A importância do uso de Metáforas e Parábolas na nossa comunicação

A importância do uso de Metáforas e Parábolas na nossa comunicação

Porque usar metáforas e parábolas em uma comunicação?

O princípio básico da comunicação é que o emissor (quem vai se comunicar) envie o sua mensagem (o objeto da comunicação) de forma clara para o receptor (quem irá receber a informação), e este a receba sem ruídos ou com perda de informação.

Ou seja, quem se propor a falar tem de ser claro, informativo e didático para que quem for ouvir receba a mensagem de forma que entenda a mesma em sua plenitude. E é aí que está a importância das metáforas e parábolas, como falaremos adiante.

Parece fácil?

Mas não é! O maior problema do ser humano é se comunicar, pois boa parte das confusões e perda de desempenho é porque as partes envolvidas no processo de comunicação (emissor e receptor) não se alinham de forma sinérgica, ou seja, não se entendem por completo.

Certa vez, em um treinamento corporativo, ouvi do trainer que ensinar algo para alguém não significa que quem está por aprender, aprende. Ficou confuso? Simplifico! O que ele quer dizer é que nem sempre o conteúdo disponibilizado é aderente ao ouvido de quem está por receber essa informação. Ou seja, a linguagem, os exemplos e a dinâmica não está atrativo e didático para quem precisa aprender.

Por isso a principal dificuldade de profissional de treinamento é se comunicar. Pois buscar conhecimento do que irá ensinar, muitas vezes, é mais fácil do que repassar isso para outras pessoas. Nas empresas, existem profissionais excelentes executores e autoridades nos seus ramos. Mas que não sabem multiplicar e compartilhar esse conhecimento para crescimento de outros. Com isso a empresa acaba gerando uma dependência e prejudicando o crescimento da mesma.

Isso ocorre também nas relações comerciais, pois se quem está disposto a vender não souber apresentar o produto de forma clara e atraente para o cliente, onde o mesmo consiga entender e se interessar pela compra, a chance de perder a venda é enorme.

Portanto, para ajudar na comunicação entre pessoas, fiz essa matéria para mostrar algumas ferramentas bastante poderosas, sendo elas:

O que são Metáforas?

Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.

Do latim, Metáfora significa algo (meta) sem sentido (phora) e é traduzida como transposição. No caso, transposição de sentido. Ela é uma das figuras de linguagem de comparação subjetiva, qual preza pela aproximação de duas coisas (ou seres). Isso a partir de uma característica semelhante entre elas. Por exemplo:

“O meu amigo é um um touro, levou o móvel pesado sozinho”

Obviamente que ele não é um touro e muito menos se parece fisicamente com o animal, mas a comparação esta para lhe mostrar que: tamanha é a força do amigo, que faz lembrar um touro. Neste exemplo usamos seres, sendo um animal e um humano. Mas podemos utilizar comparação entre seres, animais, plantas, humanos e coisas, como neste outro exemplo:

“Ele é forte como uma rocha”

Neste caso, colocamos ser humano comparado com uma coisa (a rocha).

Porque usar Metáforas?

A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras e da informação que está passando. Facilitando de forma mais simples o entendimento das pessoas que recebem esta informação.

Sem contar que, sem perceber, falamos metáforas diariamente, como por exemplo, quando estamos sendo teimosos, dizemos ao próximo que “estamos dando murro em ponta de faca” ou, quando estamos cansados e sobrecarregados, dizemos que “carregamos o mundo em nossos ombros”.

O que são Parábolas?

Uma parábola é uma história contada para explicar uma verdade complexa. Ou seja, é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

O uso comum de parábola é na religiosidade. Pois isso vem desde Jesus Cristo, que pregava utilizando essas histórias para melhor ensinar. E esse uso hoje é mantido por quase todas as religiões.

No mundo corporativo é muito utilizado em treinamentos, pois facilita o entendimento de quem está buscando aprimorar e aprender de forma mais rápida, motivar, diminuir ruídos e elevar sempre as reflexões.

E aí, ajudou? Ainda ficaram dúvidas sobre como e por que utilizar metáforas e parábolas? Assista o vídeo abaixo e entenda mais! Caso ainda tenha dúvidas, não se acanhe e entre em contato.

Conheça o nosso canal no YouTube também!

Outros textos que você pode curtir:

Follow Up: O que é?

CTA: O que é? Como aplicar?

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
No mundo atual, as redes...

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
Entender o comportamento...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Como a opinião do consumidor...
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Saber como compactar...
Site para empresas Por que seu negócio precisa de um
Site para empresas: Por que seu negócio precisa de um?
Você já se perguntou...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office

Ecommerce

Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Qual a importância das avaliações online para e-commerces?
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Compactação de imagens: como reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade
Site para empresas Por que seu negócio precisa de um
Site para empresas: Por que seu negócio precisa de um?
Práticas Essenciais para uma Gestão Eficaz de Equipes
Práticas Essenciais para uma Gestão Eficaz de Equipes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.