade.

Porém, alguns dos problemas que você pode enfrentar com a Tray são a hospedagem, sendo necessário contratar uma hospedagem externa e pagar pelo certificado SSL, fora a falta de um período grátis de teste para a plataforma.

Loja Integrada

A Loja Integrada é a escolha ideal para quem quer começar no mundo do e-commerce com simplicidade e uma interface fácil de usar. Com certeza, é uma das que eu mais recomendo atualmente.

O plano inicial é gratuito, sem mensalidades ou taxas, e permite o cadastro de até 50 produtos e 5 mil visitas ao mês.

Fora isso, a Loja Integrada tem a própria seleção de aplicativos para integração com ferramentas de atendimento, pagamento, frete, gestão, vendas, etc.

Como ponto negativo, ela não oferece suporte telefônico.

2 – Plataformas Open Source – CMS

De modo geral, as plataformas Open Source são as que eu mais recomendo para abrir um e-commerce.

Elas recebem uma atenção especial dos profissionais da área de marketing digital por oferecerem flexibilidade e customização para atender uma maior diversidade de negócios. Por isso, as plataformas Open Source são ideais para lojas com perspectiva de expansão e um maior volume de acessos e compras.

Conheça algumas dessas plataformas abaixo:

Magento

O Magento leva grande vantagem sobre as demais plataformas quando falamos sobre flexibilidade. Ele é incrivelmente escalável, o que o torna perfeito para grandes lojas online.

Além disso, ele tem uma riqueza de funcionalidades e temas, alta segurança e suas categorias foram pensadas para colocar técnicas de SEO em prática.

A única desvantagem dessa plataforma é que, para usar todo o seu potencial, você vai precisar de conhecimentos em programação. Dessa forma, apesar de gratuita, é uma plataforma que requer um bom time de desenvolvedores.

PrestaShop

A PrestaShop tem diversas vantagens, entregando uma grande quantidade de funções, como um sistema avançado de gerenciamento de produtos, múltiplas opções de pagamento, controle de taxas e muito mais.

Também é uma plataforma que oferece seu próprio sistema Analytics, te ajudando a compreender o comportamento dos seus clientes e o que eles buscam no seu e-commerce.

Porém, o grande número de funcionalidades também podem ser um problema, sendo necessário dedicar tempo para descobrir o melhor que a PrestaShop pode oferecer ao seu negócio.

OpenCart

Ao contrário do PrestaShop e do Magento, o OpenCart é reconhecido por ser fácil de usar e simplificar a criação de sites.

O painel de controle intuitivo e o seu visual moderno ajudam empresários que buscam por um e-commerce de tipo CMS, mas que já haviam trabalhado com uma loja virtual antes.

Entretanto, o OpenCart possui desvantagens como: a limitação de funções integradas e a grande quantidade de temas datados e desatualizados.

osCommerce

A primeira coisa que você percebe na osCommerce é que a sua interface inicial parece não ter tido atualizações na última década.

Porém, não se preocupe. Ela é, sim, uma boa plataforma para criar sites com facilidade, com muitas extensões e temas grátis para personalização.

Dito isso, ela não é a melhor opção para lojas que buscam alcançar um grande porte. Quanto maior o número de produtos que você tem, menos a hospedagem da osCommerce dá conta.

WooCommerce

Por fim, eu deixei o WooCommerce por último porque ele é um pouco diferente dos outros exemplos que eu dei de plataformas CMS.

Na verdade, o WooCommerce funciona como um plugin para a maior plataforma CMS do mundo, WordPress.

O WooCommerce faz um trabalho fantástico em adicionar um sistema de e-commerce na plataforma, e se beneficia da estabilidade e recursos da WordPress no processo.

Todavia, seu maior problema é que, caso você queira escalar a sua plataforma e fazê-la crescer, serão necessárias várias extensões e pacotes extras.

3 – Plataformas de grande performance

Agora se a sua empresa já é de grande porte ou tem previsão de vender um bom volume de mercadorias em um curto período de tempo, existem ferramentas completas e que exigem maior investimento.

Este terceiro tipo eu costumo separar como plataforma de grande performance.

Como eu fiz até aqui, vou direto para os exemplos e você vai entender quais tipos de plataforma para e-commerce estão agrupadas nessa terceira categoria:

VTEX

A VTEX é a plataforma de comércio digital escolhida por empresas como Coca-Cola, C&A, Walmart e muitas outras. É um sistema robusto e com planos básicos que começam em 2750 dólares ao mês. Salgado, né?

É um sistema que permite oferecer serviços completos ao cliente ao mesmo tempo que integra marketplaces e soluções de omnichannel. Por isso, é uma solução para grandes empresas que buscam uma boa reputação no mercado.

Tray Corp

Este segundo exemplo vai deixar mais claro o que esses sistemas de grande performance têm em comum: as soluções voltadas para uma abordagem comercial omnichannel e a integração de marketplaces.

