A palavra KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator. A tradução dessa expressão é: Indicador Chave de Performance.
KPI = Indicador de Performance
Como todo indicador ele é uma forma de medir ações ou um conjunto de objetivos propostos pela organização. Ou seja, é uma maneira de saber se tudo o que fora planejado ainda está dentro do escopo inicial.
Em todas funções corporativas, existem milhares de indicadores que podem ser medidos, o que é muito importante em momentos de crise, como o que estamos passando atualmente. Uma vez que o fluxo de informação é imenso e constante, acompanhar os números ajuda a melhorar performance profissional, reduzir custo e, principalmente, evitar surpresas desagradáveis.
Para isso, é importante saber escolher quais são os indicadores que devem ser medidos, e como buscar essas informações.
É importante saber que o KPI pode ser um número inteiro ou um percentual. Por exemplo, se você quer medir a meta estabelecida pela empresa, você terá percentuais (70%, 90% e acima de 100%). Mas, se for medir ações diárias, o número pode ser somado como pontos definidos pelo grau de dificuldade, como:
- Ligar para clientes e fazer pós vendas como valor 1 e reverter insatisfações como valor 2;
- Vender um novo produto 3;
- Fazer Pós-vendas e assim por diante
Todas essas ações podem ser somadas ao final do dia, e acumuladas durante o período predefinido pela empresa (semanal, quinzenal, mensal e até trimestral).
Fizemos um vídeo sobre esse tema e com o intuito de explicar melhor sobre essa ferramenta de mensuração de resultados. Veja-o abaixo!
Você também pode conferir nossos outros textos:
Importância do Uso de Metáforas e Parábolas na nossa Comunicação
Neuromarketing: o que é e como utilizar?
E nos acompanhar no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!
Bom dia.
Gostaria de saber por que os KPI’s não podem ser criados de forma isolada? E por que eles conduzem a ações positivas?
Aguardo resposta.