Ter um bom fulfillment é uma das práticas logísticas que podem impulsionar as suas vendas na internet e dar os resultados que você espera do seu e-commerce.
À primeira vista, você pode até estranhar o nome, mas saiba que você está sempre lidando com o fulfillment, seja como vendedor ou como consumidor.
Esse termo vem de “order fulfillment”, termo da língua inglesa que, se traduzido ao pé da letra, seria “cumprimento do pedido”.
Nesse sentido, fulfillment é o processo que compreende todas as ações integradas realizadas ao longo do envio de um produto, especialmente as que envolvem o atendimento e satisfação do cliente.
Por isso, para que você consiga fidelizar o seu público alvo e comece a vender mais, o fulfillment é um dos principais aspectos do seu negócio que você precisa se atentar.
Continue aqui comigo que eu vou te explicar tudo que você pode fazer para otimizar seu fulfillment e realizar o cumprimento do pedido dos seus clientes com excelência.
O que é fulfillment?
A princípio, o fulfillment engloba todos os processos envolvidos entre o momento do pagamento do cliente até a última etapa de entrega do pedido.
Dessa forma, é uma operação logística essencial para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes acaba sendo colocada em segundo plano pela gerência das lojas.
Por sua vez, a consequência natural de tratar o fulfillment com pouca importância e tentar economizar demais nesses processos é gerar uma insatisfação generalizada dos consumidores pelo seu serviço e a sua marca.
Estoque
No período de armazenamento dos produtos, é importante manter a quantidade de produtos sempre atualizada e posicionada em localizações estratégicas. Dessa maneira, há um melhor controle do estoque, de sua seleção e reposição.
Separação (Picking)
A separação do pedido é feita a partir da aprovação do pagamento.
Nesse momento, a eficiência da organização do estoque dos processos internos fica evidente. Se você consegue separar o produto de forma ágil, é porque a loja possui uma boa organização.
Empacotamento (Packing)
Empacotar o produto de maneira correta é essencial para evitar prejuízos e garantir a sua integridade durante as etapas posteriores.
Além disso, a embalagem também impacta a percepção do cliente. Quanto mais segura, melhor é a reputação da marca e menores são os custos extras, como o de logística reversa e troca de produto.
Transporte
Para um bom fulfillment, é imprescindível que a entrega do produto cumpra os prazos estabelecidos. Além disso, soluções tecnológicas durante a entrega, como a disponibilização de rastreamento em tempo real, são muito bem-vindas.
Pós-entrega
Algumas das medidas para assegurar ao seu cliente que você está comprometido um bom fulfillment da venda é através de pesquisas de satisfação e oferecimento de suporte ao consumidor.
As etapas do fulfillment no e-commerce
As etapas do processo de fulfillment podem variar bastante. Isso porque dependem de diversos fatores, como o tamanho da empresa, do tipo de sistemas e estratégias, ou se houve a escolha pela terceirização do serviço.
Porém, existem algumas etapas gerais, que qualquer empresa deve considerar para a sua logística. São elas:
A importância de ter uma boa “order fulfillment”
A importância de ter um bom fulfillment é clara quando você se coloca na posição de consumidor.
Afinal, acredito que você, assim como eu, também fica ansioso para o dia da entrega de um pedido ou fica bravo quando o produto chega danificado.
Em outras palavras, o fulfillment é basicamente a experiência que o cliente terá com a sua loja.
Por isso, desde o atendimento, passando pelo processamento do pedido e separação do estoque, até a entrega: tudo é essencial para a boa experiência do cliente.
Nesse sentido, o preço não é mais o principal fator na hora de fidelizar clientes. Um bom fulfillment, que supera expectativas, é o diferencial para o sucesso do seu negócio.
Otimizando o fulfillment no e-commerce
Antes de tudo, nós precisamos reconhecer a complexidade de tudo o que envolve um bom fulfillment.
Apesar de englobar tarefas de rotina para empresas que trabalham com e-commerce, cada processo logístico precisa de sua capacitação e cuidado.
Por isso, os custos de realizar esses serviços por conta própria costumam ser altos, especialmente para empresas de médio porte.
Nesses casos, a estocagem, o manuseio e a expedição de produtos são atividades que, além de consumir o tempo da empresa, podem pegar uma fatia considerável dos rendimentos.
Dessa forma, a principal medida para cortar gastos, sem prejudicar a eficiência do fulfillment, tem sido a terceirização.
Parceiros e serviços: a tendência da terceirização
Recentemente, a terceirização dos serviços tem sido a aposta para a otimização do fulfillment.
Logo, existem diversas empresas conhecidas por realizar esses processos que se tornam parceiros de fulfillment.
Alguns dos exemplos mais famosos no país são a Amazon (FBA – Fulfillment by Amazon), o Mercado Livre (Mercado Envios Full) e a B2W (B2W Fulfillment).
Também são algumas das parceiras mais vantajosas. Afinal, grandes empresas como essas têm operações logísticas bem estruturadas, que garantem a eficiência da operação.
Conclusão
Com tudo o que eu falei até aqui, deu para perceber que a relação entre um fulfillment eficiente e o sucesso de um negócio é diretamente proporcional.
Portanto, há cada vez menos espaço para o e-commerce que não está focado em um bom fulfillment.
Por isso, se você quer melhorar sua performance de vendas, esse é o principal ponto de melhoria.
Entretanto, se você também quiser saber como melhorar o seu negócio em vários outros aspectos, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.
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Até a próxima!