Sendo assim, essas plataformas mais completas são capazes de integrar de maneira eficiente essa presença no “mundo real” com o e-commerce.

Dentre as marcas que são clientes da Tray Corp estão a Stanley, que fez a última moda com seus copos térmicos, e a rede de roupas Approve.

JETCommerce

O terceiro exemplo que eu posso dar de plataforma de grande performance é a JETCommerce. Essa plataforma tem três focos principais: moda, farmácia e petshop.

Um diferencial que eles costumam evidenciar bastante é o foco na boa experiência de pagamento e checkout, gerando menos carrinhos abandonados e compras mais rápidas.

Porém, mesmo com mais de 15 mil clientes, eles não divulgam os valores dos seus planos. Seguindo a linha das outras plataformas dessa categoria, também devem ser mensalidades na casa dos milhares de reais.

Shopify Plus

Já a Shopify é uma plataforma de e-commerce de iniciativa global, atendendo lojas virtuais em mais de 175 países. Essa variedade de lojas atendidas também significa uma grande variedade de empresas atendidas, inclusive as grandes empresas e multinacionais.

Diferente da modalidade Lite, que eu citei como exemplo de plataforma locada, o Shopify Plus é destinado apenas para empresas com receita superior a 1 milhão de dólares.

9 pontos que devem ser levados em consideração ao escolher um e-commerce

Bom, agora que já tratamos individualmente de cada uma das principais plataformas do mercado, vou trazer algumas das considerações gerais que você deve fazer para escolher qual o melhor e-commerce para o seu negócio.

1 – Facilidade de uso

O conceito de facilidade de uso é algo que vem em conjunto com a adaptabilidade do seu negócio com a plataforma.

Ou seja, quanto melhor você consegue entender com as ferramentas disponíveis, a sua interface e funcionamento, melhor será o seu aproveitamento.

2 – Custo-benefício

Os planos da plataforma cabem no seu orçamento? Lembre-se que você também precisa investir em divulgação, em uma equipe, nos seus produtos e serviços, etc.

Se a mensalidade da plataforma consome praticamente todo o seu dinheiro, o seu próprio negócio fica inviável. Por isso, considere isso antes de abrir o seu e-commerce porque mudar de plataforma não é tão fácil quanto parece.

3 – Recursos de gestão logística

Algo que eu sempre falo na hora do planejamento de um e-commerce é a importância da logística.

Mais do que marketing, a decisão de compra do consumidor está cada vez mais ligada ao fulfillment, que inclui a rapidez, organização e rastreabilidade de todo o processo logístico pós-compra.

4 – Opções de layout e personalização

Para se destacar no mercado, você precisa se destacar e se diferenciar perante a concorrência.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é com um site personalizado, tanto no layout da homepage quanto nas categorias, na página de cada produto, no check out, etc.

5 – Performance do sistema

Cada vez mais as pessoas estão sem paciência para sistemas mais lentos. Afinal, está cada vez mais simples navegar pelo celular e procurar outro e-commerce quando um demora para carregar.

Por isso, leve a performance do sistema em consideração. Caso contrário, com apenas dois cliques, sua loja fica para trás.

6 – Opções de meios de pagamento

A variedade de opções de pagamento na hora do check out dos produtos é essencial.

Cada vez mais, os usuários confiam nas plataformas como PagSeguro ou MercadoPago – que são certificadas e flexíveis –, preterindo as lojas com métodos de pagamento próprios.

7 – Segurança

Infelizmente, os golpes na internet podem acontecer com qualquer um. Por isso, é preciso escolher a plataforma que oferece não só as melhores estratégias de segurança como também o melhor serviço de suporte, tanto a você quanto a seus clientes, em caso de invasão por hackers.

8 – Suporte ao lojista

E, falando em suporte, esse é um ponto chave para aproveitar todo o potencial de uma plataforma de e-commerce.

Antes de contratá-la, avalie com o suporte é feito, quais os prazos de atendimento, como eles introduzem novas funcionalidades para os lojistas, etc.

9 – Integração com plataformas

Esse é o fator mais importante caso você também trabalhe com marketplaces. Assim, sistemas com integração permitem que você importe produtos sem precisar cadastrá-los novamente, um por um.

Além disso, outras integrações importantes que a plataforma precisa oferecer são as com ERPs, e-mail marketing e outras tecnologias de automação.

Nesse sentido, é importante avaliar quais desses serviços que podem ser integrados à plataforma cabem no seu orçamento.

Conclusão

Espero que este conteúdo tenha sido o guia completo sobre os tipos de plataforma para e-commerce que faltava para você começar a vender online.

Caso você queira saber mais dicas e estratégias para vender mais e impulsionar o seu negócio, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e se precisar esclarecer qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários ou me manda uma mensagem através do meu Instagram.

Até a próxima!

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